Portugal vai voltar aos relvados neste domingo para defrontar a Suíça, no segundo jogo do Grupo 2 da Liga das Nações. A equipa das quinas chega a este jogo depois de um empate frente à Espanha que, a avaliar pela prestação da equipa, teve sabor a vitória.
Apresentando-se com uma equipa muito virada para o jogo ofensivo e pouco preparada, pareceu, para o jogo defensivo, Portugal passou por alguns maus bocados frente aos 'hermanos'. Aquilo que se espera frente aos helvéticos é que não se repita tal sina para os lusos.
Fernando Santos não precisa de chamadas de atenção para a força da Suíça, isto porque reconheceu-a na antevisão ao jogo. A Suíça vem de uma derrota frente à Chéquia, mas engane-se quem pensa que o filme será igual frente a Portugal. Fernando Santos mostrou que tem o plano definido, falta saber se essa ideia correrá riscos por conta da rotação que se prevê.
Já é sabido que a equipa vai sofrer modificações para este jogo. A calendarização do campeonato e da própria Liga das Nações exige demasiado do físico dos jogadores e o selecionador nacional admitiu que tem algumas reservas quanto à utilização constante dos mesmos atletas.
Para este jogo, espera-se, então, o regresso de Cristiano Ronaldo às escolhas iniciais, havendo hipótese de haver Diogo Jota na ficha de jogo, ao contrário do que aconteceu frente à Espanha. O meio campo também deverá sofrer alterações, faltando saber se a opção será Rúben Neves ou William Carvalho.
O Portugal-Suíça está marcado para as 19h45, neste domingo, no Estádio de Alvalade.
Treinadores em discurso direto
Fernando Santos
Mudanças: Equipa nova não será, isso seria desequilibrar a equipa. Mas algumas alterações haverá sempre, perante cada jogo, perante o tempo de recuperação entre jogos. Nem todos se apresentaram ao mesmo nível fisicamente. Uns tiveram 10 dias de férias, outros menos. Mas todos eles têm um nível muito equilibrado, jogue quem jogar, vai manter-se a matriz do que nós pretendemos.
Rotação na baliza: Mudanças inclui tudo. Tenho 26 jogadores disponíveis. Todos me dão absoluta confiança e podem jogar. Não tenho aqui jogadores só para olharem, comerem e treinarem. Eles estão cá para jogar.
Centro da defesa: Não é só Danilo, o Fonte também tem sido uma alternativa. Não está cá agora, mas tem sido chamado. Nesta janela, era complicado vir por causa de uma questão física que teve. Confio absolutamente no Danilo como central, joga muito bem nessa posição. As exibições têm de ser tidas em conta e as dele têm refletido isso. Mas não significa que os outros não possam jogar, seja os que cá estão [Domingos Duarte e David Carmo], seja os que estão nos sub-21 [Gonçalo Inácio e o Tiago Djaló]. Na altura de fazer outra convocatória, tomarei as decisões.
Suíça: É uma equipa que cresceu muito nos últimos 10 anos. Está sempre presente em fases finais, sempre com passagem garantida às fases seguintes, no último Europeu mostrou qualidade, chegou longe na fase a eliminar e saiu nos penáltis. Isso mostra que têm qualidade, com jogadores muito bons e conhecem o jogo. Valem muito pela sua ação coletiva. Jogaram num 4-4-2 no último jogo e o Shaqiri ficou de fora. Normalmente jogam num 4-2-3-1, têm jogadores muito fortes na frente. É uma equipa que se bate com muita facilidade com as grandes equipas. Afastou Itália do apuramento para o Mundial. Quando retiras do Mundial o vencedor do Europeu, isso diz muito. Queremos ganhar por muitas razões, queremos voltar a disputar final da Liga das Nações, jogamos para 11 milhões de portugueses. Temos de ser uma equipa dominadora, se o conseguirmos, estamos mais perto de ganhar.
Ronaldo cabe na estratégia contra a Suíça? Em cada estratégia, em cada momento, pode ser que eu decida que pode ser assim ou de outra maneira. Eu percebo a pergunta, é uma temática que vai acontecer sempre à volta de Ronaldo. Quando se tem 26 jogadores, nem todos vão jogar, e vão sempre achar que podia jogar um ou outro. Tenho a felicidade de ter um grupo de trabalho coeso e, sendo assim, as coisas tornam-se mais fácil para o selecionador.
Murat Yakin
Portugal: Vimos o jogo deles frente à Espanha. É bom jogar contra adversários deste nível. Vai ser bom para desfrutar, vamos jogar sem pressão. Somos uma equipa coesa e queremos corrigir os erros do último jogo.
CR7 no banco: Cristiano Ronaldo não tem valor no banco. Estou à espera que joguem com ele. Estão a jogar em casa e suponho que vá ser titular. É uma grande alegria jogar contra jogadores como ele.
Seferovic: Vou esperar pelo treino e depois decidir quem está apto para jogar. Seferovic não jogou muito no último mês, mas sei que treinou bem. Mas é muito cedo para dizer se ele vai jogar amanhã ou não.
Últimos resultados
Portugal: E-V-V-D-E
Suíça: D-E-D-V-E
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Pepe, Danilo, Guerreiro; Moutinho, Bernardo Silva, Bruno Fernandes; Rafael Leão, Otávio e André Silva.
Suíça: Sommer; Widmer, Elvedi, Schar, Rodriguez; Sow, Freuler, Xhaka, Vargas; Okafor, Embolo.
Ausências
Portugal: Nada a registar.
Suíça: Nada a registar.