O Sporting venceu nesta terça-feira a AS Roma por 3-2. Os leões bateram a equipa de José Mourinho, somando a primeira vitória no estágio no sul do país.
As equipas alinharam com sistemas táticos muito semelhantes. O Sporting, que mexeu seis peças em relação ao empate frente ao Villarreal, entrou com o seu habitual 3x4x3, enquanto o desenho da AS Roma se assemelhava mais a um 3x4x1x2, com um jogador da frente muito móvel entre a defesa e o meio campo leoninos.
A partida começou a bom ritmo, com a bola dividida entre os dois lados. Destaque para uma defesa de qualidade, logo aos quatro minutos, por parte de Franco Israel. O uruguaio saiu de entre os postes para bloquear a tentativa de Tammy Abramah, numa jogada que acabou por ser parada por fora-de-jogo.
A equipa italiana apresentou-se com uma equipa bastante pressionante, tentanto bloquear as portas de saída da defesa dos leões. No entanto, com alguns rasgos de individualidade, como aconteceu ao minuto 13, a bola chegou ao meio campo romano. Pedro Gonçalves, quase sempre sozinho e liberto de marcação, avançou em direção à baliza e tentou a sorte. Valeu a atenção de Rui Patrício, curiosamente assobiado pelos adeptos do Sporting nesta noite.
Sebastián Coates era o patrão da defesa, como tem sido apanágio nos últimos tempos. Orientou a linha de três centrais e ajudou Franco Israel, em estreia a titular nesta pré-temporada. Nos momento em que o Sporting errou defensivamente, o capitão foi 'pronto-socorro' e afastou o perigo, não deixando de puxar as orelhas aos colegas.
Na frente, os mais irrequietos iam tentando fazer os estragos possíveis e, aos 29 minutos, lá conseguiram. Pedro Gonçalves, bastante requisitado nos movimentos de contra-ataque, invadiu a grande área da AS Roma e acabou derrubado. O árbitro assinalou grande penalidade que o próprio se encarregou de converter. Na cara de Rui Patrício, enganou o compatriota e abriu a contagem.
Pouco tempo depois, o empate voltou ao marcador. Pellegrini bateu um canto do lado direito do ataque romano e, no meio de alguma confusão, Gonçalo Inácio introduziu a bola na baliza do Sporting. O defesa abanava a cabeça, incrédulo com o que tinha acabado de fazer.
A equipa leonina apresentava-se bem nas transições da defesa para o ataque e mostrou-se mais solta e desinibida a partir do golo sofrido. Até ao intervalo, destaque para o trabalho de Rochinha pelo lado esquerdo do ataque verde e branco, com vários movimentos para o centro que desposicionaram a defesa da AS Roma.
No intervalo, Rúben Amorim promoveu alterações. Adán entrou para a baliza, enquanto Trincão entrou para o lugar de Rochinha. Logo no arranque da segunda parte, Gonçalo Inácio redimiu-se do erro da primeira parte e deu a vantagem aos leões. Pedro Gonçalves esteve novamente num golo do Sporting, desta vez com uma assistência de um canto.
Aos 64 minutos, o público presente entusiasmou-se com uma jogada individual de Trincão, que já mostra pormenores de qualidade com a camisola do Sporting. Na mesma jogada, Pedro Gonçalves foi derrubado na grande área quando ia finalizar, mas nada foi assinalado.
Na resposta, a AS Roma restabeleceu o empate no resultado. Abraham correu pela ala esquerda sem grande oposição, cruzou a bola rasteira pela grande área e encontrou Pelllegrini, que rematou ao ângulo sem hipótese para Adán.
Aos 72 minutos, Marcus Edwards deu lugar a Bruno Tabata, que deu corda à equipa na frente de ataque. Jogou na posição de ponta de lança, dando maior fluidez ao ataque dos leões, mas o jogo pediu mais tarefas defensivas à equipa lusa.
Este foi um jogo que de amigável teve pouco. Para além dos desentendimentos da primeira parte, que levaram até os dois bancos a levantarem-se para trocarem impressões, houve ainda um momento lamentável na segunda parte. Ugarte conduzia a bola no meio campo quando Zaniollo, sem chegar perto da bola, puxou e pontapeou o jogador leonino. A infração, num jogo dito normal, poderia valer expulsão, mas não passou de um cartão amarelo e muita contestação vinda das bancadas.
Aos 86, o golo da vitória. Bruno Tabata aproveitou uma falha da defesa adversária e bateu Svillar, que rendeu Rui Patrício na baliza romana.
O Sporting somou a primeira e única vitória no estágio no Algarve. Ainda com dois empates na bagagem, frente a St. Gilloise e Villarreal, os leões voltam para Lisboa para prepararem o Troféu Cinco Violinos, agendado para dia 24 de julho.
Leia Também: Oficial: Sporting segura defesa de 18 anos