Sporting e Sp. Braga dividem pontos em tarde com 'Pote' de golos

Leões e arsenalistas protagonizaram um grande arranque de I Liga.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
07/08/2022 20:03 ‧ 07/08/2022 por Tiago Antunes

Desporto

I Liga

Sporting e Sp. Braga empataram neste domingo por 3-3, no Estádio da Pedreira. A partida esperava-se animada, mas não com tanta ação, logo na primeira jornada da I Liga.

O marcador foi aberto cedo no jogo. Aos nove minutos, Matheus Nunes deu a bola a Porro, que serviu Pedro Gonçalves para o primeiro golo oficial do Sporting na nova época. O Sp. Braga não quis ficar atrás e, a uma falha defensiva dos verdes e brancos, Banza respondeu com um golo.

Mais tarde, Nuno Santos fez o golo da tarde. A um passe por alto de Matheus Nunes, o ala respondeu com um tiraço à baliza dos arsenalistas. A bola ressaltou na relva e voou por cima de Matheus. Já em cima do intervalo, Niakaté empatou o jogo com uma cabeçada num livre de Sequeira.

Na segunda parte, Rúben Amorim mexeu, levando Rochinha e Edwards a jogo. Foi dos pés dessa dupla que surgiu o golo da vantagem, já para lá do minuto 80. Artur Jorge não ficou atrás, lançou Abel Ruiz e o espanhol deixou os bracarenses novamente igualados com os leões.

Com este resultado, num jogo de loucos, Sporting e Sp. Braga dividem pontos no arranque da I Liga, vendo FC Porto e Benfica na frente, ambos com três pontos.

Filme do jogo

Resultado à parte, que jogão na primeira jornada desta I Liga. Sporting e Sp. Braga bateram-se a alto nível, naquele que já se sabia que seria o prato forte desta primeira ronda do campeonato.

Logo aos dois minutos de jogo, Pedro Porro ameaçou a baliza de Matheus. A equipa do Sp. Braga entendeu o aviso e começou a jogar à sua nova maneira.  À saída a jogar do Sporting, a partir da baliza, os bracarenses responderam com pressão alta, que se alastrou a todo o campo. Não havia um homem de camisola verde e branca sem marcação.

Esta pressão dos arsenalistas levou os leões a perderem a bola várias vezes, tornando o jogo menos assertivo. Contudo, foi no meio desse desacerto que surgiu o primeiro golo da partida. Matheus Nunes viu o que mais ninguém viu e lançou Pedro Porro isolado na profundidade. O espanhol cruzou e Pedro Gonçalves encostou para alegria dos sportinguistas. Rúben Amoim não esboçou qualquer reação, sabendo que nada estava garantido com esse golo.

Era Amorim quem estava certo. Em jeito de resposta, o Sp. Braga atacou pelo lado esquerdo, puxou a defesa leonina para o seu lado e abriu-se um buraco em frente a Banza. O francês só teve de esperar que a bola lhe chegasse aos pés e finalizar e empatar a partida.

Esta equipa do Sporting não se deixa ficar e, neste jogo, não fez diferente. Nuno Santos, um dos mais inconformados, teve nos pés o golo da tarde. Matheus Nunes fez, novamente, maravilhas, deixando o meio campo do Sp. Braga para trás. Já no ataque, levantou a bola para o ala que, de fora da grande área, disparou de primeira para a baliza de Matheus. A bola ainda ressaltou no relvado, traíndo o guardião brasileiro.

O Sporting tomava conta das rédeas da partida, mas não acertava na baliza. Paulinho perdeu várias oportunidades à boca da baliza, tendo visto Trincão atirar sobre a barra na cara de Matheus. Do lado de lá, Banza e Ricardo Horta voltaram a ameaçar. A bola chegou a entrar na baliza, mas o VAR anulou por fora-de-jogo. Gonçalo Inácio ficou mal na fotografia ao deixar a bola a jeito do adversário em zona perigosa.

Já em cima do intervalo, Niakaté mostrou como se faz. Em tarde de estreia, o francês tirou a bola do alcance de Adán e deu o melhor fim a uma livre de Sequeira.

Na segunda parte, Ricardo Horta podia ter colocado o Sp. Braga em vantagem. Na cara de Adán, o capitão dos arsenalistas atirou bastante por cima. Aos 60 minutos, depois de um jogo apagado de Paulinho, Amorim tirou o avançado... e mais dois. Morita e Nuno Santos deram ainda lugar a Ugarte e ao estreante St. Juste, além de Edwards.

Logo a seguir, num ataque levado a cabo por Trincão, Pedro Gonçalves pediu penálti por falta de Sequeira. Fábio Veríssimo foi analisar, mas reverteu a decisão. O jogador do Sporting ficou chateado e com alguma razão. Na análise das imagens, é possível ver um contacto entre ambos que poderá ter dificultado a missão do leão. 

As entradas de Castro e Rodrigo Gomes mexeram com a equipa minhota, que continuou a ameaçar a baliza de Adán. O jovem avançado desconcertou a defesa leonina, tirou a paciência a Matheus Reis e Matheus Nunes, especialmente, e ameaçou o golo algumas vezes. Já o médio deu maior organização à equipa num período fulcral da partida.

A indefinição do Sporting na hora de finalizar levou um golpe fatal com uma jogada de mestre de Rochinha. O ex-Vitória SC encarou o seu antigo rival, apostou no tricô, fugiu a quem lhe apareceu à frente e encontrou Edwards ao segundo poste. Os leões chegaram à vantagem numa altura importante do jogo, daí Rúben Amorim ter chamado Ricardo Esgaio a jogo para fechar a linha defensiva.

Ainda assim não foi dessa que a baliza ficou trancada. Abel Ruiz, que tinha sido lançado pouco antes, atirou a contar na grande área para deixar a Pedreira em pulgas. Vitinha ainda podia ter virado o balde de água gelada sobre o Sporting, mas valeu 'San Adán', que saiu dos postes e impediu a reviravolta.

Grande exibição dos dois conjuntos, logo na ronda inaugural da partida. A expectativa para esta época é grande, certamente, com FC Porto e Benfica já lançados na frente da tabela. Sporting e Sp. Braga ficam atrás, para já.

Momento do jogo: As mexidas das duas equipas relançaram a partida. Rochinha e Edwards valeram um golo ao Sporting, enquanto Abel Ruiz marcou para o Sp. Braga. Já André Castro e Rodrigo Gomes deram estabilidade aos minhotos, deixando a bola mais vezes perto de Adán que de Matheus.

Onzes iniciais

Sp. Braga: Matheus; Victor Gómez, Niakaté, Tormena, Sequeira; Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta; Iuri Medeiros, Vitinha e Banza.

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Matheus Reis; Porro, Matheus Nunes, Morita, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Trincão e Paulinho.

Antevisão

Sporting e Sp. Braga defrontam-se neste domingo, em jogo a contar para a primeira jornada da I Liga. As duas equipas vão dar o pontapé de saída oficial nas suas épocas no Estádio Municipal de Braga.

Na época passada, os leões bateram os minhotos neste mesmo estádio, por 2-1, na primeira volta do campeonato. Na segunda metade da I Liga, os arsenalistas surpreenderam e venceram em Alvalalde.

Sporting e Sp. Braga não tiveram o mesmo desempenho nas respeticas pré-épocas, mas prometem agitar este arranque da I Liga.

O Sp. Braga-Sporting tem apito marcado para as 18h deste domingo e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Eis o onze provável do Sp. Braga para defrontar o Sporting

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas