O FC Porto visita, este sábado, o Gil Vicente em jogo da 5.ª jornada da I Liga. Os dragões deslocam-se, assim, até Barcelos com o claro objetivo de retomar o caminho das vitórias, menos de uma semana depois de terem tombado, com estrondo, em Vila do Conde.
Sérgio Conceição garantiu que a semana foi, por essa razão, "complicada", mas acredita numa resposta cabal por parte dos jogadores.
No entanto, do outro lado estará um Gil Vicente que também tenta voltar às vitórias, na ronda anterior, e que fará de tudo para tirar proveito do 'fator casa'.
O histórico de confrontos entre gilistas e dragões expõe o favoritismo dos visitantes, com um total de 40 triunfos contra cinco empates e outras tantas derrotas.
O pontapé de saída está agendado para as 20h30 e João Pinheiro é o árbitro nomeado para apitar em Barcelos.
Treinadores em discurso direto
Ivo Vieira
FC Porto de orgulho ferido: "Vindo de uma derrota ou de uma vitória, o FC Porto é sempre uma equipa fortíssima. É bem orientada, tem grande potencial, interpreta o jogo para ganhar, é muito intensa, joga por dentro e por fora e tem uma variabilidade muito grande. Em relação a isso, estamos conversados. Não tem a ver com um resultado menos bom. O FC Porto oferece sempre problemas aos diversos adversários".
Adversário vem de derrota: "Não nos vamos reger por esses jogos, mas por aquilo que podemos fazer e pela crença de que é possível lutar por um resultado positivo. Não temos os outros como referência, apenas como um mero exemplo do que sucedeu. As equipas são competitivas e podem ganhar. Obviamente, quem luta por outras metas e anda em provas mais aliciantes tem uma percentagem maior, mas o jogo começa 0-0 e lutaremos para ter vantagem".
Motivação: "Defrontar o campeão nacional aumenta um pouco os índices de concentração de forma natural, até por se tratar de um jogo mais aliciante. O meu propósito é que nos jogos que se disputam frente aos não ditos 'grandes' tenhamos igual motivação. Por vezes, é com esses clubes que temos obrigatoriamente de somar pontos".
Sérgio Conceição
Visita a Barcelos: "Espera-nos um jogo à imagem do que tivemos fora. É um jogo difícil contra uma equipa bem organizada, porque já tem alguns jogos em cima. Têm um treinador experiente. As deslocações a Barcelos são sempre palco de jogos competitivos. Cabe-nos a nós ir à procura daquilo que não fizemos no último jogo."
Derrota ainda pesa: "Nunca é fácil trabalhar em cima de derrotas... Há formas de perder. Esta, em Vila do Conde, foi a mais pesada. Não em termos de números, mas naquilo que foi a prestação da equipa, especialmente na primeira parte. Ganhando, sou sempre muito exigente no trabalho diária. Somos uma equipa e um clube em que é a vitória é o mínimo. Além da vitória, tem de haver outras coisas importantes. Foi uma semana que começou de forma difícil. Podíamos ter goleado do Rio Ave... Há seriedade máxima no trabalho. Em cinco anos, esta foi a derrota que mais me custou. Isso foi abordado e falado com os jogadores de forma muito frontal e de olhos nos olhos. E dando os tais nomes... Que são ditos no balneário. De forma honesta e frontal. Nisso podem contar com o FC Porto fortíssimo, como tem sido nos últimos anos."
Últimos resultados
Gil Vicente: EDEDD
FC Porto: DVVVV
Últimos onzes
Gil Vicente: Adrew; Carraça, Lucas Cunha, Rúben Fernandes, Adrián Marin; Vitor Carvalho, Fujimoto, Pedro Tiba; Boselli, Arai e Fran Navarro.
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Bruno Costa, Uribe, Otávio, Pepê; Evanilson e Taremi
Ausentes
Gil Vicente: Kritsyuk, Murillo, Barros (lesionados).
FC Porto: Grujic (dúvida), Manafá (lesionado).