Sp. Braga está bem e recomenda-se, até na 'Horta' europeia

Um golo em cada uma das partes bastou para os bracarenses entrarem na prova europeia a sorrir.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
08/09/2022 19:41 ‧ 08/09/2022 por Miguel Simões

Desporto

Liga Europa

O Sporting de Braga entrou a vencer na ronda inaugural da Liga Europa, esta quinta-feira, na deslocação ao reduto do Malmo (0-2), num jogo em que ainda teve dois golos anulados por fora de jogo. 

Numa partida em que os bracarenses estiveram praticamente sempre por cima, as oportunidades foram surgindo junto da baliza de Diawara, enquanto o bicampeão sueco tentava 'sacudir' o perigo de qualquer modo.

Fabiano foi o primeiro a tentar a sua sorte ainda dentro dos primeiros dez minutos e, pouco depois, Vitinha viu o seu cabeceamento ser travado pela barra. Pelo meio, Abel Ruiz teve um golo anulado pelo assistente por posição irregular no lance, no fecho dos primeiros 20 minutos.

Apesar da resistência da equipa da casa, o Sporting de Braga conseguiu mesmo chegar ao golo (de forma justa, diga-se) à passagem da meia hora de jogo, na sequência de uma bola parada cobrada por André Horta. A bola foi penteada por Paulo Oliveira e, ao segundo poste, o companheiro do centro da defesa Bruno Rodrigues desviou para o fundo das redes.

Logo a seguir, aos 34 minutos, Ricardo Horta apareceu em zona de finalização e viu Diawara negar-lhe o golo, sendo que, do outro lado do campo, o máximo que o Malmo conseguiu até ao intervalo foi assustar num remate de Dennis Hadzikadunic, a passar a centímetros do poste da baliza de Matheus.

No regresso dos balneários, o filme do encontro não foi muito diferente. O conjunto de Artur Jorge desde cedo mostrou que queria resolver o encontro e, depois do novo golo anulado (desta vez a Vitinha num fora de jogo alertado pelo VAR), acabaria por chegar ao segundo golo na sequência de uma grande penalidade... também ela com a sinalização do videoárbitro, por falta sobre Nuno Sequeira.

Aos 70 minutos, Ricardo Horta não tremeu na cobrança do castigo máximo e colocou os bracarenses mais confortáveis no encontro, silenciando os adeptos do Malmo presentes nas bancadas, que apenas viram a sua equipa tentar ameaçar o 1-2 por intermédio de Christiansen e Berget até ao apito final.

No outro jogo do grupo, o Union St. Gilloise venceu no reduto do Union Berlin (0-1) e partilha, assim a liderança com os minhotos (que continuam invencíveis esta época) no topo do grupo D.

Momento do jogo: O penálti exemplarmente convertido por Ricardo Horta, aos 70 minutos, atirou o Sporting de Braga para um patamar de tranquilidade que já era merecido para a equipa de Artur Jorge.

Onzes

Malmo: Ismael Diawara; Niklas Moisander, Hadzikadunic, Lasse Nielsen; Felix Beijmo, Anders Christiansen, Lewicki, Olsson; Rakip, Berget e Isaac Kiese Thelin.

Sporting de Braga: Matheus Magalhães; Nuno Sequeira, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues, Fabiano Souza; Al Musrati, Diego Lainez, André Horta; Ricardo Horta; Vitinha e Abel Ruiz.

Antevisão

O Sporting de Braga regressa, esta quinta-feira, à rota europeia para defrontar um adversário de referência no futebol escandinavo: o Malmo.

O bicampeão sueco já atravessou melhores dias e o sétimo lugar atual no campeonato está bem longe das aspirações europeias de uma equipa que já chegou a ter outro estatuto em contexto interno e europeu.

Já o Sporting de Braga, cada vez mais habituado às andanças da Liga Europa, chega à ronda inaugural da fase de grupos com o impulso interno, com quatro vitórias consecutivas no campeonato, a última das quais diante do rival Vitória SC, algo que dá outro nível de motivação à equipa de Artur Jorge.

De referir que os bracarenses integram o grupo D da segunda maior prova de clubes em contexto europeu com três equipas que nunca defrontaram na sua história. Além dos suecos, também os alemães do Union Berlin e os belgas do Union Saint-Gilloise.

O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quinta-feira, num encontro disputado no  Eleda Stadion e será ajuizado pelo croata Duje Strukan, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Malmo-Sp. Braga: Enfrentar o inédito europeu com o impulso interno

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Escândalo em Espanha com consequências. Pai agrediu árbitro e clube desce

Espanha

Escândalo em Espanha com consequências. Pai agrediu árbitro e clube desce

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo Renault 4 já tem preços divulgados para Portugal

Renault

Novo Renault 4 já tem preços divulgados para Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas