O Benfica não foi além de um nulo, este sábado, na visita ao Vitória SC (0-0), em jogo da 8.ª jornada da I Liga. Ao 14.º jogo da temporada, as águias tropeçaram pela primeira vez depois de um ciclo 100% vitorioso. A exibição cinzenta em Guimarães só valeu, por isso, um ponto, mas a liderança isolada continua a ser dos encarnados, até porque o Sp. Braga foi derrotado, 24 horas antes, pelo FC Porto.
Filme do jogo
A primeira parte abriu com o Vitória SC a querer comandar o jogo e a povoar a zona central do terreno para empurrar o Benfica para os corredores. As águias ficavam, assim, com menos argumentos na hora de organizar os ataques e os primeiros 20 minutos foram quase praticamente controlados pela equipa da casa.
Só a partir do meio dos primeiros 45 minutos é que o Benfica começou encontrar espaços e conseguir criar alguns lances de perigo junto da baliza à guarda de Bruno Varela. A melhor ocasião foi desperdiçada por Rafa, depois de ter sido lançado por António Silva e tirado o guardião vitoriano do caminho, mas sem conseguir, porém, atirar à baliza.
O intervalo chegou e a sensação que ficava em campo era a de que o Benfica teria que fazer muito mais para levar de vencida este Vitória SC compacto e coeso, mas com um trio atacante ousado e que estava a dar muito trabalho à defensiva encarnada.
🇵🇹 INTERVALO | Vitória SC 0 – 0 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 1, 2022
️ Minhotos manietaram águia e foram mais perigosos
Líder só rematou aos 42'
🟡 Jogo já leva 22 faltas 🤕#Ligabwin #LigaPortugalbwin #VSCSLB pic.twitter.com/D3whIdYpib
Na segunda parte o Benfica compareceu em campo com vontade de pegar no jogo e em chegar o mais rápido possível ao golo que trouxesse alguma tranquilidade em Guimarães. O Vitória SC, por seu turno, reentrou no jogo mais expectante, algo que até pareceu ser previamente definido pelo treinador Moreno.
As águias continuavam sem conseguir visar a baliza de Varela com sucesso, já com Draxler, Aursnes e Musa lançados por Schmidt, mas aos 72 minutos o árbitro Rui Costa assinalou uma falta de Odysseas sobre Safira na grande área. No entanto, o VAR entrou em ação para chamar Rui Costa a ver as imagens que, momentos depois, acabaria por reverter a decisão e mostrar o cartão amarelo ao avançado do Vitória SC por entender que existiu simulação.
Os golos tardavam em aparecer e o nulo acabaria mesmo por imperar ao cabo dos 90 minutos. O empate acaba por ser mais do que justo, uma vez que o Vitória foi muito competente a defender e aproveitou a noite pouco inspirada das águias.
Feitas as contas, o Benfica contabiliza agora 22 pontos, prossegue na liderança isolada, seguindo-se FC Porto e Sp. Braga com menos três pontos. O Vitória SC, por seu turno, mantém-se no nono lugar com 11 pontos.
Momento do jogo: O penálti revertido após consulta do VAR trouxe a certeza que a noite em Guimarães dificilmente contaria com golos. O empate foi o resultado que esteve sempre espelhado ao longo dos 90 minutos.
Equipas iniciais
ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; André Amaro, Villanueva, Afonso, Zé Carlos; Tiago Silva, André André, Bamba; Nélson da Luz, Jota Silva e Anderson.
ONZE DO BENFICA: Odysseas, Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.
Antevisão
O Benfica visita, este sábado, o Vitória SC em jogo da 8.ª jornada da I Liga. Com 13 vitórias em outros tantos jogos, as águias tentam prosseguir o ciclo 100% vitorioso em Guimarães, quatro dias antes de receber o PSG no Estádio da Luz, em mais um jogo para a Liga dos Campeões.
O Vitória SC, porém, promete vender cara a derrota e contará, como habitualmente, com uma massa adepta a cantar do primeiro ao último minuto.
Siga em direto, a partir das 20h30, todas as incidências da partida entre vitorianos e águias no Desporto ao Minuto.