Benzema: "Bola de Ouro é um sonho de criança, cresci com isto na cabeça"

O futebolista Karim Benzema revelou hoje que vencer a Bola de Ouro é um "sonho de criança", concretizado aos 34 anos, como avançado dos espanhóis do Real Madrid e da seleção de França.

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/10/2022 21:53 ‧ 17/10/2022 por Lusa

Desporto

Bola de Ouro

"Ver este troféu à minha frente é motivo de orgulho. Penso em quando eu era pequeno, todo o trabalho, nunca desisti... É um sonho de criança, cresci com isto na cabeça", assumiu o internacional gaulês, que sucede a Lionel Messi.

Benzema, de origem argelina, cresceu em Lyon no conflituoso bairro de Bron, sendo salvo pelo futebol que o afastou dos problemas e o fez trabalhar para atingir o nível de um dos seus maiores ídolos, o brasileiro Ronaldo Nazário.

"É a Bola de Ouro do povo. Este sonho de criança tem muito trabalho e também muitos momentos difíceis, como quando não podia ir à seleção. Mas não me deixei abater, continuei a trabalhar nos treinos, pensando que tinha a sorte de jogar futebol. Estou orgulhoso da minha carreira", assumiu.

Benzema recordou a família humilde, dedicou o troféu à sua mãe, que subiria ao palco, tal como o seu pai e filho, e recordou que "não há idade" para se chegar a melhor do Mundo do futebol, sendo o mais veterano a consegui-lo, desde o britânico Matthews em 1956.

"Não há idade, cada dia mais jogadores depois dos trinta mostram vontade de melhorar. Treino mais do que os outros e isso permitiu-me, depois dos 30, manter sempre o sonho de ganhar, evoluindo", vincou.

Deixou ainda um elogio ao "ídolo" Ronaldo Nazário, considerando que "não há outro avançado" como o brasileiro e que o que este fez "é impossível de repetir", classificando-o como um "fenómeno" para todos os atacantes.

A espanhola Alexia Putellas, do FC Barcelona, que repetiu o êxito de 2021 como melhor futebolista, disse que "permanecer no topo é muito mais difícil" do que chegar lá, assumindo que trabalha para prolongar o sucesso no tempo.

Disse estar "muito feliz" e congratulou-se pelo facto do prémio dizer respeito a "toda a época", recordando que uma lesão no joelho a fez perder o Europeu feminino, facto que a fez pensar que dificilmente "ganharia o troféu pela segunda vez", já que imaginou que os êxitos "mais recentes" são habitualmente mais tidos em conta.

"No ano passado, quando consegui conquistar o troféu pela primeira vez, prometi a mim mesmo que iria melhorar para me colocar ao serviço da equipa. Sem elas eu não estaria aqui, eu não poderia ter vencido. Amo-as a todas e agradeço-lhes", completou.

Também do FC Barcelona, Gavi, de 18 anos, foi considerado o melhor sub-21 -- "uma honra receber um prémio tão grande" -- e congratulou-se por receber o prémio das mãos do compatriota e colega de equipa Pedri, "um grande jogador", a quem sucede.

Robert Lewandowski, avançado polaco do FC Barcelona, e ex-Bayern Munique, vencedor do Troféu Gerd Müller para o melhor marcador da época 2021-2022 (57 golos em todas as competições), disse estar "encantado e orgulhoso", recordando a "inspiração" de quem dá o nome ao prémio.

"Sei que há uma nova geração a chegar, mas ainda estou aqui. Estou muito feliz por ter marcado na Alemanha 41 golos, mais um do que o recorde de Müller. Isso significa muito", confessou.

Courtois, distinguido enquanto guarda-redes, agradeceu aos companheiros do Real Madrid: "É um orgulho pertencer a esta equipa, que teve uma época incrível".

O novo prémio Sócrates, que destaca o compromisso de futebolistas com projetos sociais e de beneficência foi entregue a Sadio Mané, atacante senegalês ex-Liverpool e que agora defende o Bayern de Munique.

"Estou realmente muito feliz por estar aqui e, mesmo que às vezes seja um pouco tímido, estou feliz por fazer tudo o que faço por todas essas pessoas em casa [no Senegal] para que a vida seja melhor", declarou.

A Bola de Ouro é um prémio atribuído pela revista francesa France Football, que, desde 1956, premiou o melhor jogador do ano (até 1994 apenas o melhor europeu a atuar na Europa) e agora passou a galardoar o melhor futebolista da época.

Leia Também: Karim Benzema bate concorrência e vence Bola de Ouro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas