O Benfica visitou e derrotou, esta sexta-feira, o FC Porto (1-0) em jogo de abertura da 10.ª jornada da I Liga. Um golo de Rafa (72'), na segunda parte, garantiu o triunfo das águias no Clássico, bem como a liderança isolada. Os dragões estão agora a seis pontos do rival.
Após nove Clássicos consecutivos sem vencer diante do FC Porto, o Benfica quebra, assim, o jejum perante o rival azul e branco, ao mesmo tempo que permanece invicto nesta temporada.
⌚️Apito final: FCP 0-1 SLB
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 21, 2022
É a 18.ª vitória do Benfica (15%) em casa do FC Porto (em 117 jogos)
️Cinco jogos depois o 🦅Benfica vence no ️Dragão e há 8 anos que não vencia no Porto sem sofrer golos. pic.twitter.com/o0uymX7siQ
Filme do jogo
A primeira parte deste Clássico não teve grandes lances de perigo, pese embora a entrada mais forte da equipa da casa. O FC Porto conseguiu nos primeiros 20 minutos colocar o Benfica em sérios problemas e só não conseguiu causar estragos, porque Odysseas, com um voo incrível, negou o golo a Mehdi Taremi aos 15 minutos.
O lance de perigo serviu de despertador para as águias, que depois conseguiram equilibrar as contas do Clássico, tentando empurrar o rival para o seu meio campo.
A missão do FC Porto sofreu, porém, um duro revés aos 27 minutos, altura em que Stephen Eustáquio viu o segundo amarelo e o consequente vermelho, recebendo ordem de expulsão por parte de João Pinheiro. O internacional canadiano entrou fora de tempo sobre Alexander Bah e deixou o emblema azul e branco reduzido a dez jogadores ainda antes da meia hora de jogo.
As águias ficaram mais confortáveis no Dragão e aos 36 minutos apenas os postes impediram o golo da equipa visitante. Fredrik Aursens assinou um belo lance no corredor esquerdo e atirou ao poste da baliza de Diogo Costa. A bola ressaltou nas costas do guardião portista e sobrou para Rafa que, de cabeça, teve pontaria a mais e atirou... à trave.
Até final da primeira parte, João Pinheiro teve de mostrar mais uns quantos cartões amarelos para conseguir controlar os ânimos do Clássico, mas Alexander Bah acabou por escapar a uma eventual expulsão. O internacional dinamarquês já havia visto um amarelo, logo nos primeiros minutos, e nos instantes finais foi protagonista de duas faltas que podiam ter valido nova cartolina amarela.
Ao intervalo, Roger Schmidt não esqueceu os jogadores expostos ao segundo amarelo e operou uma tripla mexida. João Mário, Enzo Fernández e Bah saíram para dar o lugar a Draxler, David Neres e Gilberto.
O Benfica não conseguia, ainda assim, entrar no bloco defensivo do FC Porto, que baixou linhas após a expulsão, tirando um lance em que Rafa Silva apareceu em boa posição, mas não teve pontaria para bater Diogo Costa. Aos 63 minutos, Draxler, que havia entrado ao intervalo, lesionou-se na zona da coxa e teve mesmo que sair, fazendo entrar Musa em campo.
Aos 67 minutos foi a vez de Sérgio Conceição mexer na equipa para ir em busca da vitória. O jovem Gabriel Veron foi a jogo e o sacrificado foi Evanilson.
Apesar da desvantagem numérica, o FC Porto conseguia equilibrar o jogo e não deixava Odysseas sem descanso. Por seu tunro Pepê ia sendo das unidades mais perigosas, mas foi a partir de um lance da sua autoria que nasceu o golo... do Benfica. O jogador brasileiro entrou na grande área das águias, deixou a bola em boa posição, ninguém aproveitou, David Neres e Rafa 'abriram uma avenida' até à área contrária, e o avançado português (73') bateu, por fim, Diogo Costa.
O árbitro anulou o lance por fora de jogo de David Neres, mas o VAR entrou em ação e reverteu a decisão, validando o golo de Rafa Silva. Estava, assim, desfeito o nulo no Dragão.
O FC Porto foi em busca do empate, com Sérgio Conceição a operar mais mexidas, mas o lance de maior perigo que se seguiu até aconteceu na grande área azul e branca, quando um desvio indevido ia traindo Diogo Costa, que teve reflexos para evitar o segundo golo das águias.
Até final, o Benfica tentou gerir a vantagem e acabou mesmo por agarrar o triunfo no reduto do rival. As águias somam agora 28 pontos e elevam para seis a vantagem face ao FC Porto. As águias voltam a vencer o grande rival, algo que já não acontecia desde a época 2018/19.
Momento do jogo: A expulsão de Eustáquio, aos 27 minutos, acaba por ser determinante, uma vez que limitou o FC Porto. O Benfica soube aproveitar, sendo que em determinados momentos essa desigualdade numérica não foi assim tão notada.
Equipas iniciais
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Pepê, David Carmo, Fábio Cardoso, Zaidu; Uribe, Eustáquio, Otávio; Galeno, Evanilson e Taremi.
ONZE DO BENFICA: Odysseas; Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, Enzo, Aursnes; João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.
Pré-jogo
19h15: Já há onzes e a maior surpresa é mesmo a aposta de Roger Schmidt em Aursnes, deixando David Neres no banco de suplentes.
18h52: Altura para recordar alguns jogadores que passaram pelos dois rivais. Confira a fotogaleria aqui.
18h43: O Benfica deixa agora a unidade hoteleira, em Vila Nova de Gaia, e segue viagem até ao Dragão.
18h42: Aí está a chegada do autocarro do FC Porto às garagens do Dragão.
Em casa#SLBFCP pic.twitter.com/qnlvQkEvZO
— FC Porto (@FCPorto) October 21, 2022
18h40: A comitiva do FC Porto já se encontra a caminho do Dragão.
18h35: Altura para olhar para os protagonistas. Gonçalo Ramos e Mehdi Taremi, os homens-golo de Benfica e FC Porto, prometem estar de pé quente para este Clássico. Leia mais aqui.
18h20: As portas do Estádio do Dragão já se encontram abertas e há muitos adeptos a entrarem para dentro do recinto que acolhe o Clássico desta noite.
As portas do Dragão já estão abertas #FCPSLB pic.twitter.com/j8ONOeGJC4
— FC Porto (@FCPorto) October 21, 2022
18h00: FC Porto mostra últimos preparativos no Estádio do Dragão.
A nossa casa🤩
— FC Porto (@FCPorto) October 21, 2022
Indomável e Imortal#FCPSLB pic.twitter.com/AXOCYAkyL5
17h30: Altura para recordar aqueles que são os onzes prováveis de FC Porto e Benfica.
17h05: Nas redes sociais, os dois clubes já deram o 'pontapé de saída' com várias publicações alusivas ao Clássico desta noite. Os dragões apelam aos adeptos que se desloquem atempadamente para o Estádio do Dragão.
À vossa espera⌛
— FC Porto (@FCPorto) October 21, 2022
Venham cedo e entrem cedo para termos um #DragãoAzuleBranco#FCPSLB pic.twitter.com/jSyMSS9XbE
FC Porto vs. SL Benfica
— SL Benfica (@SLBenfica) October 21, 2022
10.ª jornada da #LigaPortugal
20:15
Estádio do Dragão
Sport TV 1#FCPSLB | #EuAmoOBenfica pic.twitter.com/S08Ab78vST
17h00: Ainda faltam pouco mais de três horas para o apito inicial no Estádio do Dragão, mas o Clássico já é o tema dominante das últimas horas. Logo mais, a partir das 20h15, primeiro e segundo classificado medem forças num duelo que promete ser eletrizante.
Antevisão
O FC Porto recebe, esta sexta-feira, o Benfica para aquele que será o primeiro embate entre os dois rivais esta temporada, e em plena entrada para a 10.ª jornada da I Liga. As águias seguem na liderança da tabela classificativa, mas uma eventual vitória do FC Porto, mais logo, poderá ditar alterações no topo.
João Mário e Galeno são as grandes dúvidas do lado do FC Porto, tal como o próprio Sérgio Conceição anunciou ontem, ao passo que do lado do Benfica não existem jogadores lesionados, pela primeira vez nesta temporada.
Os melhores ingredientes para este Clássico estão, assim, mais do que assegurados e a bola começar a rolar no Estádio do Dragão a partir das 20h15, contando com a arbitragem de João Pinheiro.
Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida, com pré-jogo, direto e crónica, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Benfica: Clássico a ferver no Dragão