Benfica e FC Porto tentam 'oitavos', Sporting joga futuro em Londres

Benfica e FC Porto tentam na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol confirmar o acesso aos oitavos de final, enquanto o Sporting procura manter-se na luta pela continuidade na competição.

Notícia

© Getty Images

Lusa
23/10/2022 10:33 ‧ 23/10/2022 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

No Grupo H, um triunfo sobre a Juventus na terça-feira, no Estádio da Luz, assegura a passagem do Benfica à próxima fase, com o FC Porto a ter quase o mesmo cenário, na quarta-feira, no Grupo B, caso vença na Bélgica o Club Brugge, embora necessite que o Atlético de Madrid falhe o triunfo na receção ao Bayer Leverkusen.

O Sporting chega a esta fase com os mesmos pontos que o FC Porto (seis), mas a sua situação no Grupo D é bem diferente dos atuais campeões nacionais.

Na quarta-feira, os 'leões' viajam até Londres para medir forças com o Tottenham, sabendo que um triunfo ou um empate mantém todas as decisões para a última ronda, ou que um desaire poderá significar o adeus à principal competição europeia de clubes.

Com cinco equipas já apuradas (Nápoles, Club Brugge, Bayern Munique, Real Madrid e Manchester City), apenas o Grupo E, com Chelsea, Salzburgo, AC Milan, de Rafael Leão, e Dínamo Zagreb, terá de esperar de certeza pela sexta e última ronda para definir os apurados para a próxima fase da 'Champions'.

Primeiro a entrar em campo, na terça-feira, o Benfica recebe a Juventus, 'orgulhosamente' com o estatuto de imbatível em todas as provas em 2022/23, após passar o 'teste' no Dragão, onde venceu por 1-0, com um golo de Rafa, para a 10.ª ronda da I Liga, e com todas as condições para mais uma vez marcar presença os 'oitavos'.

Com a equipa quase na máxima força e até com alguns jogadores que pouparam forças no 'clássico', como Bah, João Mário e Enzo Fernández (todos substituídos ao intervalo), a formação de Roger Schmidt tenta carimbar a passagem perante uma irregular Juventus, com o argentino Di Maria a falhar o regresso à Luz, por lesão.

O triunfo garante desde logo a continuidade dos 'encarnados', com qualquer outro resultado a adiar a decisão para Israel com o Maccabi Haifa, na última jornada, sempre com o clube da Luz em excelente posição de alcançar o apuramento.

Na quarta-feira, o FC Porto, 'abalado' mentalmente, e também fisicamente (jogou mais de uma hora com menos uma unidade), pelo desaire caseiro no clássico com o Benfica, viaja até à Bélgica para defrontar um Club Brugge já apurado, com o emblema português a ter 'contas a ajustar', depois da surpreendente goleada sofrida no Dragão (4-0) no primeiro embate.

O capitão Pepe deverá continuar ausente, devido a lesão, numa equipa de Sérgio Conceição que, apesar dos dois desaires no arranque do grupo, chega à quinta jornada com possibilidades reais de novamente seguir para os 'oitavos'.

Para isso, o FC Porto tem de vencer o campeão belga e esperar que Atlético Madrid, de João Félix, seja 'barrado' pelos germânicos do Bayer Leverkusen, na capital espanhola.

Mesmo com o pior cenário, a derrota, os campeões nacionais vão continuar na luta pelo apuramento, com tudo a ficar decidido na última jornada, na receção ao Atlético Madrid, cenário idêntico ao da última época, em que a equipa de Diego Simeone surgiu vitoriosa.

Bem diferente está o cenário do Sporting, que segue motivado para Londres, após o triunfo caseiro sobre o Casa Pia (3-1), para o campeonato, que veio 'acalmar' Alvalade, sobretudo após a eliminação inesperada da Taça de Portugal com o Varzim, do terceiro escalão.

Sem Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio, devido a castigo, e com Coates dificilmente a recuperar dos problemas físicos, a equipa de Rúben Amorim joga o futuro nas provas europeias na capital inglesa, com o perigo de ficar já eliminado da 'Champions', se perder com o Tottenham.

Mesmo um triunfo em Londres deixa o Sporting ainda 'refém' da sexta e decisiva jornada, num agrupamento que ainda inclui Marselha, que tem vantagem no confronto direto com os 'leões', e Eintracht Frankfurt.

Nos outros grupos, o Liverpool, em crise após perder com o último classificado em Inglaterra (Nottingham Forest) e com Diogo Jota afastado devido a lesão, necessita apenas do empate na deslocação a Amesterdão, no confronto com o Ajax, de Francisco Conceição, para chegar aos 'oitavos' e acompanhar o Nápoles, de Mário Rui, no A.

No Grupo C, com o Bayern Munique apurado, o Inter Milão pode juntar-se aos germânicos na próxima ronda caso vença em Itália os checos do Plzen, assim como o Leipzig, de André Silva, no Grupo F, se vencer o Real Madrid, atual campeão, e o Shakhtar Donetsk não pontue na vista ao Celtic, de Jota.

O Manchester City, de Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, já está apurado no Grupo G e pode ter a companhia do Borussia Dortmund, de Raphaël Guerreiro, que, contudo, tem de vencer em casa do campeão inglês para não ter de ficar à espera do resultado do Sevilha-Copenhaga. Um empate em Espanha apura desde logo os alemães.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Neymar diz que jogaria no lugar de Rivaldo e faz 'estalar' a polémica

Brasil

Neymar diz que jogaria no lugar de Rivaldo e faz 'estalar' a polémica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Estoril1821
10Famalicão1820
11Rio Ave1820
12Gil Vicente1719
13Estrela1716
14Arouca1816
15C.D. Nacional1716
16AVS1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Renault

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas