O Sporting de Braga aproveitou o empate do FC Porto no Açores diante do Santa Clara e subiu, este domingo, à vice-liderança do campeonato nacional, depois de ter derrotado o Gil Vicente, por 1-0.
Num duelo entre duas equipas em extremos opostos da classificação, a equipa que viajou desde Braga começou melhor neste dérbi minhoto. Aos 9 minutos, Iuri Medeiros isolou Vitinha e avançado rematou para grande defesa do guarda-redes Kritciuk. Na resposta, Henrique Gomes cabeceou com perigo por cima da baliza de Matheus.
A equipa de Artur Jorge pressionava mais e Iuri Medeiros atirou forte para uma defesa apertada de Kritciuk aos 26 minutos, depois de Ricardo Horta ter ficado a centímetros de marcar. Vitinha, aos 27', obrigou o guardião gilista a nova intervenção complicada.
No final do primeiro tempo, o Sporting de Braga ficou a pedir duas grandes penalidades, uma por falta de Vítor Carvalho sobre Ricardo Horta e outra por alegada mão de Rúben Fernandes na bola, mas João Pinheiro nada assinalou.
Já na etapa complementar, e depois de Matheus ter defendido um remate de Vítor Carvalho aos 50 minutos, Vitinha isolou-se e rematou para uma grande defesa de Kritciuk. Depois, aos 53', Iuri Medeiros rematou em arco e a bola passou perto da baliza gilista.
O internacional russo que estava a guardar as redes do Gil Vicente voltou a exibir-se a grande nível aos 64 minutos. Ricardo Horta disparou de fora da área e o guarda-redes afastou. Ainda assim, Kritciuk foi incapaz de evitar o golo da vitória do Sporting de Braga aos 67'. Iuri Medeiros recebeu a bola dentro da área, tirou um adversário do caminho e rematou com o pé direito para o fundo das redes.
Apesar de estar em desvantagem, o Gil Vicente não baixou os braços e pressionou o adversário à procura do golo do empate. Nesta altura, foi a vez de Matheus dizer presente e evitar o empate em duas ocasiões já no tempo de descontos. Primeiro, Carraça rematou cruzado e o brasileiro desviou a bola pela linha de fundo. Depois, e num dos últimos lances do jogo, Fran Navarro cabeceou para o coração da área e Rúben Fernandes rematou contra a defesa do Sporting de Braga.
Com este resultado, os arsenalistas sobem ao segundo lugar da classificação, com 25 pontos, ultrapassando o FC Porto (23). Os gilistas mantêm os nove pontos e estão no 16.º posto.