Em Portugal existem apenas dois tipos de radares - os de velocidade instantânea e velocidade média. Só que em França vai ser estreado um novo tipo de radar, conhecido como radar negro. E não será para controlar a velocidade.
Na cidade de Paris, estes radares terão como função controlar quem circula numa faixa criada com o objetivo de fazer circular os veículos partilhados como táxis, transportes públicos ou forças de segurança.
Então, de forma a garantir que os condutores cumpram estas novas diretrizes, os reguladores de trânsito recorrem à tecnologia.
Estes radares, que dispõem de Inteligência Artificial, irão monitorizar quantas pessoas estão em cada veículo e leem as matrículas para determinar se os veículos estão autorizados a circular na faixa reservada. Como garantem os responsáveis pela criação dos radares, as empresas Pryntec e Fareco, estes podem diferenciar um ser humano de um manequim, graças a um sistema de infravermelhos. Funcionam até com vidros escurecidos, devido ao software de inteligência artificial responsável por analisar as imagens do habitáculo.
Em França, a multa pelo desrespeito às regras desta faixa compartilhada é de 135 euros.
Leia Também: Segunda metade do mês? Saiba onde (também) vão estar os radares da PSP