O Sporting de Braga recebeu e bateu, esta quinta-feira, o Malmo, por 2-1, no encerramento da fase de grupos da Liga Europa. Resultado que, no entanto, não foi suficiente para garantir a continuidade na competição.
O capitão Ricardo Horta e o ‘menino’ Álvaro Djaló marcaram os golos do triunfo minhoto, que de pouco serviram. Segue-se, agora, uma nova aventura, na fase a eliminar da Liga Conferência Europa.
Guerreiros à prova de más notícias
O Sporting de Braga entrou em campo sabendo que, para seguir para os playoffs, tinha, não só de bater o Malmo, como também esperar que o Union Berlim não batesse o Union Saint-Gilloise. E foi, precisamente, no segundo ponto que a situação cedo ‘deu para o torto’.
Logo aos seis minutos de jogo, Sven Michel colocou os alemães em vantagem, deixando os arsenalistas com ‘pé e meio’ fora da Liga Europa. Nada que, no entanto, abalasse o espírito dos homens de Artur Jorge.
A primeira parte foi de sentido único, entre uma equipa portuguesa ‘sedenta’ de golos, ainda que algo previsível na manobra ofensiva, e uma sueca que pouca ou nenhuma vontade demonstrou para criar perigo.
André Castro deu o primeiro sinal de aviso, aos 13 minutos, quando rematou de longe, para uma defesa atenta de Johan Dahlin. Pouco tempo depois, o guarda-redes voltou a dizer ‘presente’, desta feita, ao desviar um cabeceamento perigoso de Simon Banza.
À terceira, foi mesmo de vez. Após uma bola bombeada para a grande área e alguns ressaltos pelo meio, a bola sobrou para Ricardo Horta, que, após ver o primeiro remate rechaçado, insistiu e colocou a bola no fundo das redes, desfazendo o nulo, aos 36 minutos.
O ‘menino’ entrou… e resolveu
Ciente da escassa previsibilidade do ataque do Sporting de Braga, Artur Jorge mexeu, ao intervalo, fazendo entrar Álvaro Djaló para o lugar do ‘desinspirado’ Abel Ruiz, e a mudança não podia ter sido mais acertada.
Após um regresso ousado dos suecos, com duas oportunidade de ‘rajada’ de Ola Toivonen, os minhotos reagiram, chegaram à grande área adversária e o ‘menino de 23 anos fez mesmo o gosto ao pé, ‘matando’, desta maneira, o jogo.
Até final, ainda houve tempo para Patriot Sejdiu marcar e relançar alguma incerteza quanto ao desfecho da partida, mas a verdade é que o marcador acabaria por não conhecer mais alterações, até final.
Feitas as contas, o Union Saint-Gilloise é líder, com 13 pontos, e apura-se diretamente para os oitavos-de-final. O Union Berlim, com 12, é segundo classificado e vai aos playoffs. O Sporting de Braga, com dez, é terceiro e ‘cai’ para a Liga Conferência Europa. Já o Malmo, com zero, diz ‘adeus’ às provas continentais.
Momento do jogo: Álvaro Djaló foi aposta certeira de Artur Jorge. O avançado entrou, ao intervalo, e, quando o Malmo começava a ‘apertar’, marcou o golo que deu uma outra tranquilidade ao Sporting de Braga.
Onzes
Sporting de Braga: Matheus; Gómez, Vítor Tormena, Paulo Oliveira, Sequeira; Castro, Al Musrati, Rodrigo Gomes; Ricardo Horta, Banza e Abel Ruiz.
Malmo: Dahlin; Gall, Beijmo, Hadzikadunic, Chalus, Rieks; Rakip, Larsson; Turay, Christianses e Toivonen.
Antevisão
O Sporting de Braga joga, esta quinta-feira, o 'tudo ou nada' no apuramento para a próxima fase da Liga Europa, diante do Malmo, sabendo de antemão que já não depende apenas de si próprio para completar esta missão.
Os arsenalistas chegam à sexta e última jornada na terceira posição do Grupo D, com menos seis pontos do que o líder, o Union Saint-Gilloise (que já está matematicamente qualificado enquanto líder), menos dois do que o Union Berlim e mais sete do que os suecos.
Significa isto que, para alcançar a segunda posição, que vale uma vaga no playoff de acesso aos oitavos-de-final, os homens de Artur Jorge terão, não só de vencer, no Estádio Municipal de Braga, como ainda esperar que os alemães não vençam, na cidade belga de Heverlee.
Caso estas duas variantes não se cumpram, o emblema minhoto já sabe que será 'despromovido' para a Liga Conferência Europa, deixando o Sporting (que 'tombou' da Liga dos Campeões) como a única equipa portuguesa em prova.
O Sporting de Braga-Malmo será ajuizado pelo árbitro francês Ruddy Buquet, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Braga-Malmo: Derrubar o 'móvel' sueco e esperar pelo 'chocolate' belga