Portugal sofreu, mas venceu, esta quinta-feira, o Gana (3-2) entrando com o pé direito no Mundial'2022. A equipa das quinas apanhou um pequeno susto depois de chegar à vantagem, mas rapidamente recuperou a dianteira e acabou mesmo por triunfar em Doha, assumindo a liderança do grupo H.
Cristiano Ronaldo (65'), João Félix (78') e Rafael Leão (80') foram os marcadores de serviço no Estádio 974, dando, também, a Portugal uma vitória no arranque do Campeonato do Mundo, algo que não acontecia desde... 2006. Do lado do Gana, Ayew (73') e Bukari (89') foram os autores dos tentos.
🇵🇹Portugal arranca o Campeonato do Mundo com uma vitória, o que não tinha acontecido nos 3 últimos Mundiais:
— playmakerstats (@playmaker_PT) November 24, 2022
2010 🇨🇮, 0-0
2014 🇩🇪, 0-4
2018 🇪🇸, 3-3
2022 🇬🇭, 3-2 pic.twitter.com/fnDK5ZFkgK
Pelo meio, Cristiano Ronaldo entrou para a história ao tornar-se no primeiro jogador a marcar em cinco edições do Campeonato do Mundo.
Filme do jogo
A primeira parte foi palco do domínio português, mas sem grandes resultados práticos. Portugal tinha bola, sabia circular a mesma, mas esbarrava sempre na muralha defensiva dos ganeses. Com um bloco baixo e linhas muito juntas, o Gana tinha entrado em campo com a lição bem estudada e apenas iria atacar quando apanhasse Portugal em contra pé.
Ainda assim, a seleção nacional teve oportunidades para quebrar o nulo. Cristiano Ronaldo ficou na cara do guardião Zigi, mas não foi o mais rápido, e logo de seguida foi ao ¡primeiro andar¡ para dar um golpe de cabeça que, porém, não levou a direção certa.
O Gana, por seu turno, só se aproximou da baliza de Diogo Costa aos 38 minutos, na sequência de uma bola parada, e apenas quatro minutos depois conseguiu operar o primeiro lance de ataque organizado.
O nulo ao intervalo não constituía, assim, qualquer surpresa em Doha e a responsabilidade de fazer mais e melhor nos segundos 45 minutos era de Portugal.
1.ª parte com domínio estatístico de 🇵🇹 Portugal: 62% de posse de bola e 7 remates (2 enquadrados) - o 🇬🇭Gana não fez qualquer remate na 1.ª parte pic.twitter.com/wrWt11Bxlc
— playmakerstats (@playmaker_PT) November 24, 2022
Na segunda parte as coisas mudaram. O Gana entrou com maior vontade de pegar no jogo, empurrou Portugal para o seu meio-campo e o comando da partida ficou dividido. Os golos surgiram depois.
Primeiro foi Cristiano Ronaldo a desfazer o nulo, através de uma grande penalidade, aos 65 minutos. A resposta ganesa não se fez esperar e chegou pouco depois, aos 73 minutos, através do capitão Andre Ayew.
O golo ganês abanou a equipa portuguesa e Fernando Santos não perdeu tempo: tirou Rúben Neves e meteu Rafael Leão em campo. A vantagem no marcador voltou a ser portuguesa. João Félix (78') deu novamente a dianteira à equipa das quinas, com toda a classe, e Rafael Leão, com um pequeno toque, assinou o terceiro golo português, apenas dois minutos depois.
Rafael Leão estreia-se a marcar pela seleção, na sua 12.ª internacionalização
— playmakerstats (@playmaker_PT) November 24, 2022
Rafael Leão marca na sua estreia numa fase final pic.twitter.com/XBjS1xlTeh
O Gana não atirou, porém, a toalha ao chão, e voltou a bater Diogo Costa. Após novo lance de total confusão na grande área lusa, eis que Bukari apareceu para marcar (89') e deixar tudo e todos à beira de um 'ataque de nervos' nos minutos finais da partida.
O jogo, ainda assim, ficou resolvido e Portugal agarrou mesmo em Doha a primeira vitória no Mundial'2022, saltando para a liderança do grupo H, uma vez que Uruguai e Coreia do Sul não foram além de um nulo. O próximo jogo da equipa das quinas está agendado para as 19h00 de segunda-feira, diante do Uruguai.
Momento do jogo: O golo de Rafael Leão veio dar maior tranquilidade, ainda que o resultado não tenha ficado selado.
Classificação atualizada do grupo H
- Portugal, 3 pontos
- Uruguai, 1 ponto
- Coreia do Sul, 1 ponto
- Gana, 0 pontos
Equipas iniciais
ONZE DE PORTUGAL: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Danilo, Raphael Guerreiro; Rúben Neves, Otávio, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo.
A 𝗘𝗦𝗧𝗥𝗘𝗜𝗔! Este é o nosso 11 Inicial para hoje! #VesteABandeira
— Portugal (@selecaoportugal) November 24, 2022
The 𝗗𝗘𝗕𝗨𝗧! This is our Starting 11 for today! #WearTheFlag pic.twitter.com/DNTBs6oq5T
ONZE DO GANA: Zigi; Amartey, Seidu, Djiku, Salisu; Rahman, Abdul Samed, Partey, Kudus; Williams, Ayew.
𝗧𝗘𝗔𝗠 𝗡𝗘𝗪𝗦 !
— 🇬🇭 Black Stars (@GhanaBlackstars) November 24, 2022
Our starting 𝗫𝗜 to face Portugal. #BlackStars | #FIFAWorldCup | #TeamGhana | #Qatar2022 pic.twitter.com/dHbKM5r9k6
Antevisão
Acabou a espera. A seleção nacional entra em ação esta quinta-feira no Mundial'2022 para defrontar o Gana no Estádio 974, em Doha. Ao quinto dia do Campeonato do Mundo disputado no Qatar, a formação das quinas tenta evitar uma surpresa logo a abrir e já há exemplos que servem de alerta.
No último treino, Fernando Santos teve todos os jogadores à disposição, pelo que terá total liberdade para montar o onze que entrará em campo. Por seu turno, o Gana é uma seleção que apenas por uma vez se cruzou com Portugal, no Mundial'2014, e numa vitória portuguesa sem sabor, uma vez que a seleção nacional ficou eliminada ainda na fase de grupos
Além disso, Portugal vai tentar algo que não consegue desde 2006: arrancar um Campeonato do Mundo com uma vitória.
O pontapé de saída está agendado para as 16h00 (hora de Portugal continental) e poderá acompanhar todas as incidências desta partida em direto no Desporto ao Minuto. O árbitro será o norte-americano Ismail Elfath.
Leia Também: Portugal-Gana: Hora de contrariar a história e começar com o pé direito