Emoção até ao fim. A Croácia precisou das grandes penalidades (1-3) para eliminar o Japão, esta segunda-feira, após um empate (1-1) ao fim de 120 minutos, travando uma nova surpresa no Mundial.
Num primeiro tempo marcado por algum equilíbrio, o conjunto asiático não tardou em ameaçar o golo através de Taniguchi, sendo que a seleção croata respondeu logo de seguida, num lance em que Perisic não soube aproveitar a falha defensiva do adversário.
No entanto, o jogo não iria para o intervalo sem golos e a responsabilidade foi... do Japão. Aos 44 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Daizen Maeda aproveitou um mau alívio do setor defensivo da Croácia e, no coração da área, abriu o ativo para a festa dos japoneses no Al Janoub Stadium.
O regresso dos balneários trouxe uma Croácia mais atrevida e, apesar de ter visto Kamada ameaçar o segundo golo logo nos primeiros segundos da segunda metade, a verdade é que Perisic acabaria por se redimir do erro da primeira metade e, assim, cabeceou de forma certeira para o fundo das redes aos 56 minutos.
Na resposta, Wataru Endo quase recolocou o Japão na frente do marcador, mas uma grande defesa de Livakovic evitou que tal acontecesse, assim como Gonda fez questão de repetir o mesmo num grande remate de Modric pouco depois.
Ambas as equipas ameaçaram voltar a mexer com o marcador até aos 90 minutos, mas passaram a correr menos riscos nos instantes finais e o jogo seguiu mesmo para o primeiro prolongamento deste Mundial.
No prolongamento, Kaoru Mitoma foi o autor da única grande ocasião dos primeiros 15 minutos, antecedendo a substituição do sportinguista Morita ao intervalo, porém, na segunda parte, o resultado também não sofreu alterações.
No momento de maior tensão do encontro, Livakovic conseguiu defender os primeiros dois penáltis e ainda viria a defender a quarta grande penalidade da seleção nipónica, revelando ser essencial para garantir o apuramento dos croatas.
A Croácia, vice-campeã mundial, espera agora pelo vencedor do desafio entre Brasil e Coreia do Sul, agendado para esta segunda-feira, para conhecer o adversário dos 'quartos' do Mundial.
Momento do jogo: As três grandes penalidades defendidas por Livakovic acabaram por ser fulcrais para o desenrolar dos restantes penáltis.
Onzes
Japão
#SAMURAIBLUE
— サッカー日本代表 🇯🇵 (@jfa_samuraiblue) December 5, 2022
LINE-UP#権田修一(GK)#谷口彰悟#長友佑都#遠藤航#堂安律#守田英正#伊東純也#鎌田大地#冨安健洋#吉田麻也(C)#前田大然
FIFA #ワールドカップ ラウンド16
🆚クロアチア🇭🇷
⌚️0:00KO(🇯🇵)
#フジテレビ/#ABEMA
https://t.co/t1fMqpFjbH#jfa #daihyo #サッカー日本代表 pic.twitter.com/BngnqK36WM
Croácia
Here it is! 🥁 #Croatia starting lineup for the #FIFAWorldCup Round of 16 encounter with Japan! #JPNCRO #Qatar2022 #Family #Vatreni️ pic.twitter.com/UZmjykT6aM
— HNS (@HNS_CFF) December 5, 2022
Direto
Japão e Croácia defrontam-se, esta segunda-feira, em jogo a contar para os 'oitavos' do Mundial, de olhos postos nos 'quartos' da prova.
A seleção asiática chega a esta fase da prova depois de ter surpreendido Espanha e Alemanha no primeiro lugar do grupo E, alcançado precisamente na derradeira jornada da fase de grupos, fruto da reviravolta frente à seleção espanhola, por 2-1.
Já os vice-campeões do mundo não foram além do segundo lugar do grupo F, onde ficaram atrás de Marrocos, mas à frente de Bélgica e Canadá, com o registo de apenas um golo sofrido.
O jogo tem apito inicial agendado para as 15 horas (horário de Portugal Continental) no Al Janoub Stadium e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FIFA esclarece. Golo do Japão, que eliminou a Alemanha, é legal