É com um jogo grande, ao qual até já podemos chamar de Clássico, que a I Liga fecha as portas neste ano de 2022. O Sporting de Braga recebe, esta sexta-feira, o Benfica, em jogo da 14.ª jornada do campeonato nacional.
Os encarnados são líderes isolados da competição, mas viram, nos últimos dias, o FC Porto reduzir distâncias para a liderança, procurando, certamente, repor essa vantagem na sempre difícil deslocação até à Pedreira.
Já o Sporting de Braga procurará esquecer a goleada sofrida diante do Sporting (5-0) e que ditou a despedida dos minhotos da Taça da Liga.
Na antevisão a este encontro, Roger Schmidt disse esperar um jogo muito difícil em Braga. Já Artur Jorge,
O encontro entre Sporting de Braga e Benfica, que será apitado pelo minhoto João Pinheiro, tem apito inicial agendado para as 21h15.
Treinadores em discurso direto
Artur Jorge:
Reação à goleada ante o Sporting: Tivemos um jogo muito mau que nos deixou marcas, a mim, aos jogadores, a toda a estrutura e aos que gostam do Braga, mas temos que ser capazes de trabalhar em cima dessas marcas. É um resultado que não pode deixar indiferente a quem tem caráter, temos que ficar feridos, mas temos que reencontrar-nos e superar esse jogo menos conseguido e sermos iguais a nós próprios, como não fomos nesse jogo. Espero um bom desafio entre duas das melhores equipas do campeonato e que a minha equipa possa ser a mais competente e ganhar.
Elogios ao adversário: O Benfica é uma equipa fortíssima, os números falam por si. Está invicto em provas oficiais, está recheado de bons valores individuais e é muito forte coletivamente também. Estamos à espera de um Benfica forte. Tem sido muito competente no campeonato, mas na Taça da Liga foi eliminado na fase de grupos em que era claramente favorito empatando um jogo contra uma equipa teoricamente inferior.
Ricardo Horta: O Ricardo Horta voltou aos jornais nos últimos dias, agora é o Málaga, andamos nisto há tempo suficiente para saber que não é por acaso. Se eu fosse o Ricardo Horta, isto traria uma motivação acrescida de poder demonstrar a minha real capacidade e o meu valor para fazer a diferença amanhã [sexta-feira].
Roger Schmidt:
Virtudes do Sp. Braga: São muito bons a atacar. São uma equipa completa, têm uma ideia clara de como querem jogar. Na frente, são muito perigosos. Temos de defender muito bem e recordar-nos por que conseguimos praticar um futebol ofensivo, mas também sermos consequentes na defesa. Este equilíbrio no nosso jogo tem sido muito bom. Cabe a toda a equipa assumir a responsabilidade de defender. Os jogadores estão focados, é a melhor maneira de jogar bem e de defender bem contra equipas com bons jogadores na frente. Temos qualidade e temos de demonstrar que somos capazes de marcar golos e criar oportunidades. Esperamos poder usar a história do jogo para vencê-lo.
Convencer Enzo a ficar no Benfica: Não posso falar destas conversas. Quando falo com os jogadores, mantenho estas coisas para mim. O que posso dizer foi o que disse antes. Vocês sabem como o futebol é. Estes jogadores jovens, por vezes, têm oportunidades. Faz parte da indústria do futebol. Se têm oportunidades, têm de tomar decisões. Posso aconselhá-los, mas respeito sempre as decisões dos jogadores, porque só têm uma carreira. Se puder convencê-los, é claro que vou tentar, mas respeito sempre as decisões dos jogadores.
Preparado para perder Enzo: Até 31 de dezembro, estamos a salvo, ninguém nos pode comprar jogadores. Estou focado no jogo contra o Sporting de Braga. Tudo o resto acontecerá quando a janela de transferências abrir. É sempre assim, no futebol, especialmente quando tens jogadores talentosos a jogar a um nível de topo. Há sempre o risco de perder jogadores, é normal. Temos de preparar-nos para tudo, mas, neste momento, o foco está, totalmente, no Sporting de Braga.
Últimos resultados
Sporting de Braga: V-V-V-V-D
Benfica: V-V-V-V-E
Últimos onzes
Sporting de Braga: Matheus Magalhães, Fabiano Souza, Vítor Tormena, Paulo Oliveira, Nuno Sequeira, Ricardo Horta, Al Musrati, André Castro, Hernâni Infande, Simon Banza, Vitinha.
Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah, António Silva, Morato, Álex Grimaldo, Chiquinho, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Rafa Silva, Julian Draxler, Gonçalo Ramos.
Ausências
Sporting de Braga: (-)
Benfica: David Neres (lesionado).
Leia Também: Roger Schmidt e o 'assédio' a Enzo: "Há sempre risco de perder jogadores"
Leia Também: Artur Jorge quer vitória do Sporting de Braga sobre o Benfica