Brais Méndez adiantou a formação basca aos 22 minutos e, já no segundo tempo, aos 64, assistiu o norueguês Alexander Sorloth para o golo que confirmou a vitória e que coloca a Real Sociedad no terceiro lugar da La Liga, com 29 pontos, enquanto o Osasuna é nono com 23.
Já o Villarreal teve que 'transpirar' para dar a volta ao marcador e conquistar os três pontos frente ao Valência, depois de Edison Cavani inaugurar a contagem aos 21, o quinto golo da temporada para o 'matador' uruguaio no campeonato. Em cima do intervalo, aos 45, o nigeriano Samuel Chukwueze igualou e o argentino Juan Foyth selou a vitória já na reta final do desafio, aos 88.
O Villarreal é agora sétimo classificado com 24 pontos, enquanto o Valência, que contou com os portugueses Thierry Correia e André Almeida no 'onze' escalado pelo italiano Gattuso, ocupa a 10.ª posição, com 19 pontos.
Horas antes, o FC Barcelona empatou a uma bola com o Espanyol (1-1) e, apesar de manter a liderança, está agora em igualdade pontual com o Real Madrid.
Em Camp Nou, Marcos Alonso esteve em evidência, pelas melhores e pelas piores razões, já que, depois de inaugurar o marcador aos sete minutos, cometeu a falta que permitiu ao Espanyol empatar o jogo através de um penálti convertido por Joselu aos 73.
A forte intensidade dos rivais da Catalunha provocou uma 'chuva' de cartões, oito amarelos e um vermelho (Jordi Alba, por acumulação de amarelos) para o FC Barcelona, e seis amarelos e um vermelho (Vinicius Souza, também por acumulação) para os visitantes.
O FC Barcelona está no primeiro lugar da La Liga, com 38 pontos, os mesmos que o Real Madrid, que capitalizou a vitória de sexta-feira na deslocação ao campo do Valladolid para se encostar aos catalães no topo da tabela.
Por seu turno, o Espanyol é 16.º com 13 pontos, e já não sente o sabor da vitória no campeonato há seis encontros.
Leia Também: 'Chuva' de vermelhos em Camp Nou termina com empate no dérbi. Real sorri