O Benfica vai receber nesta sexta-feira o Portimonense, em jogo da 15.ª jornada da I Liga. As águias sofreram o seu primeiro tropeço na última ronda do campeonato, numa visita à casa do Sp. Braga que Roger Schmidt deverá querer esquecer.
Frente os minhotos, os encarnados estiveram irreconhecíveis, sofrendo a primeira derrota em jogos oficiais na temporada. Com esse resultado, o FC Porto conseguiu encurtar a distância pontual para cinco pontos, relançando a disputa pelo topo da tabela.
2023 começou, assim, mal para o Benfica, que vai tentar reencontrar-se em casa frente ao Portimonense. A resposta é até obrigatória, já que o dérbi contra o Sporting está aí à porta e o risco de perder pontos é considerado elevado neste momento.
Os algarvios são oitavos da I Liga, com 19 pontos, sabendo que, em caso de vitória, o sétimo lugar poderá ser deles. A série recente, contudo, não é a melhor. Com apenas uma vitória em cinco jogos, os alvinegros perdeu os dois últimos encontros.
O Benfica-Portimonense tem apito inicial marcado para as 19 horas desta sexta-feira, no Estádio da Luz.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
Reação à derrota: O Portimonense é uma boa equipa, muito física. Defende com muitos jogadores atrás da linha da bola. Não será fácil para jogar contra eles. Temos de estar a um bom nível. Estamos desapontados com a exibição em Braga. Não jogámos como queríamos jogar. Neste nível, não podemos falhar, nem taticamente. Caso contrário, os jogadores não apresentam o devido rendimento. A reação nos treinos foi muito boa. Estamos ansiosos por jogar novamente no nosso estádio. Queremos responder. Queremos mostrar o nosso futebol aos adeptos e lutar pelos três pontos.
O que falta ao Benfica: Infelizmente, muito. Jogámos durante muito tempo a um nível elevado. Estávamos todos focados. Sabíamos o que pretendíamos da equipa, quando tínhamos bola e quando não a tínhamos. A nossa ideia é clara. É importante que todos as tenham na cabeça. Em alguns momentos, não estiveram totalmente focados. Chegámos atrasados à bola, perdíamos a bola e não tínhamos o controlo do jogo. Fica mais difícil. Em Braga foi uma história, contra o Moreirense foi outra, com mais oportunidades. O onze é o mesmo que foi jogar no terreno da Juventus e os resultados foram diferentes. Caímos, é certo. Não é uma questão de desligar e ligar o botão. Falámos desse jogo e agora temos de jogar os próximos. Amanhã temos nova oportunidade. Queremos muito ganhar este jogo.
Equipa dependente das referências: Todas as equipas dependem dos jogadores. Faz parte do futebol. A qualidade deles é decisiva para estarmos no topo. Usei mais vezes os mesmos jogadores na primeira metade porque mostraram qualidade. As minhas escolhas serão sempre feitas com base nisso. Temos de estar na melhor forma. Mas criamos oportunidades para que mais jogadores apareçam. O Rafa não vai jogar porque está castigado. É um jogador importante, mas continuamos a encontrar as melhores soluções para ganhar os jogos.
Paulo Sérgio
Antevisão: Propomo-nos a tentar de tudo para trazer algo positivo deste jogo, sabendo que é muito difícil. São duas realidades completamente distintas, o potencial do Benfica e o nosso. Mas comprometemo-nos a trabalhar muito e dar tudo, dentro de determinada estratégia, à procura de sermos felizes.
Benfica: É sempre um desafio muito grande. Seja nesta circunstância, seja noutra, são jogos que motivam muito os atletas e os treinadores. É sempre um jogo diferente, contra um dos 'grandes' do futebol português. Um desafio diferente, um desafio ainda mais difícil. Mas é também neste momento que nos testamos a todos nós e, sabendo que a responsabilidade está toda do outro lado, queremos desafiar-nos a mostrar competências e a querer fazer bem a nossa parte.
Individualidades do Benfica: Nós temos de nos focar muito mais em nós do que no Benfica. O que nós dominamos é o que nós podemos fazer dentro de um determinado modelo de jogo que o Benfica tem apresentado. Não acredito que vá alterar, com esse jogador ou com outro.
Vitória na última época: O que lá vai, lá vai. Tivemos esse grande momento com essa vitória no Estádio da Luz. Temos de nos lembrar do que trabalhámos, do que tivemos de nos empenhar para conseguir um resultado muito positivo. Mas o grupo do Benfica é outro, o nosso então é completamente diferente. Não há ponto de comparação.
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-E-D
Portimonense: D-D-V-D-D
Últimos onzes
Benfica: Valchodimos; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández, Aursnes; Rafa, João Mário, Gonçalo Ramos.
Portimonense: Nakamura; Moufi, Pedrão, Relvas, Outtara, Seck; Diaby, Estrela, Klismahn; Cariello, Luquinha.
Ausências
Benfica: [Nada a registar]
Portimonense: Carlinhos.
Leia Também: Portimonense vai "dar tudo" à procura de ser feliz frente ao Benfica