Sp. Braga sorri nos penáltis e 'atira' Benfica para fora da Taça

Empate no tempo regulamentar e no prolongamento obrigou a decisão mais dramática. Minhotos defrontam Nacional nas meias-finais da prova rainha.

Notícia

© Global Imagens

Francisco Amaral Santos
09/02/2023 23:22 ‧ 09/02/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Taça de Portugal

O Sp. Braga garantiu, esta quinta-feira, a derradeira vaga nas meias-finais da Taça de Portugal, ao derrotar o Benfica no desempate por grandes penalidades. Após o empate no tempo regulamentar (1-1), que se estendeu para o prolongamento, os minhotos foram mais eficazes na marca dos 11 metros e garantiram o acesso à fase seguinte da prova rainha, sendo que já sabem que vão defrontar o Nacional nas 'meias'.  

As águias, por seu turno, até se adiantaram bem cedo no marcador, mas aos 31 minutos acabaram 'traídas' por Alexander Bah, que foi expulso. Com uma unidade a menos em campo, a equipa de Roger Schmidt resistiu até ao prolongamento, mas tombou no desempate por penáltis. 

Filme do jogo

O Benfica entrou melhor e Guedes abriu o ativo logo aos 15 minutos, de cabeça, após canto curto. David Neres cruzou, a bola desviou, ganhou altura e o internacional português foi ao 'primeiro andar' e surpreendeu Matheus. 

O golo deixou o Benfica mais confortável, mas Alexander Bah, à meia hora de jogo, complicou a missão encarnada quando viu o cartão vermelho por ter entrado de forma imprudente sobre Pizzi. Tiago Martins deu cartão amarelo, num primeiro momento, mas alertado pelo VAR, foi consultar as imagens, revertendo a decisão, mostrando a cartolina vermelha ao internacional dinamarquês. 

Roger Schmidt não perdeu tempo em afinar a equipa, que estava então reduzida a 10 unidades, e abdicou de Gonçalo Guedes para meter Gilberto na lateral direita. No entanto, o resultado foi o menos esperado, com o lateral brasileiro a baixar-se em pleno pontapé de canto do Sp. Braga, deixando a bola sobrar para Al Musrati (31'), que devolveu a igualdade ao marcador. 

Ainda assim, o Benfica ia conseguindo dividir o jogo com os minhotos, pese embora a evidente desvantagem de jogar com menos uma unidade. Nas duas balizas os lances de perigo iam-se sucedendo, mas até ao intervalo não se registaram mais golos. 

Roger Schmidt fez nova alteração ao intervalo, desta vez com mais impacto no sistema tático. David Neres e Florentino Luís não voltaram para a segunda parte, e Gonçalo Ramos e Morato foram a jogo, com o Benfica a adotar um sistema de três defesas centrais. 

Por seu turno, Artur Jorge também mexeu, lançando Bruma no lugar de Pizzi para os segundos 45 minutos. 

A segunda parte, ao contrário da primeira metade, teve menos oportunidades, com as duas equipas a jogarem mais pelo seguro. O Sp. Braga mostrava dificuldades em tirar partido da vantagem numérica, também por conta do novo sistema do adversário. Artur Jorge olhou para o jogo, percebeu isso e apostou na entrada de Ricardo Horta, aos 67 minutos. 

No entanto, a primeira grande oportunidade dos segundos 45 minutos esteve nos pés de Fredrik Aursnes. O médio norueguês foi se aproximando da grande área minhota e atirou muito perto do poste esquerdo da baliza de Matheus. 

Só depois disso é que a equipa arsenalista respondeu, através dos irmãos Horta. Primeiro foi André a testar a atenção de Odysseas, com um remate forte, e depois Ricardo com um remate mais colocado, que também foi travado pelo guardião grego. 

No entanto, o empate continuava a persistir no marcador e ao fim dos 90 minutos, houve lugar ao já previsível prolongamento. No período suplementar o desgaste físico foi ainda mais evidente e, sem surpresas, o jogo teve mesmo de ser resolvido através do desempate por grandes penalidades. Antes disso, nota para a expulsão de Morato, por acumulação de amarelos, mesmo à beira do fim do prolongamento. 

Nos penáltis, a eficácia esteve do lado dos minhotos, que assim seguem em frente na prova rainha, garantindo lugar nas meias-finais. Em 10 penáltis, Fredrik Aursnes foi o único jogador a não converter com sucesso.

O Nacional é, assim, o adversário que se segue para o Sp. Braga, ao passo que o Benfica fica pelo caminho e aumenta para seis os anos consecutivos em que não consegue conquistar o troféu. 

Momento do jogo: A expulsão de Bah, à meia hora de jogo, mudou o rumo dos acontecimentos. O Benfica estava por cima do encontro e a partir daí teve que se remeter à defesa. 

Equipas iniciais 

ONZE DO SP. BRAGA: Matheus; Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Sequeira; Al Musrati, André Horta, Racic; Pizzi, Iuri Medeiros e Abel Ruiz. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Florentino, Chiquinho, Aursnes; João Mário, Neres, Guedes. 

Antevisão

Sp. Braga e Benfica disputam, esta quinta-feira, a última vaga de acesso às meias-finais da Taça de Portugal. Depois do embate para o campeonato, no passado mês de dezembro, que culminou na primeira derrota dos encarnados na presente temporada (0-3), volta a haver novo duelo entre as duas equipas, desta feita numa competição diferente e cujo resultado não poderá passar por um empate. 

Tudo indica que tanto Sp. Braga como Benfica se apresentem na máxima força - sem lesionados, leia-se -, pelo que estão reunidos todos os ingredientes para um grande jogo na Pedreira. 

O apito inicial está agendado para as 20h30. Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: O onze provável do Benfica para a visita ao Sporting de Braga

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Snowboard

Tragédia na Suíça. Jovem promessa de snowboard morre devido a avalanche

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Luxo

Comprou 120 carros (de luxo) em dois anos. Esta é a sua garagem

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas