Sensivelmente uma semana após a eliminação da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, o Benfica sorriu no regresso à Liga dos Campeões, esta quarta-feira, ao vencer no reduto do Club Brugge (0-2), na primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões.
O primeiro tempo não teve golos, mas teve oportunidades. Os belgas entraram mais fortes, mas as águias não hesitaram em responder com perigo, apesar do susto à beira do intervalo, com o tento anulado a Denis Odoi por fora de jogo.
Os milhares de adeptos do Benfica presentes em Bruges foram dando o incentivo e a equipa correspondeu após o regresso dos balneários. Gonçalo Ramos conquistou uma grande penalidade, João Mário não desperdiçou e a águia acabou mesmo por 'espalhar chocolate' em território belga, já com o golo sentenciador de David Neres na reta final, ficando mais próxima dos 'quartos'.
Houve susto antes do descanso
Roger Schmidt decidiu apostar nas titularidades de Gonçalo Ramos e Rafa Silva, naquele que foi o regresso das águias à competição europeia mais desejada pelos clubes, porém, isso não se traduziu em golos.
O conjunto de Bruges entrou melhor, com uma tentativa de Buchanan travada por Vlachodimos, algo que motivou uma resposta imediata da equipa encarnada, com investidas de Gonçalo Ramos, Fredrik Aursnes e até António Silva, este último a cabecear por cima da barra.
Pelo meio, Noa Lang ainda tentou aproveitar uma desorganização defensiva do Benfica, mas a oportunidade mais flagrante apareceria em cima da meia hora de jogo, com uma bola de Rafa Silva ao poste.
Mesmo à beira do intervalo, as águias acabariam por ir para o descanso com um susto provocado pelos festejos de Denis Odoi, após uma bola parada junto à linha lateral, porém, o golo acabaria por ser bem anulado por fora de jogo... e Roger Schmidt respirou de alívio.
Nas três últimas vezes que o Benfica chegou aos oitavos da Champions League, 🇵🇹Rafa Silva é o único jogador a estar presente em todas: 2016/17, 2021/22 e 2022/23#ChampionsLeague #BRUSLB pic.twitter.com/A4F0rKMLjf
— Playmaker (@playmaker_PT) February 15, 2023
A persistir assim...
A verdade é que o Benfica não poderia ter pedido um melhor início de segunda parte. A fechar os primeiros cinco minutos do segundo tempo, Gonçalo Ramos foi inteligente a conquistar uma grande penalidade, ao antecipar-se Hendry dentro da grande área, sendo que João Mário, apesar de ter visto Mignolet tocar na bola, acabaria por festejar o golo inaugural da partida, aos 51 minutos.
Pouco depois, o treinador das águias optou por lançar Gonçalo Guedes e David Neres para os lugares de Gonçalo Ramos e Rafa Silva, respetivamente, com o intuito de dar mais frescura lá na frente. Resultou, até porque o segundo golo apareceria a partir de David Neres, a aproveitar uma falha defensiva, sentenciando as dúvidas aos 88 minutos.
De referir que a segunda mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões está agendada para o próximo dia 7 de março, na Luz.
Momento do jogo: Gonçalo Ramos conquistou uma grande penalidade no início do segundo tempo e João Mário, como é hábito, encarregou-se de cobrar o castigo máximo.
Onzes
Club Brugge: Simon Mignolet, Clinton Mata, Jack Hendry, Brandon Mechele, Bjorn Meijer, Denis Odoi, Raphael Onyedika, Hans Vanaken, Tajon Buchanan, Noa Lang e Kamal Sowah.
Benfica: Odyesseas Vlachodimos, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álex Grimaldo; Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Chiquinho, João Mário, Rafa Silva e Gonçalo Ramos.
Antevisão
O Benfica prepara-se para a deslocação ao reduto do Club Brugge, esta quarta-feira, num jogo relativo à primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, em que as águias vão querer devorar... chocolate belga.
As águias viram a série de quatro triunfos consecutivos interrompida em Braga, com a eliminação nas grandes penalidades (5-4) após o empate (1-1) ao fim de 120 minutos, pelo que vão querer limpar essa última imagem e, assim, retomar o caminho dos triunfos na prova milionária.
Do outro lado estará um adversário que, curiosamente, já jogou em Portugal na presente temporada, uma vez que integrou o grupo do FC Porto na Liga dos Campeões, tendo goleado no Dragão (0-4) e sofrido exatamente a mesma goleada na Bélgica (0-4) pouco depois.
De referir que, nessa altura em que o Club Brugge defrontou os dragões, ainda antes da pausa para o Mundial, a equipa era comandada por Carl Hoefkens, recentemente despedido para dar lugar a Scott Parker.
Roger Schmidt decidiu convocar Tengstedt e Schjelderup para a deslocação à Bélgica, tendo deixado Ristic de fora devido a lesão, pelo que o Benfica poderá jogar praticamente na máxima força frente à formação de Bruges.
O jogo realiza-se no Jan Breydelstadion, será ajuizado pelo árbitro italiano Davide Massa e tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Club Brugge-Benfica: Chocolate belga para a águia devorar?