Benfica 'espalha' chocolate belga e já tem um pé nos 'quartos'

Grande penalidade convertida por João Mário abriu o ativo e David Neres entrou para fechar o resultado final.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
15/02/2023 21:52 ‧ 15/02/2023 por Miguel Simões

Desporto

Liga dos Campeões

Sensivelmente uma semana após a eliminação da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga, o Benfica sorriu no regresso à Liga dos Campeões, esta quarta-feira, ao vencer no reduto do Club Brugge (0-2), na primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões.

O primeiro tempo não teve golos, mas teve oportunidades. Os belgas entraram mais fortes, mas as águias não hesitaram em responder com perigo, apesar do susto à beira do intervalo, com o tento anulado a Denis Odoi por fora de jogo.

Os milhares de adeptos do Benfica presentes em Bruges foram dando o incentivo e a equipa correspondeu após o regresso dos balneários. Gonçalo Ramos conquistou uma grande penalidade, João Mário não desperdiçou e a águia acabou mesmo por 'espalhar chocolate' em território belga, já com o golo sentenciador de David Neres na reta final, ficando mais próxima dos 'quartos'.

Houve susto antes do descanso

Roger Schmidt decidiu apostar nas titularidades de Gonçalo Ramos e Rafa Silva, naquele que foi o regresso das águias à competição europeia mais desejada pelos clubes, porém, isso não se traduziu em golos.

O conjunto de Bruges entrou melhor, com uma tentativa de Buchanan travada por Vlachodimos, algo que motivou uma resposta imediata da equipa encarnada, com investidas de Gonçalo Ramos, Fredrik Aursnes e até António Silva, este último a cabecear por cima da barra.

Pelo meio, Noa Lang ainda tentou aproveitar uma desorganização defensiva do Benfica, mas a oportunidade mais flagrante apareceria em cima da meia hora de jogo, com uma bola de Rafa Silva ao poste.

Mesmo à beira do intervalo, as águias acabariam por ir para o descanso com um susto provocado pelos festejos de Denis Odoi, após uma bola parada junto à linha lateral, porém, o golo acabaria por ser bem anulado por fora de jogo... e Roger Schmidt respirou de alívio.

A persistir assim...

A verdade é que o Benfica não poderia ter pedido um melhor início de segunda parte. A fechar os primeiros cinco minutos do segundo tempo, Gonçalo Ramos foi inteligente a conquistar uma grande penalidade, ao antecipar-se Hendry dentro da grande área, sendo que João Mário, apesar de ter visto Mignolet tocar na bola, acabaria por festejar o golo inaugural da partida, aos 51 minutos.

Pouco depois, o treinador das águias optou por lançar Gonçalo Guedes e David Neres para os lugares de Gonçalo Ramos e Rafa Silva, respetivamente, com o intuito de dar mais frescura lá na frente. Resultou, até porque o segundo golo apareceria a partir de David Neres, a aproveitar uma falha defensiva, sentenciando as dúvidas aos 88 minutos.

De referir que a segunda mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões está agendada para o próximo dia 7 de março, na Luz.

Momento do jogo: Gonçalo Ramos conquistou uma grande penalidade no início do segundo tempo e João Mário, como é hábito, encarregou-se de cobrar o castigo máximo.

Onzes

Club Brugge: Simon Mignolet, Clinton Mata, Jack Hendry, Brandon Mechele, Bjorn Meijer, Denis Odoi, Raphael Onyedika, Hans Vanaken, Tajon Buchanan, Noa Lang e Kamal Sowah.

Benfica: Odyesseas Vlachodimos, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álex Grimaldo; Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Chiquinho, João Mário, Rafa Silva e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Benfica prepara-se para a deslocação ao reduto do Club Brugge, esta quarta-feira, num jogo relativo à primeira mão dos 'oitavos' da Liga dos Campeões, em que as águias vão querer devorar... chocolate belga.

As águias viram a série de quatro triunfos consecutivos interrompida em Braga, com a eliminação nas grandes penalidades (5-4) após o empate (1-1) ao fim de 120 minutos, pelo que vão querer limpar essa última imagem e, assim, retomar o caminho dos triunfos na prova milionária.

Do outro lado estará um adversário que, curiosamente, já jogou em Portugal na presente temporada, uma vez que integrou o grupo do FC Porto na Liga dos Campeões, tendo goleado no Dragão (0-4) e sofrido exatamente a mesma goleada na Bélgica (0-4) pouco depois.

De referir que, nessa altura em que o Club Brugge defrontou os dragões, ainda antes da pausa para o Mundial, a equipa era comandada por Carl Hoefkens, recentemente despedido para dar lugar a Scott Parker.

Roger Schmidt decidiu convocar Tengstedt e Schjelderup para a deslocação à Bélgica, tendo deixado Ristic de fora devido a lesão, pelo que o Benfica poderá jogar praticamente na máxima força frente à formação de Bruges.

O jogo realiza-se no Jan Breydelstadion, será ajuizado pelo árbitro italiano Davide Massa e tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Club Brugge-Benfica: Chocolate belga para a águia devorar?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Momento trágico. Vítor Gomes, do Rio Ave, perde pai no dia de aniversário

Redes Sociais

Momento trágico. Vítor Gomes, do Rio Ave, perde pai no dia de aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Cinema

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas