Casa Pia perpetua subida à I Liga em museu e quer atingir novos marcos

O Casa Pia perpetuou hoje a subida à I Liga de futebol, alcançada em 2022, no museu da instituição que lhe dá nome, com a promessa de regressar na próxima época com novos objetivos desportivos alcançados.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
22/03/2023 18:55 ‧ 22/03/2023 por Lusa

Desporto

I Liga

A visita ao Centro Cultural Casapiano contou com a presença da grande maioria do plantel e equipa técnica do atual sétimo colocado do campeonato luso, do presidente Vítor Seabra Franco e do diretor executivo Tiago Lopes, que ficaram a conhecer melhor a história da Casa Pia de Lisboa.

No final da visita, foi descerrada uma fotografia do plantel que logrou a subida à I Liga, na última temporada, 83 anos após a única presença, que irá permanecer no museu da instituição, num espaço que ficará reservado para mais feitos conseguidos pela equipa.

Tiago Lopes admitiu a ambição de regressar no próximo ano, para assinalar novos marcos, com uma possível qualificação para as provas europeias a ficar subentendida no seu discurso, mas não quis colocar pressão em cima de Filipe Martins.

Na ausência do capitão Vasco Fernandes, foi Afonso Taira o porta-voz do plantel no fim da visita, quando falou aos jornalistas e manifestou a vontade do grupo em continuar a amealhar pontos nas nove jornadas restantes da I Liga, com a manutenção assegurada.

"Não olhamos para a nossa época como feita, porque queremos continuar a pontuar, a ganhar jogos, a ser a equipa que temos sido até agora e a continuar a dar alegrias. Só damos a época por terminada no final do último jogo. É amealhar pontos e fazemos as contas no final, não há outra hipótese", disse, em relação a uma candidatura europeia.

O médio salientou a ligação e cumplicidade existente entre o clube e a instituição Casa Pia, que torna este um "clube único" num mundo do futebol onde a profissionalização deixa "poucos momentos para saborear" e compreender a história por trás dos clubes.

"Num mundo como o do futebol, é fácil a vertente profissional pôr para um canto tudo o que ouvimos hoje. Não acontece no Casa Pia porque as pessoas à frente do projeto desportivo percebem que a riqueza que o Casa Pia tem é para manter e dar destaque, não para ser só um marco ou uma fotografia bonita lá no canto que quase ninguém vê. Isso torna mais presente para nós, jogadores, o quão especial este clube é", expressou.

Desta forma, este tipo de iniciativas é importante para levar o sentimento "para outro nível", considerou Afonso Taira, que se sente sortudo por estar num clube liderado por pessoas que "entendem a importância e que tornem visível a ligação e cumplicidade".

"É uma sorte que poucos têm hoje, especialmente no panorama do futebol português. Nem sempre os clubes conseguem ter uma ligação tão forte e positiva com os valores das pessoas que o criaram e com a história. O Casa Pia, nisso, é sem igual", sublinhou.

A formação lisboeta ocupa a sétima posição da I Liga, com 38 pontos, os mesmos do sexto classificado, o Arouca.

Leia Também: Com praxes assim... Três estreantes animaram jantar da seleção francesa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas