'Traição' com sabor a (J)amor deixa FC Porto a um passo da final da Taça

Toni Martínez marcou o golo da vitória dos dragões sobre a antiga equipa, o Famalicão, na primeira mão das ‘meias’.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
26/04/2023 22:29 ‧ 26/04/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto colocou-se, ao início da noite desta quarta-feira, em posição privilegiada para carimbar o passaporte para a final da Taça de Portugal, ao visitar e derrotar o Famalicão, na primeira mão das ‘meias’, por 2-1.

Iván Marcano desfez o nulo e Alexandre Penetra repôs a igualdade, tendo cabido a Toni Martínez marcar, já no segundo tempo, o golo que ‘desequilibrou a balança’ e complicou as contas da antiga equipa.

Dois ‘Penetras’ no festival do desperdício

Tal como se previa de uma equipa que chega à reta final da temporada empenhada a conquistar, pelo menos, um de dois títulos, o FC Porto entrou forte no jogo, a rodear a área do Famalicão e a reagir muito bem à perda da bola, impondo, desde bem cedo, o seu jogo.

Toni Martínez deu o primeiro sinal de aviso, aos oito minutos, de cabeça, e Otávio o segundo, aos 13, com um remate cruzado, mas a bola acabou nas mãos de Luiz Júnior, em ambas as ocasiões. No entanto, à terceira, foi mesmo de vez.

Wendell cobrou um pontapé-livre a partir do lado direito do ataque azul e branco, bombeando a bola para a grande área. Desta feita, o guarda-redes dos minhotos saiu em falso, e Iván Marcano aproveitou para, nas alturas, desviar para o fundo da baliza.

Um golo que teve o condão de ‘acordar’ os homens da casa, que começaram, de imediato, a correr atrás do prejuízo. Cláudio Ramos aplicou-se para desviar os remates de Riccieli e Iván Jaime, antes de ver Jhonder Cádiz atirar ao lado, em posição privilegiada.

Foi então que, aos 37 minutos, o desperdício famalicense deu lugar ao golo, tal como já tinha ocorrido no ataque dos visitantes. Alex Dobre lançou a bola para a grande área, onde apareceu Alexandre Penetra a rematar de primeira, para repor a igualdade.

Sérgio Conceição soube mexer

Ao intervalo, Sérgio Conceição deixou bem claro que não estava a gostar daquilo que estava a ver, e mexeu… a dobrar, retirando Marko Grujic e Danny Loader para lançar Matheus Uribe e Wenderson Galeno, e a aposta revelou-se certeira.

Por entre um jogo de tomada mais ‘morna’, marcado por sucessivos duelos físicos, o ex-Sporting de Braga avançou pela ala esquerda e deixou a bola em Toni Martínez, que se adiantou a Riccieli e fez o gosto ao pé.

FC Porto e Famalicão voltam a encontrar-se, pelas 20h30 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 4 de maio, desta feita, no estádio do Dragão, sendo que o vencedor sabe, de antemão, que terá pela frente o Sporting de Braga, na final do Jamor.

Momento do jogo: Num jogo que ameaçava arriscar-se para o FC Porto, fruto do ascendente do Famalicão, no final do primeiro tempo, valeu a criatividade de Wenderson Galeno e a eficácia de Toni Martínez, que valeram o golo que deu a preciosa vitória, em Famalicão.

Equipas iniciais

Famalicão: Luiz Júnior, Penetra, Riccieli, Mihaj, Francisco Moura, Zaydou, Colombatto, Dobre, Ivo Rodrigues, Iván Jaime, Jhonder Cádiz.

Suplentes: Zlobin, Rúben Lima, Sanca, Gustavo Assunção, Otávio, Gustavo Sá, Martin, Denílson Júnior e Pablo.

FC Porto: Cláudio Ramos, Manafá, Pepe, Marcano, Wendell, Eustáquio, Grujic, Otávio, Pepê, Namaso e Toni Martínez.

Suplentes: Diogo Costa, Fábio Cardoso, Matheus Uribe, Mehdi Taremi, Zaidu, Galeno, Rodrigo Conceição, André Franco e Evanilson.

Antevisão

É já esta quarta-feira que Famalicão e FC Porto partem em busca de garantir o último 'bilhete' para a final da Taça de Portugal, depois de, na véspera, o Sporting de Braga ter já carimbado o seu lugar, ao deixar para trás o Nacional, por um categórico resultado agregado de 7-2.

Os dragões estão a passar por um dos momentos de maior estabilidade de toda a temporada, tendo somado por vitórias os quatro últimos encontros, o que lhes permitiu reentrar na luta pelo título de campeões nacionais.

Os minhotos, por seu lado, também conseguiram corrigir aquele que foi um arranque de época, verdadeiramente, 'para esquecer', e encontram-se a atravessar um ciclo de três triunfos consecutivos, colocando-se cada vez mais longe dos lugares de despromoção da I Liga.

O Famalicão-FC Porto será ajuizado por Gustavo Correia, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Famalicão-FC Porto: Primeiro 'assalto' rumo ao sonho... ou à revalidação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ruben Dias vive romance com apresentadora britânica? Eis os rumores

Rúben Dias

Ruben Dias vive romance com apresentadora britânica? Eis os rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Tesla

"Idiotas maquiavélicos escolheram o carro errado para ataque terrorista"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas