A Liga Portugal emitiu um comunicado, esta quinta-feira, a dar conta do planeamento que, à semelhança de épocas anteriores, adotará para a escolha de horários relativa aos jogos da última jornada nas I e II Ligas.
Desde a discussão pelo título às lutas europeias ou a fuga à descida, as contas que ficarem resolvidas entre a antepenúltima e a penúltima jornadas poderão 'aliviar' a sobrecarga de jogos para o mesmo horário.
"Como tal, as marcações dos horários dos jogos têm que seguir uma série de regras, a fim de garantir que todos os envolvidos nas lutas pelo título, qualificação para lugares europeus e Taça da Liga, assim como lugares de promoção e despromoção, partem em pé de igualdade", esclareceu o organismo do futebol português.
Dessa forma, apenas os jogos que contam com objetivos comuns entre equipas candidatas a um determinado lugar ou vaga serão marcados para o mesmo horário na última ronda, para que a decisão se jogue em simultâneo em mais que um campo.
Confira o comunicado na íntegra:
"Para conhecimento das Sociedades Desportivas e demais interessados, vimos transmitir que:
Eventuais alterações ao dia e hora oficial dos jogos da 34ª jornada da Liga Portugal bwin e 34ª jornada da Liga Portugal SABSEG apenas poderão ser analisadas e autorizadas pela Liga após a concretização da 33ª jornada de ambas as competições.
Na fixação do dia e hora dos jogos das competições oficiais, devem ser observadas as seguintes condições:
k) sem prejuízo de casos de força maior, os jogos correspondentes à última jornada de qualquer competição oficial a disputar por pontos devem ser realizados no mesmo dia e à mesma hora.
l) os horários fixos das transmissões televisivas estabelecidos no artigo 89.º do presente Regulamento.
Excetua-se do disposto na alínea k) do número anterior o caso dos jogos, devidamente autorizados pela Liga Portugal, cujos resultados não tenham interferência direta ou indireta na tabela classificativa, em matéria de promoções e despromoções, de obtenção do primeiro lugar, de lugares de posicionamento nas fases da Taça da Liga e de lugares de acesso às competições da UEFA.
Relativamente aos jogos a disputar na última jornada, a Liga Portugal, com vista a permitir a transmissão televisiva direta de jogos, pode autorizar as alterações em bloco de jogos que envolvam todos os clubes que disputem a obtenção de um mesmo objetivo, desde que o resultado desses jogos não possa ter, relativamente a terceiros clubes participantes na mesma competição, qualquer influência nos aspetos classificativos relevantes discriminados no número anterior, devendo esses jogos alterados ser realizados simultaneamente.”
Leia Também: Já há árbitros para os jogos que podem dar o título de campeão ao Benfica