Benfica goleia em Portimão e já prepara festa em Alvalade… ou no sofá

A duas jornadas do final da temporada, os encarnados estão a três pontos do título de campeão.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/05/2023 19:56 ‧ 13/05/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O Benfica colocou-se, ao final da tarde deste sábado, a meros três pontos de distância de conquistar o título de campeão nacional, que lhe escapa já desde 2019, graças ao triunfo conquistado na visita ao Portimonense, por categóricos 5-1.

Os encarnados podem selar as contas da I Liga no próximo fim de semana, em caso de vitória sobre o Sporting, no estádio de Alvalade… ou, quem sabe, até antes. Isto é. no domingo, caso o FC Porto saia derrotado do encontro com o Casa Pia, no Dragão.

‘Montanha-russa’ de emoções em Portimão

O Benfica sabia que as contas do título eram simples de se fazer, pelo que entrou em campo ‘ligado à corrente’, na tentativa de acabar com as dúvidas o mais rapidamente possível… o que acabou por acontecer.

João Neves deu o primeiro sinal de aviso, quando, ao segundo minuto, com um grande remate à entrada da grande área, acertou em cheio no poste. Dois minutos depois, Alejandro Grimaldo não foi tão simpático, e fez mesmo o gosto ao pé.

Após cruzamento largo de Fredrik Aursnes, o espanhol desviou, de primeira. Kosuke Nakamura ainda defendeu, mas Artur Soares Dias aguardou pela indicação do VAR e confirmou que a ação teve lugar já após a linha de golo.

Aos nove minutos, mais um alerta, desta feita, por João Mário, que viu um tento anulado, por posição irregular. Aos 15, Gonçalo Ramos, com um grande pontapé, acertou na barra, e, aos 29, Filipe Relvas marcou… na baliza errada, quando tentava desviar um cruzamento rasteiro.

O Portimonense, por sua vez, foi tentando responder. Carlinhos, com dois remates de longe, e Yony González, com um cabeceamento ‘torto’, tentaram a sorte. Aos 33 minutos, pediu-se penálti por mão na bola de Morato, mas Artur Soares Dias nada assinalou.

Um lance que, ainda assim, teve o condão de ‘despertar’ os algarvios, que, instantes depois, chegaram mesmo ao golo. Após uma jogada de insistência, Pedrão apareceu solto na grande área, a ‘fuzilar’ a baliza à guarda de Odysseas Vlachodimos.

Os homens de Roger Schmidt ‘tremeram’, mas não durante muito tempo, visto que, ainda antes do apito para o intervalo, Gonçalo Ramos recebeu um passe de David Neres, tirou um adversário da frente e atirou para o primeiro golo em quase mês e meio.

Musa entrou... e ‘matou'

O Benfica entrou para a segunda parte como já tinha entrado para a primeira. Isto é, a dominar. Aos 50 minutos, chegou mesmo a fazer o quarto golo, quando Rafa aproveitou uma defesa incompleta Kosuke Nakamura, mas o lance foi invalidado, por fora de jogo.

Daí em diante, os encarnados continuaram a dominar o jogo, até que, aos 86 minutos, Petar Musa entrou… para selar o resultado final, com dois golos de ‘rajada’ Feitas as contas, os líderes da I Liga passam a somar 83 pontos, mais seis do que o segundo classificado, o FC Porto.

Quanto ao Portimonense, que já tinha matematicamente garantida a manutenção, permanece na 13.ª posição, agora, com a companhia do Gil Vicente, que, na véspera, recebeu e bateu o Boavista, também por 3-1.

Momento do jogo: Não havia melhor altura possível para Gonçalo Ramos voltar aos golos. O Benfica ‘tremeu’ ligeiramente após o tento de Pedrão, mas o remate certeiro do internacional português, à beira do apito para o intervalo, deixou claro que não podia haver outro vencedor.

Onzes

Portimonense: Kosuke; Moufi, Tornich, Pedrão, Park, Relvas; Maurício, Carlinhos; Seck, Yony González e Yago Cariello.

Benfica: Vlachodimos; Aursnes, António Silva, Morato, Grimaldo; João Neves, Chiquinho, David Neres; João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Benfica chega à 32.ª jornada da I Liga sabendo que tem, pela primeira vez na presente temporada, a oportunidade de conquistar o título de campeão nacional, que lhe escapa já desde 2019, isto apesar de não depender apenas de si próprio para arrumar com a 'calculadora'.

Para fazerem a festa, os homens de Roger Schmidt terão, não só de vencer na deslocação ao terreno do Portimonense, como ainda torcer por uma derrota do FC Porto na receção ao Santa Clara, ao início da noite de domingo.

O conjunto orientado por Paulo Sérgio, por sua vez, chega bem mais descanso à reta final da temporada, uma vez que garantiu, na passada ronda, a manutenção no principal escalão do futebol português, graças ao empate registado na visita ao Portimonense.

O Portimonense-Benfica irá contar com a arbitragem de Artur Soares Dias, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Portimonense-Benfica: Águia quer que sol algarvio seja luz para o título

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas