Sp. Braga-FC Porto: Prova rainha fecha 'cortina' de 2022/23

Pontapé de saída agendado para as 17h15.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
04/06/2023 07:36 ‧ 04/06/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Chegou o dia mais esperado para Sp. Braga e FC Porto. Este domingo só um deles pode conquistar a Taça de Portugal num jogo que já se tornou num dos duelos mais apetecíveis do futebol português. Os minhotos tentam repetir o feito de há sete anos, quando venceram a prova rainha no Jamor no desempate por grandes penalidades frente ao FC Porto, ao passo que os dragões tentam 'esquecer' o campeonato e juntar a Taça de Portugal à Taça da Liga e à Supertaça, ao mesmo tempo que tentam revalidar o título da temporada passada. 

Os ingredientes são, assim, mais do que muitos e prometem trazer muita emoção ao Jamor, que contará com casa cheia para assistir ao jogo que irá colocar um ponto final na temporada desportiva 2022/23 em Portugal. 

Nas respetivas conferências de imprensa, Artur Jorge e Sérgio Conceição trocaram elogios, mas não deixaram de salientar que as suas equipas vão entrar em campo com o objetivo de vencer, custe o que custar. 

A final da Taça de Portugal tem pontapé de saída agendado para as 17h15 e será dirigida pelo árbitro João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga. 

Treinadores em discurso direto 

Artur Jorge

Ganhar a Taça coloca o Braga como quarto grande em Portugal? Precisamos de ganhar muitas vezes. Temos mais de 100 anos de história e três Taças de Portugal conquistadas. Temos de conquistar troféus para ter essa afirmação. A verdade é que temos um ciclo de vida mais curto do que Benfica, FC Porto e Sporting. Têm uma história mais longa do que a nossa. Há uns anos a esta parte, a história catapultou-nos para os lugares de cima e temos agora um carimbo de qualidade. É isso que queremos continuar a fazer. A conquista do troféu vai-nos valorizar enquanto clube, mas a não conquistar não nos vai anular tudo o que fizemos até agora. Temos de ser pacientes, perceber que temos um caminho longo para percorrer e de forma serena, onde a palavra ambição faça parte. Temos de ser fiéis à determinação que mostrámos esta época. Batemos todos os recordes do Sporting de Braga na I Liga e estamos a fazer uma época extraordinária. É neste caminho que queremos crescer e colocar o Sporting de Braga noutros patamares.

Jogo mais importante da sua carreira? Se não o quiser considerar como o mais importante, é um jogo com um simbolismo muito forte e uma carga emocional muito grande. A minha família alugou um autocarro para virem juntos e disfrutar. Eu também já vim como adepto. Terei cá muita gente. Teremos os nossos incondicionais adeptos também. Para mim será o primeiro título que posso conquistar. Tenho jogadores que já conquistaram títulos e isso dá-me confiança. Seria fantástico terminar a minha primeira época como terminámos na I Liga e com a Taça.

FC Porto favorito para amanhã? Diria que temos iguais condições para ganhar o jogo amanhã. Em termos motivacionais e da capacidade de uma e outra equipa, não creio que haja condições para dizer que existe maior favoritismo. Procuraremos ser competentes e competitivos para podemos ganhar o troféu.

Sérgio Conceição

FC Porto com mais responsabilidade do que Sp. Braga? Cada jogo tem a sua história. É uma final que vai ficar decidida amanhã. Em relação à responsabilidade, ouvi a conferência do meu colega [Artur Jorge] e, como ele admitiu, é 50/50. A distância entre os dois clubes é muito menos que há alguns anos. Estamos a falar de um treinador que bateu recordes no Sporting de Braga, que fez um excelente campeonato. Nós fizemos um campeonato muito bom, mas não foi excelente, não o ganhámos.

Ganhar a Taça salva a época? Isso não existe. Podemos acabar a época com três títulos dos quatro nacionais. É nisso que pensamos. Trabalhámos da mesma forma. Desde o jogo frente ao Anadia até ao de amanhã, a forma de estar foi a mesma. O espírito foi o mesmo.

Preparação do duelo: É um campo teórico. Os jogos mais acessíveis não o foram e nos jogos ditos mais complicados demos uma outra resposta. Cada jogo é um jogo. A estratégia que temos, aliada ao estado emocional, vai ser importante. Está tudo relacionado com a ambição da equipa, não quem tem mais ou menos, mas sim por quem está habituado a ganhar, que acresce essa vontade. Amanhã é como se fosse o primeiro título para nós.
 
 

Últimos resultados

Sp. Braga: VEVDV

FC Porto: VVVVV

Últimos onzes 

Sp. Braga: Tiago Sá, Víctor Gómez , Sikou Niakaté, Paulo Oliveira, Joe Mendes, Bruma, Al Musrati, Pizzi, Álvaro Djaló, Abel Ruiz, Ricardo Horta.

FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Pepe, Iván Marcano, Wendell, Otávio, Matheus Uribe, Stephen Eustáquio, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Evanilson.

Ausentes 

Sp. Braga: Sequeira (lesionado); Tormena e Borja (em dúvida).

FC Porto: João Mário e Fernando Andrade (lesionados). 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas