A seleção nacional de sub-19 garantiu o acesso à final do Europeu de sub-19, esta quinta-feira, ao golear a Noruega (5-0) nas 'meias' da prova, em Malta, aguardando agora pelo desfecho do jogo entre Espanha e Itália para conhecer o adversário da final, agendada para este domingo.
Logo a abrir a partida, Gustavo Sá - que se destacou no Famalicão - aproveitou o erro do guardião Magnus Ree e inaugurou o marcador com apenas quatro minutos de jogo decorridos, abrindo caminho a uma goleada num duelo sem grandes dificuldades para a equipa de Joaquim Milheiro.
Ainda dentro dos primeiros 20 minutos, Hugo Félix, do Benfica, assumiu a responsabilidade de converter uma grande penalidade por bola no branco e, aos 17 minutos, ampliou a vantagem, antecedendo o terceiro, apontado por Rodrigo Ribeiro, do Sporting, em cima da meia hora de jogo, sem mais alterações até ao intervalo.
A seleção orientada pelo português Luís Pimenta ainda procurou reagir no segundo tempo, aproveitando um período de menor 'avalanche' ofensiva por parte da equipa das quinas, mas as dúvidas rapidamente foram dissipadas com os golos de Rodrigo Ribeiro (66') e Carlos Borges (69').
Os sub-19 de Portugal estão de regresso à final do Europeu, onde estiveram pela última vez em 2019, com derrota frente à seleção espanhola (2-0), precisamente um adversário que disputa, ainda esta quinta-feira, o acesso à final juntamente com a Itália.
De referir que, antes dessa final perdida, Portugal venceu pela primeira (e única) vez a prova no ano anterior, em 2018, ao bater, curiosamente, a Itália (4-3, após prolongamento).
[Notícia atualizada às 18h54]
Leia Também: Euro sub-19. Portugal 'é cá da Malta' e espera por adversário nas 'meias'