O Sporting de Braga deu um passe de gigante rumo ao play-off de acesso à Liga dos Campeões, após vencer o Backa Topola, por 3-0, num duelo relativo à primeira mão da 3.ª pré-eliminatória.
Com mais de 22 mil adeptos nas bancadas, os pupilos de Artur Jorge superiorizaram-se, e de que maneira, perante o vice-campeão da Sérvia, orquestrando uma primeira parte digna de 'quadro'. Logo aos 8 minutos, nota para uma jogada de insistência do conjunto minhoto, primeiro com remate de Ricardo Horta contra um adversário e depois com finalização de Bruma. Bruma que se assumiu como um 'todo-o-terreno', sendo muitas vezes apanhado em 'excesso de velocidade'.
Os sérvios não tiveram pernas para o avançado português de 28 anos que, aos 17 minutos, quebrou o nulo na Pedreira, na sequência de um remate na diagonal a bater Ilic. Dois minutos volvidos, passe de Abel Ruiz a isolar Pizzi que finalizou na cara do guarda-redes. Até ao fim da etapa inicial, o Sp.Braga não deixou de carregar no acelerador e por várias ocasiões tive o terceiro golo na 'bandeja'.
Na etapa complementar, a velocidade diminiu, as oportunidades minguaram, porém os arsenalistas tiveram sempre o domínio do encontro. E, aos 87 minutos, surgia mesmo a estocada no jogo e, quiçá, na eliminatória. Álvaro Djaló recebeu de Al Musrati, rodou e com calma levantou a cabeça e colocou a bola no fundo da baliza para o 3-0. Recordar que a segunda mão desta eliminatória joga-se em solo sérvio daqui a uma semana, a 15 de agosto. Caso o Sp. Braga saia vencedor deste embate terá pela frente o vencedor do confronto entre Marseille e Panathinaikos
Onze do Sp. Braga: Matheus; Víctor Gómez, José Fonte, Niakaté e Borja; Al Musrati e Vítor Carvalho; Pizzi, Ricardo Horta e Bruma; Abel Ruiz.
Onze do Backa Topola: Veljko Ilic; Cvetkovic, Calusic, Dordevic e Petrovic; Dakovac, Stojic e Kuveljic; Jovanovic; Rakonjac e Panovic.
Antevisão: O Sporting de Braga defronta, esta terça-feira, o Backa Topola, na Pedreira, a partir das 20 horas, num duelo relativo à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a cuja fase de grupos tenta chegar pela terceira vez.
Para repetir o feito, os pupilos de Artur Jorge têm que eliminar o vice-campeão sérvio e disputar ainda um play-off, que sairá da eliminatória entre o Panathinaikos e o Marseille.
Se ultrapassarem os sérvios, os bracarenses vão jogar a primeira mão do play-off em casa, em 22 ou 23 de agosto, e a segunda mão fora, em 29 ou 30 de agosto, sendo que o vencedor garantirá uma vaga na fase de grupos da Champions, em que já estão Benfica e FC Porto.
Leia Também: Sp. Braga-Backa Topola: Corrida aos milhões começa na Pedreira