Erros custam caro e Boavista atira Benfica ao tapete no arranque da Liga

Expulsão de Musa, penálti e golo em cima do apito final marcaram a noite no Bessa. Petit quebra 'maldição' e vence Benfica pela primeira vez na carreira como treinador.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
14/08/2023 22:52 ‧ 14/08/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Boavista recebeu e derrotou, esta segunda-feira, o Benfica (3-2), em jogo de encerramento da 1.ª jornada da nova edição da I Liga. As águias até estiveram em vantagem por duas ocasiões, mas foram ao 'tapete' numa noite de grande festa para os adeptos axadrezados no Bessa. 

As águias iniciaram, assim, a defesa pelo título da pior maneira e com uma entrada em falso. Para tal contribuíram as expulsões de Musa (50') e uma grande penalidade cometida por António Silva já em cima dos 90 minutos. Por seu turno, Petit quebrou a 'maldição' e venceu, pela primeira vez, o Benfica na sua carreira enquanto treinador ao fim de 18 confrontos. 

Filme do jogo

Roger Schmidt decidiu operar duas mexidas no onze, deixando Ristic e João Mário no banco para lançar o reforço Jurásek e o ponta de lança Musa. No entanto a entrada dos encarnados ficou aquém do esperado. 

Por seu turno, o Boavista entrou em campo com vontade de encostar o Benfica às cordas, mas a pressão exercida pelos comandados de Petit depressa... perdeu força. As águias igualaram o nível de intensidade e aos poucos foram consolidando o seu jogo, conseguindo mesmo chegar ao golo ainda antes da meia hora de jogo. Aos 22 minutos, Rafa Silva meteu o 'turbo' para rasgar a defensiva axadrezada e assistiu Ángel Di María (outra vez ele, sim), que abriu assim as contas do marcador no Bessa.

O golo deixou o Benfica mais confortável e desmoralizou o Boavista, que ia perdendo gás com o avançar dos ponteiros do relógio. As águias tentavam explorar os flancos, mas a noite não estava a ser de grande inspiração para os laterais Jurásek e Bah, que tardavam em servir Musa da melhor maneira.

Ao final dos primeiros 45 minutos a vantagem encarnada ajustava-se face aos acontecimentos registados até então.

A segunda parte foi completamente diferente e ficou marcada pela expulsão de Petar Musa logo aos 50 minutos. O avançado croata chegou tarde a um lance com Abascal e acabou por acertar em cheio no tornozelo do adversário. O árbitro António Nobre estava bem posicionado e não teve dúvidas em mostrar o cartão vermelho direto ao ponta de lança do Benfica.

Logo a seguir o Boavista aproveitou a vantagem numérica para restabelecer a igualdade. Na sequência do livre indireto, eis que a bola sobrou para Róbert Bozeník (55'), que, à segunda, bateu Odysseas, deixando o Bessa ao rubro.

Roger Schmidt não perdeu tempo em tentar equilibrar a equipa e retirou Ángel Di María, que não ficou muito satisfeito, para lançar Morato.

O Benfica foi em busca de novo golo que devolvesse a vantagem, e Rafa ficou muito perto de marcar, acertando na trave, num lance que as águias até ficaram a pedir grande penalidade por alegada mão de Filipe Ferreira. O árbitro esperou pelo VAR, que mandou seguir jogo.

Rafa tinha deixado um primeiro aviso e aos 75 minutos não perdoou. O avançado português desmarcou Jurásek, que cruzou rasteiro para Kokçu atirar para defesa apertada de João Gonçalves. João Neves fez a recarga de cabeça, o guardião axadrezado voltou a impedir que a bola entrasse na baliza, mas Rafa acabou com o momento de brilho de João Gonçalves e meteu a bola no fundo das redes.

Só depois de estar novamente em desvantagem é que o Boavista foi novamente em busca de mais e tentou, aí sim, tirar frutos do facto de ter mais um homem em campo do que as águias.

Schmidt tentou evitar uma possível quebra física da equipa e operou uma tripla alteração para os minutos finais: Rafa, Kokçu e João Neves saíram para dar lugar a David Neres, Chiquinho e Florentino Luís.

A história do jogo estava, porém, longe de estar escrita e o Boavista voltaria a empatar a partida em cima do minuto 90. Odysseas precipitou-se numa saída da baliza, deixou a baliza à mercê de De Santis e António Silva viu-se obrigado a derrubar o adversário em falta, originando uma grande penalidade. Bruno Lourenço não tremeu na marca do castigo máximo e converteu o penálti em golo.

Antes do apito final, o Boavista tirou máximo proveito da vantagem numérica, e de alguma desorientação por parte dos jogadores encarnados, e chegou ao golo da vitória. Bozeník (90'+13) voltou a ficar na cara de Odysseas e não perdoou, oferecendo o triunfo perante o delírio dos adeptos no Bessa. 

Momento do jogo: A expulsão de Musa mudou o rumo dos acontecimentos. O jogo parecia estar bem encaminhado para o Benfica, mas as coisas mudaram radicalmente a partir do momento em que o avançado croata recebeu ordem de expulsão. 

Equipas iniciais 

ONZE DO BOAVISTA: João Gonçalves; Chidozie, Rodrigo Abascal, Bruno Onyemaechi, Pedro Malheiro; Sebastián Pérez, Morais, Miguel Reisinho, Makouta; Róbert Bozeník e Salvador Agra.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Alexander Bah, António Silva, Otamendi, Jurásek; Kokçu, João Neves, Di María, Aursnes; Rafa Silva e Musa. 

Antevisão

Menos de uma semana depois de conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira, o Benfica inicia a defesa do título de campeão nacional esta segunda-feira, com a deslocação ao reduto do Boavista, em jogo de encerramento da jornada inaugural da I Liga. As águias são os últimos dos 'três grandes' a entrar em ação e querem evitar qualquer tipo de deslize indesejado no Bessa. 

Num recinto tradicionalmente complicado para qualquer equipa, o Benfica terá de estar ao melhor nível, tal como Roger Schmidt alertou na antevisão da partida. Do outro lado estará um Boavista preparado para encontrar um adversário que chega moralizado pela conquista do primeiro troféu da temporada 2023/24. 

O pontapé de saída está agendado para as 20h45 e António Nobre é o árbitro escolhido para dirigir o encontro no Bessa. 

Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida entre Boavista e Benfica no Desporto ao Minuto

Leia Também: Gonçalo Ramos aborda saída do Benfica e faz promessa ao PSG: "Espero..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis as mensagens dos filhos de Sérgio Conceição no Dia do Pai

Portugal

Eis as mensagens dos filhos de Sérgio Conceição no Dia do Pai

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira falha Grande Prémio das Américas

MotoGP

Miguel Oliveira falha Grande Prémio das Américas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas