Todos contra um. Espanha reclama em uníssono a 'cabeça' de Rubiales

O país vizinho une-se contra o machismo e a misoginia e aponta baterias a destituir do cargo um dos seus grandes impulsionadores, o ainda presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
24/08/2023 16:21 ‧ 24/08/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

A paciência tem limites e esgotou-se num beijo que parece eterno. O beijo de Luis Rubiales a Jenni Hermoso feriu não só um país, como um continente. Um Velho Continente onde reclamamos a gritos a igualdade de género, mas em que várias personalidades continuam a prejudicar a evolução dos tempos e a proliferar o machismo e a misoginia.

As atitudes de Luis Rubiales, após o triunfo da seleção espanhola no Mundial Feminino, em Sidney, fizeram ver que este dirigente está a mais no desporto e que o único caminho a seguir passa pela sua demissão. Todos se uniram nesta premissa e apenas o ainda líder da RFEF poderá ver algo de diferente em algo que é "inaceitável" e para as quais as "desculpas não são suficientes".

O ainda chefe de governo do país vizinho, Pedro Sánchez, foi claro e frisou que há ainda muito a fazer: "As jogadoras fizeram de tudo para ganhar, mas houve alguns comportamentos, como o do Sr. Rubiales, que mostram que no nosso país ainda há um longo caminho a percorrer em termos de igualdade e respeito entre mulheres e homens".

Jenni Hermoso quebra silêncio e pede "medidas exemplares" contra Rubiales

Jogadora pronunciou-se em comunicado do sindicato FUTPRO.

Notícias ao Minuto | 18:16 - 23/08/2023

A dimensão do 'icebergue' de Rubiales

Rubiales quer normalizar algo que, afinal, nunca normalizou. Considera normal beijar na boca Jenni Hermoso? Então por que razão nunca beijou na boca a Rodri, Gavi ou Pedri, após a mais recente conquista da Liga das Nações? Rubiales agarra uma jogadora pelas pernas, sem qualquer tipo de consentimento, mas alguma vez decidiu agarrar o corpo de Unai Simón e pendurá-lo às costas? Como pode um dirigente, que ocupa um cargo tão importante,  pode arranjar justificação para o facto de agarrar as partes baixas, após esta conquista da Roja? E fê-lo tendo a Rainha Letizia e a infanta Sofia ao seu lado. Será que para Rubiales serão comportamentos assim tão normais?

Várias personalidades já responderam a estas perguntas e torna-se até difícil enumerar em um só artigo o lençol de palavras condenatórias contra Luis Rubiales.  Em declarações ao La Sexta, o presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, foi claro: "Todos devemos ter consciência do que fazemos e dizemos. Ele terá de fazer o que achar conveniente, mas penso que o mais correto é apresentar a sua demissão". Ancelotti, por exemplo, foi ainda mais longe.

"É uma questão muito sensível, penso que, como cidadão e como a maioria das pessoas, tenho de dizer que foi um comportamento que não me agradou nada, obviamente. Penso que há entidades que vão decidir isto [a sua continuidade no cargo]. Mantenho o que disse antes, não sei se ele se vai demitir ou não, acho que vão tomar a decisão mais adequada e pronto", frisou o treinador do Real Madrid.  No que diz respeito ao universo dos futebolistas, Isco Alarcón foi o primeiro jogador a pronunciar-se publicamente. À saída do treino, o jogador do Real Betis foi categórico: "Se não foi consentido, é um abuso de poder. Envio todo o meu apoio à Jenni".

O caso Rubiales excede as fronteiras do país vizinho e também a FIFA colocou a 'boca no trombone', para anunciar que abriu um processo disciplinar ao ainda líder da RFEF. "Os incidentes podem constituir a violação do artigo 13, parágrafo 1 e 2, do código disciplinar da FIFA", avisa o organismo que rege o futebol mundial. 

FIFA abre processo disciplinar a Luis Rubiales após beijo polémico

Presidente da RFEF pode ter infrigindo o "artigo 13, parágrafo 1 e 2, do código disciplinar da FIFA".

Notícias ao Minuto | 13:08 - 24/08/2023

Rafa Benítez, Imanol, Michel, e tantos outros treinadores, seguiram pelo mesmo rumo, mas ganhou notoriedade a reação de Javier Tebas, presidente da La Liga e inimigo crónico de Rubiales. Os seus confrontos nos últimos anos têm sido numerosos e Tebas publicou esta quinta-feira no Twitter uma imagem enigmática que muitos interpretam como uma mensagem subliminar à atual situação de Rubiales. 

Qual será o final da história?

Uma das perguntas que se repete e que parece difícil ainda descobrir resposta tão sólida. Do poder político já surgiram um 'camião de vozes' a mostra a Rubiales dois caminhos: a demissão imediata ou uma suspensão exemplar.

O CDS (Conselho Superior do Desporto) aguardará a Assembleia Geral da RFEF, agendada para esta sexta-feira, se esta se realizar, para ver qual será o resultado da mesma e do relatório do organismo com os resultados da sua investigação interna. Esse resultado, como salientou o Ministro dos Desportos espanhol, Miquel Iceta, "deve estar à altura. Não podemos olhar para o outro lado. O Governo não o vai fazer".

Se Rubiales continuar a não dar um passo firme e convincente, o CSD atuará. Tem quatro queixas em cima da mesa (de Miguel Ángel Galán, do partido Sumar, Liga F e AFE) e vai estudá-las para ver se a lei foi violada e se pode ser levada ao TAD, que o poderá desqualificar entre dois e 15 anos. A sanção exigida e que se reclama a gritos. O silêncio e o 'nada fazer' não podem voltar a ser a solução.

Das orgias à corrupção. Rubiales coleciona inimigos e... escândalos

O presidente da Federação espanhola está há muito tempo na corda bamba, mas tem sido um sobrevivente. Talvez, agora, o beijo a Jenni Hermoso seja a gota de água.

Ricardo Santos Fernandes | 13:59 - 23/08/2023

Leia Também: Real Madrid em 'guerra aberta' com a Liga espanhola

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Cristiano Ronaldo

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas