Com quatro vitórias em quatro jornadas, novo triunfo no Grupo J, desta vez em Bratislava, deixa Portugal com um registo inédito em apuramentos, tanto para Mundiais como para Europeus.
O novo selecionador Roberto Martínez já igualou o feito que pertencia a António Oliveira, na qualificação para o Euro1996, com quatro vitórias no arranque do Grupo 6, e pode agora fazer história ao 'leme' da seleção portuguesa.
A equipa das 'quinas' chega a esta fase depois de triunfos sobre Liechtenstein (4-0), Luxemburgo (6-0), Bósnia-Herzegovina (3-0) e Islândia (1-0) e pode fazer história na Eslováquia.
Em Reiquiavique, Portugal ficou a instantes do nulo, e de falhar o registo histórico da seleção de António Oliveira, mas Cristiano Ronaldo, na sua 200.ª internacionalização, fez o golo da vitória já perto do fim (89 minutos).
No apuramento para o Euro1996, Portugal começou com vitórias fora de portas, na Irlanda do Norte (2-1) e Letónia (3-1), e manteve o gosto pelos triunfos frente à Áustria (1-0) e Liechtenstein (8-0).
A quinta vitória consecutiva acabou por 'voar' em Dublin, com a República da Irlanda a bater a seleção lusa por 1-0.
Portugal confirmou mais tarde a presença na fase final do Europeu, que decorreu em Inglaterra, chegando aos quartos de final, com a uma equipa de ficou conhecida como a 'geração de ouro'.
Vítor Baia, Fernando Couto, Paulo Sousa, Rui Costa e Luís Figo são alguns dos nomes que faziam parte dessa seleção portuguesa.
O Eslováquia-Portugal está agendado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Nacional, em Bratislava, e terá arbitragem do sueco Glenn Nyberg.
Três dias depois, na segunda-feira, Portugal recebe no Algarve o Luxemburgo.
Após quatro jornadas, a seleção nacional lidera o Grupo J, com 12 pontos, somando apenas vitórias, à frente da Eslováquia, segunda classificada, com 10, e do Luxemburgo, terceiro, com sete. Bósnia-Herzegovina e Islândia somam três pontos, enquanto o Liechtenstein continua a zero.
Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Campeonato da Europa, que vai decorrer no próximo ano, na Alemanha.
Leia Também: "Portugal é claramente favorito frente à Eslováquia, mas..."