A Associação de Futebol Polaca anunciou, esta quarta-feira, que Fernando Santos "cessou as suas funções como selecionador da Polónia". O treinador português de 68 anos não resistiu aos maus resultados, depois de ter assumido o comando técnico no início deste ano.
"Apesar da nossa relação acabar aqui, estou grato por ter liderado a seleção da Polónia e desejo o melhor para o futuro da seleção e para todos aqueles que me receberam enquanto aqui vivi", afirmou Fernando Santos, citado pelos canais oficiais da PZPN.
Fernando Santos deixa o cargo após seis partidas, ao cabo das quais somou três vitórias e outras tantas derrotas. A 'gota de água' foi o desaire diante da Albânia, por 2-0, que deixa a Polónia no penúltimo lugar do Grupo E da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo.
Marek Papszun (recentemente demitido do banco do RKS Raków, adversário do Sporting na fase de grupos da Liga Europa) é apontado como o favorito à sucessão, seguido de Maciej Skorza (do Urawa Red Diamonds) e Michal Probierz (timoneiro dos sub-21).
Na 'calha' estão, ainda, Adam Nawalka (que comandou a Polónia, entre 2013 e 2018, e que foi preterido em detrimento de Fernando Santos, em 2022), Jacek Magiera (do Slask Wroclaw) e, finalmente, Jan Urban (do Górnik Zabrze).
O presidente da PZPN já deixou a garantia que o nome do sucessor de Fernando Santos será anunciado em "breve".
[KOMUNIKAT]
— PZPN (@pzpn_pl) September 13, 2023
Polski Związek Piłki Nożnej informuje, że z dniem 13 września 2023 roku trener Fernando Santos przestał pełnić obowiązki selekcjonera reprezentacji Polski.
Szczegóły... ⤵️
[Notícia atualizada às 16h38]