A FIFA esclareceu, num conjunto de perguntas e respostas revelado durante a noite desta sexta-feira, que o Mundial'2030 conta já com seis seleções qualificadas para a sua fase final. Tratam-se Portugal, Espanha, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai.
"Marrocos, Portugal e Espanha, como anfitriões do torneio, e Uruguai, Argentina e Paraguai, como anfitriões das celebrações do centenário, qualificar-se-ão automaticamente a partir da quota de atribuição de vagas das respetivas confederações", referiu a FIFA, numa decisão que será oficializada num Congresso Extraordinário a realizar em 2024.
Neste primeiro esboço no que toca à orgânica da prova, o organismo liderado por Gianni Infantino revela que Campeonato do Mundo de 2030 arranca nos dias 8 e 9 de junho, com os denominados 'jogos inaugurais' de Uruguai (Montevideo), Argentina (Buenos Aires) e Paraguai (Assunção), que celebrará o centenário da competição que se iniciou em 1930 em solo uruguaio.
A FIFA adiantou ainda parte do cronograma da competição, garantindo que o calendário de jogos será "adaptado" para proporcionar dias de descanso às equipas envolvidas na celebração do centenário na América do Sul.
"Os três jogos disputados na América do Sul serão antecipados alguns dias antes dos jogos oficiais de abertura do Campeonato do Mundo, que será disputado em Marrocos, Portugal e Espanha", lê-se no mesmo conjunto de perguntas e respostas.
O arranque oficial da prova acontece dias depois, a 13 ou 14 de junho, com a cerimónia de abertura e os primeiros encontros da prova, em cidades e estádios por definir. Em 15 e 16 de junho, jogar-se-ão as respetivas partidas das restantes seleções dos grupos do Uruguai, Argentina e Paraguai, sem ficar esclarecido ser as partidas vão decorrer na Península Ibérica ou em Marrocos.
Já a final do Campeonato do Mundo está agendada para 21 de julho de 2030, domingo, 45 dias depois do início. Será o Mundial mais longo da história, superando os 36 dias previstos para o Mundial'2026 e que decorrerá nos EUA, Canadá e México.
A FIFA garantiu, ainda, que irá tomar todas as medidas necessárias para "mitigar o impacto ambiental" da competição que contará com um total de 101 jogos.
Eis o esboço do calendário divulgado pela FIFA:
- Sábado e domingo, 8 e 9 de junho de 2030: cerimónia de celebração do centenário e primeiros jogos do Uruguai em Montevideu, da Argentina em casa e do Paraguai em casa.
- Quinta-feira e sexta-feira, 13 e 14 de junho de 2030: cerimónia de abertura e jogo(s) de abertura do Campeonato do Mundo da FIFA 2030.
- Sábado e domingo, 15 e 16 de junho de 2030: Primeiros jogos das outras seleções dos grupos do Uruguai, Argentina e Paraguai.
- Sexta-feira e sábado, 21 e 22 de junho de 2030: segundos jogos de todas as equipas dos grupos do Uruguai, da Argentina e do Paraguai.
- Domingo, 21 de julho de 2030: Final do Campeonato do Mundo da FIFA 2030.
Leia Também: Tebas critica modelo inédito do Mundial'2030: "É um pouco estranho..."