Constantemente de 'casa às costas'. É assim que o Raków, da cidade de Częstochowa, se divide entre o campeonato polaco e a Liga Europa, já que o estádio da casa do clube tem apenas 5 mil lugares e não atinge as exigências da UEFA para as competições europeias. Por isso, joga noutro estádio em Sosnowiec.
O jornal polaco Weszlo conta como tudo se processa. Pouco mais de 30 pessoas têm de cumprir tarefas indicadas pelos delegados da UEFA durante três dias. Trabalham de 15 a 16 horas por dia.
Em entrevista ao jornal, Michał Szprendałowicz, o director-geral do Raków, e Michał Siara, o diretor do departamento de logística falam sobre os preparativos para os encontros realizados sob a égide da federação europeia.
O presidente do clube diz que a preparação no estádio de Sosnowiec começa na segunda-feira, cinco dias antes do embate com o Sporting. "Começamos por preparar toda a decoração do estádio em conjunto com a UEFA. Várias partes das bancadas, corredores e balneários devem ser decorados com imagens da Liga Europa ou, como acontecia antes do primeiro jogo contra o Copenhaga, com a imagem da Liga dos Campeões. Para isso, pessoas da UEFA vêm à Polónia para fazer tudo isto. Isto é feito sob a supervisão do nosso clube, mas tudo é finalizado por pessoas enviadas pela UEFA. O nosso balneário está excluído, pois nós próprios decoramos com as nossas cores, slogans, fotos, etc." confessa Szprendałowicz.
O objetivo, segundo o diretor do departamento de logística, é fazer com que os jogadores se sintam em casa. Mas transferir as instalações em três dias, é muito duro, de acordo com o mesmo responsável.
"Se jogássemos em Częstochowa tudo seria mais simples. Não teríamos que perder tempo, por exemplo, com deslocações. Em Sosnowiec, muitas vezes também temos que contar com a ajuda da população local do Parque Desportivo Zagłębiowski, porque não conhecemos todo o estádio. O Parque ArcelorMittal é bastante específico. Não existe uma maneira fácil de passar de um setor para outro. É preciso cartões de acesso para tudo. Algumas portas só são abertas pela segurança. Os elevadores também só funcionam com cartões. É bastante problemático quando temos de correr por todo o estádio para resolver o assunto mais simples", admite Michał Siara.
O Sporting joga com o Raków, campeão polaco na época passada, a partir das 17h45. O encontro conta para o Grupo D da Liga Europa.
Leia Também: Rakow-Sporting: Dia de 'matar o borrego' em solo polaco