No campeonato, a equipa de Rúben Amorim somou nove triunfos e apenas um empate, na quarta ronda, frente ao Sporting de Braga (1-1), empreendendo, desde então, seis vitórias seguidas.
Os 'leões' entraram no campeonato com uma vitória em casa frente ao Vizela (3-2), precisamente o mesmo resultado registado na receção da última jornada ao Estrela da Amadora, numa época em já venceram seis jogos pela margem mínima, sendo os restantes as visitas a Casa Pia (2-1) e Farense (3-2) e as receções ao Famalicão (1-0) e Arouca (2-1).
Nos quatro jogos disputados fora, apenas por uma vez a equipa de Rúben Amorim não sofreu golos, frente ao Boavista (2-0), na nona jornada, mas marcou em todas, casa e fora.
O Sporting esteve sempre no grupo que liderava o campeonato desde o início, mas assumiu o primeiro lugar isolado após a sétima jornada, beneficiando da derrota do FC Porto no terreno do Benfica, para ficar sozinho na frente.
No dérbi da capital, agendado para domingo, pelas 20:30, no Estádio da Luz, o Sporting, que soma 28 pontos, entra em campo com uma vantagem de três em relação ao campeão nacional, com o FC Porto em terceiro, já a seis.
O Sporting tem nesta altura mais nove pontos do que tinha a época passada depois de 10 jornadas (19), num registo ligeiramente superior ao que conseguiu nas temporadas 2021/22 e 2020/21 (ano em que conquistou o título), somando na altura 26 pontos, com oito vitórias e dois empates.
Na época passada, com Amorim e Roger Schmidt no comando dos rivais, o Sporting empatou 2-2 na visita ao Benfica, resultado que também se registou na receção dos 'leões' às 'águias'.
Já em 2021/22, o Sporting venceu na Luz (3-1), mas foi derrotado no Estádio José Alvalade (2-0), numa época em que os 'verde e brancos' bateram os 'encarnados' na final da Taça da Liga (2-1), em Leiria.
Esta época, o Sporting tem no avançado sueco Viktor Gyökeres uma das principais figuras, somando já seis golos e três assistências na I Liga, com Paulinho, nem sempre titular, a ter os mesmos golos apontados, um registo melhor do que em todo o campeonato da época passada, que terminou com cinco tentos.
Além dos dois pontas de lança, os 'leões' têm beneficiado do 'brilho' do inglês Marcus Edwards e de Pedro Gonçalves, mesmo sem a pontaria habitual, e da combatividade a meio-campo de Morita e de Hjulmand, na frente de um trio defensivo nem sempre seguro, com Ricardo Esgaio e Nuno Santos nas alas.
Se no campeonato o Sporting ainda não perdeu, nas restantes competições regista apenas um desaire, na receção aos italianos da Atalanta, em jogo da Liga Europa, com um total de 13 vitórias, dois empates e uma derrota nos 16 jogos oficiais disputados, marcando em todas as partidas.
Na quinta-feira, os 'leões' baterem os polacos do Rakow (2-1), em jogo da Liga Europa, enquanto o Benfica, que vai ter mais um dia para preparar o dérbi, foi derrotado na quarta-feira pela Real Sociedad (3-1) e já não tem hipótese de seguir em frente na Liga dos Campeões.