Manchester City e Chelsea correm sérios riscos de vir a ser despromovidos do principal escalão do futebol inglês, na sequência do escrutínio de que as contas de ambos têm vindo a ser alvo, ao longo dos últimos meses, por suspeitas de irregularidades.
Esta é, pelo menos, a opinião dos especialistas, na sequência da dedução de dez pontos imposta pela Premier League ao Everton (a maior alguma vez imposta a um clube), devido a uma violação dos regulamentos do fair-play financeiro.
Neste lote encontra-se Stefan Borson, um advogado que chegou a trabalhar com os campeões europeus em título, e que, através das redes sociais, alertou para o sinal que este 'pesado' castigo pode significar para ambos os 'colossos' ingleses.
"Sem ver o julgamento, uma dedução de dez pontos ao Everton parece-me severa para uma simples violação do fair-play financeiro. Mas reforça que as sanções a Manchester City (a ser provado) e, agora, Chelsea (se foram acusados e admitirem pagamentos não declarados) serão, potencialmente, causadoras de despromoção", referiu.
"Uma coisa é certa, dada a escala desta sanção desportiva, o cálculo do Chelsea (na minha opinião) de que poderá violar os regulamentos da Premier League e ser, simplesmente, multado como consequência de fazer negócios, deve merecer uma reconsideração urgente e imediata", prosseguiu.
"A janela de janeiro pode ser interessante. Mesmo no melhor caso, já não podem depender de ser capazes de convencer uma comissão independente a aceitar os pagamentos da Covid-19 e das sanções como ajustamentos excecionais (ao nível do que estava planeado).
Uma visão partilhada pelo jornal britânico The Times, que sublinha que "a despromoção parece, agora, uma possibilidade muito real para Manchester City e Chelsea", caso venham a ser considerados culpados das infrações de que estão a ser investigados.
Without seeing the judgment/award -10 points for Everton feels harsh for a straightforward FFP breach to me. But reinforces that sanctions against City (if proven) and now Chelsea (if charged and admitted on the off-books payments) will be potentially relegation inducing.
— slbsn (@slbsn) November 17, 2023
Leia Também: 'Bomba' na Premier League. Everton castigado com dedução de 10 pontos