Sp. Braga reage à decisão do TJUE: "De forma alguma valida a Superliga"

Clube minhota faz tomada de posição e diz estar ao lado da ECA.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
21/12/2023 14:25 ‧ 21/12/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Superliga Europeia

O Sp. Braga reagiu, na tarde desta terça-feira, à decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia no diferendo que a Superliga Europeia mantém com UEFA e FIFA desde que foi lançada por 12 dos maiores clubes do continente, em abril de 2021. Em nota oficial, os minhotos frisam que a mesma "de forma alguma valida ou legitima a chamada Superliga". 

"O SC Braga reafirma o seu compromisso em colaborar, no plano da ECA e ao lado de centenas de outros clubes, para manter os valores que definem o futebol europeu. Essa garantia é neste momento assegurada pela parceria sólida que os clubes, via ECA, mantêm com a UEFA", pode ler-se no comunicado dos minhotos. 

"Há princípios fundamentais que não devem ser colocados em causa: as competições nacionais são a base da paixão dos adeptos e devem, por isso, ser protegidas. O direito de progredir nos diversos patamares competitivos, que se joga em campo, encerra outra garantia: a da solidariedade no financiamento da formação do talento do futuro", referiu o antigo árbitro.

Recorde-se que o TJUE considerou contrária à legislação europeia a decisão da FIFA e da UEFA de proibir futebolistas e clubes de participarem em competições privadas, tal como a Superliga proposta em 18 de abril de 2021.

O mais alto órgão administrativo da UE considerou que a UEFA e a FIFA abusaram da sua "posição dominante" na sua ação contra a criação da controversa Superliga de futebol.

Real Madrid e Barcelona são os resistentes entre os 15 fundadores do projeto original -- apesar de só terem sido revelados 12 -, que preconizava uma competição com 20 clubes, que foi contestada por diversos quadrantes, desde as estruturas da modalidade até aos governos nacionais, passando pelos próprios adeptos.

Em outubro de 2022, foi criada a empresa A22, promotora do projeto, que readaptou o plano inicial, em fevereiro de 2023, sob novos princípios e um modelo com 60 a 80 clubes, que fosse aberto, sem membros permanentes e alicerçado no mérito desportivo. 

Leia Também: Presidente da UEFA 'atira-se' à Superliga: "Grande prova com dois clubes"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Rede social

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Francisco J. Marques

Noitada de jogadores do FC Porto gera falatório: "Bebe-se para esquecer"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3063
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Fórmula 1

Lotus de Ayrton Senna foi visto por mais de 20.000 pessoas no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas