O selecionador de Inglaterra, Gareth Southgate, tem ambições de voltar à Premier League, depois de José Mourinho lhe ter dito que ele pode desempenhar qualquer trabalho no futebol.
O treinador de 52 anos está ao leme da Inglaterra desde 2016 e supervisionou a melhor época da seleção dos três leões desde a conquista do Campeonato do Mundo de 1966.
A Inglaterra chegou às meias-finais do Mundial de 2018 e foi vice-campeã do Euro 2020 após uma derrota nos penáltis contra Itália. Inglaterra que foi eliminada nos quartos de final do Campeonato do Mundo do ano passado, no Qatar, perdendo para França, que viria a ser finalista.
Southgate tem contrato até dezembro de 2024, mas o Campeonato da Europa do próximo verão, na Alemanha, poderá ser a sua última grande competição no comando da seleção. O antigo jogador do Crystal Palace e do Aston Villa começou a sua carreira de treinador no Middlesbrough antes de se juntar à seleção de Inglaterra e está ansioso por voltar a provar o seu valor na gestão de clubes. Southgate revelou também pormenores da conversa que teve com Mourinho, então no comando do Manchester United, em que o português lhe disse que teria oportunidades para escolher quando chegasse a altura.
"Eu tinha 35 anos quando comecei a jogar na Premier League. Acabámos em 12º e 13º lugar e eu não sabia nada do que sei agora", disse Southgate à Sky Sports. "Toda a gente falava do Middlesbrough e dizia: 'Ele conseguiu que o Middlesbrough fosse despromovido'. Bem, sim, no terceiro ano fomos despromovidos. Mas eu tinha três anos de gestão na Premier League".
"Sem dúvida que, na minha opinião, a primeira época foi a maior conquista que tive, passando de capitão/jogador a gestor de um negócio de milhões de libras na Liga mais difícil do mundo, e terminando praticamente ao mesmo nível do orçamento que tínhamos. Estou confiante neste papel. Estou confiante no que possa vir a acontecer no futuro. Claro que não vou estar aqui [Federação inglesa] durante 20-30 anos. Não sei como será o futuro. Estou muito calmo em relação a isso", complementou.
"Lembro-me de falar com o José [Mourinho] quando ele estava no Manchester Utd e ele disse: 'Sabes, quando tiveres desempenhado o papel que desempenhas agora, serás capaz de fazer qualquer coisa'. A sério? Pensei que talvez estivesse certo, mas sete anos depois, está definitivamente certo", rematou.
Leia Também: Mazzarri perde com Mourinho, falha autocarro e regressa... de táxi