'Furacão' Gyokeres irrompe em Alvalade

O avançado Viktor Gyökeres, que o Sporting foi buscar ao Coventry, do segundo escalão inglês, foi a grande figura da primeira volta da I Liga, um verdadeiro 'furação' que irrompeu no futebol português.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/01/2024 07:46 ‧ 16/01/2024 por Lusa

Desporto

I Liga

Muito possante e veloz, do 'alto' dos seus 1,87 metros e quase 90 quilogramas, o internacional sueco transformou o ataque dos 'leões', que ganhou profundidade, potencia, capacidade de segurar a bola, e também alguém capaz de criar e finalizar.

Os números não são 'avassaladores', mas a sua influência tem sido bem mais pronunciada do que as 18 participações diretas em golos, o máximo do campeonato, traduzidas em 11 golos e sete assistências, em 16 jogos.

A influência de Viktor Einar Gyökeres, nascido em Estocolmo, em 04 de junho de 1998, há 25 anos, também se fez sentir na forma como se foi tornando, invariavelmente, o centro de todas as atenções, libertando os outros jogadores.

Os oito golos de Paulinho, os seis de Pedro Gonçalves ou os quatro de Marcus Edwards não tiveram todos a sua 'impressão digital', mas o sueco tem melhorado tudo em seu redor, transformando, para muito melhor, o ataque dos 'leões'.

Em 13 de julho de 2023, Gyökeres foi anunciado pelo Sporting como a sua mais cara contratação de sempre, mas os 20 milhões pagos ao Coventry, que assegurou 15% de uma mais-valia numa futura venda, parecem agora uma pechincha.

O jogador sueco ficou com uma cláusula de 100 milhões de euros, e esta não parece, de todo, um grande 'seguro' para o Sporting, que não está livre de, num qualquer dia destes, ver um 'tubarão' desembolsar essa quantia e levar o seu 'abono de família'.

Mas, para já, Gyökeres é jogador do Sporting, que, mais esperto do que a concorrência, viu enormes potencialidades no possante futebolista nórdico, que na época passada somou 22 golos e 12 assistências ao serviço do Coventry, equipa do 'Championship'.

Os 'leões' não hesitaram na hora de contratar o seu novo '9', que começou a carreira na Suécia, ao serviço de IFK Aspudden-Tellus e IF Brommapojkarna, antes de rumar aos ingleses do Brighton, que o emprestaram, sucessivamente, a St. Pauli, Swansea e Coventry, clube que o acabaria por adquirir.

Dispensando qualquer tempo de adaptação, Gyökeres começou a mostrar-se na pré-temporada e arrancou o campeonato em 'grande', com um 'bis' ao Vizela, concretizado no espaço de um minuto (14 e 15), um golo com cada um dos pés.

Nas três rondas seguintes não faturou, mas, depois disso, nunca esteve mais do que uma jornada sem marcar ou assistir, numa série iniciada face ao Moreirense (3-0), com o único tento na prova de cabeça e uma assistência, ainda que involuntária.

Depois de ser poupado na ronda seguinte, na receção ao Rio Ave, somou os primeiros golos fora à sétima jornada, em Faro, onde concretizou os dois únicos penáltis que teve a disposição, o último para garantir o triunfo (3-2), em 'cima' dos 90 minutos.

Nos jogos seguintes, marcou em casa com o Arouca (2-1), ficou em 'branco' no Bessa (2-0) e somou duas assistências perante o Estrela da Amadora (3-2).

À 11.ª ronda, esteve muito perto de ser o 'herói' dos 'leões' na Luz, face ao 'golaço' que marcou sobre o intervalo (45 minutos) a adiantar o conjunto de Rúben Amorim, que seria traído com dois golos nos descontos (90+4 e 90+7), para um desaire por 2-1.

Seguiu-se, à 12.º jornada, o terceiro 'bis', na receção ao Gil Vicente (3-1) e novo jogo a 'seco', à 13.ª, este 'pesado', já que o Sporting caiu em Guimarães por 3-2.

Gyökeres não demorou, porém, a responder e, à 14.ª jornada, foi determinante no triunfo caseiro sobre o FC Porto (2-0), ao inaugurar o marcador, após trabalho brilhante sobre Pepe, e oferecer em 'bandeja de ouro' o segundo a Pedro Gonçalves.

O sueco marcou também em Portimão, num apertado triunfo por 2-1 e, a abrir o ano civil, na receção ao Estoril Praia (5-1), não conseguiu faturar, mas fez três assistências, as duas primeiras para Marcus Edwards encostar de baliza aberta.

A acabar a primeira volta, ficou em 'branco' em Chaves, num jogo onde só conseguiu colecionar o seu terceiro amarelo na prova, que o deixam a dois de uma suspensão automática de um jogo.

Feitas as contas, Gyökeres somou 11 golos e sete assistências, mas foi muito mais do que isso e em Alvalade só se pede que janeiro chegue rapidamente ao fim e que sueco, com contrato até 2028, fique, pelo menos, até final da época.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Redes Sociais

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2353
2Sporting2252
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2326
11Moreirense2226
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2219
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas