Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, em declarações à Sport TV, logo após a vitória diante do Sporting (1-0), registada esta terça-feira, que garantiu o acesso à final da Taça da Liga.
Noite de sofrimento: "É verdade. Para além do mérito pela forma como nos comportamos. É o que eu destaco. O compromisso, a atitude dos jogadores... Fica sempre mais difícil para os adversários perante uma equipa que se comporta assim. Tivemos esse comportamento excecional. Grande mérito para os jogadores pelo que fizeram hoje. Merecidamente vão estar na final."
Substituição decisiva aos 60 minutos?: "Preparámos algumas variantes no nosso comportamento. Tivemos uma primeira parte, aí sim, com alguns momentos desconfortáveis, mas por mérito do Sporting. Será justo dizê-lo que houve mais Sporting e tivemos felicidade como nos mantivemos no jogo com o 0-0. Mas a equipa esteve sempre muito comprometida. A verdade é que depois de algumas alterações ao intervalo tivemos a felicidade de sermos eficazes na segunda parte. Houve mais Braga na última meia hora e sem permitir grandes oportunidades. É uma vitória justa frente a uma equipa de grande qualidade e muito difícil de bater. Só um Braga muito forte foi capaz de ultrapassar este adversário."
Abel Ruiz recupera confiança: "Acho que sim. O que tenho feito é ser justo, por aquilo que ele trabalha e traz à equipa. Jogar mais ou menos depende das opções, dos adversários.... Há variantes. Desde o Rio Ave que não marcava e andava cabisbaixo e o avançado vive de golos. Quer viver esse momento. Hoje foi importante. Importante pelo golo e como ajudou. É disto que uma equipa precisa. Estes momentos de felicidade chegam sempre de uma forma justa para quem trabalha e merece que isso possa acontecer."
Poucas opções no banco: "Tenho algumas dúvidas. Já ouvimos dizer que o Braga tem um plantel extenso e cheio de qualidade... Vimos hoje que acabámos por ter no banco jogadores da equipa B como alternativas. É o que temos de fazer também. Potenciar os jovens que vemos que têm capacidade para integrar a nossa equipa. Perdemos dois jogadores neste mercado, mas os jogadores que temos dão-nos totais garantias para acreditara no nosso plano. Sermos competentes como fomos hoje. Olharmos sempre para soluções e não para os problemas."
Poucos adeptos do Braga em Leiria: "De facto, tivemos poucos adeptos cá hoje. Mas dizer que ganhámos por eles e para eles. São, sem dúvida, parte do nosso trajeto e no nosso caminho. Estando ou não, contamos com eles hoje e sempre."