O Sporting tornou-se a primeira equipa a carimbar o acesso às 'meias' da Taça de Portugal, esta quarta-feira, ao derrotar a União de Leiria (0-3), no regresso ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa, onde tinha vacilado frente ao Sporting de Braga (1-0) na 'final four' da Taça da Liga.
Quatro dias após o polémico adiamento do duelo frente ao Famalicão, devido à falta de policiamento, os leões mostraram total 'União' na perseguição de um objetivo e, em cinco minutos, colocaram a vencer por dois golos apontados por Viktor Gyokeres (32') e Pedro Gonçalves (37').
A segunda parte foi de gestão, mas nunca sem perder de vista a baliza adversária, tanto que o terceiro e último golo apareceu aos 74 minutos, quando Gyokeres resolveu assinar o bis sentenciador na eliminatória. A equipa de Rúben Amorim aguarda agora pelo Vizela-Benfica para saber quem defrontará no acesso à final da prova-rainha.
Cinco minutos cruciais
Rúben Amorim decidiu promover apenas três alterações, com as entradas de Franco Israel, Matheus Reis e Geny Catamo para as vagas deixadas por Antonio Adán, Gonçalo Inácio e Ricardo Esgaio, respetivamente, num jogo que não contou com o lesionado Paulinho. Já Vasco Botelho da Costa 'rodou' praticamente meia equipa.
Os leões arrancaram a partida mais autoritários, sobretudo com os remates de Geny Catamo, Viktor Gyokeres (com uma bola ao poste ao minuto 5'), Marcus Edwards e Francisco Trincão, mas não se pode dizer que a equipa do Lis não tenha tentado a sua sorte, com as investidas de Bura e Jair da Silva a testarem a atenção de Franco Israel.
A verdade é que no fecho da primeira meia hora de jogo tudo mudou. Tiago Martins apontou para a marca de grande penalidade por mão de Vasco Oliveira na bola, ao desviar ligeiramente a trajetória da mesma no passe de Edwards para Gyokeres, porém, foi rever as imagens ao VAR e anulou a decisão inicial.
Mal saberiam os leões que, precisamente na sequência da transformação do penálti em pontapé de canto, Gyokeres trataria de saltar mais alto para corresponder de forma perfeita ao cruzamento de Nuno Santos. Instantes após ter largado a responsabilidade de bater o penálti, eis que o sueco soube como responder com eficácia aos 32 minutos.
'Empolgados' pelo primeiro golo, os pupilos de Rúben Amorim não tardaram em chegar ao segundo motivo de festejo na partida. Aos 37 minutos, num lance bem trabalhado, Gyokeres descobriu Pedro Gonçalves no interior da águia e o português não tremeu na hora de tranquilizar o Sporting - equipa que ainda esteve perto de chegar ao terceiro numa iniciativa de Francisco Trincão.
Controlar sem 'descarrilar'
Sem alterações ao intervalo, a União de Leiria não se deu por vencida e regressou dos balneários com uma estratégia clara para 'ferir' os leões, algo que ficou evidente, desde logo, nas ameaças de Lucho Vega e Jair da Silva nos primeiros quatro minutos.
Apesar do susto, o Sporting soube sempre como controlar o resultado sem 'descarrilar', tendo ficado perto de ampliar a vantagem, tanto por Eduardo Quaresma, como por Gyokeres, perante a atenção de Kieszek.
À entrada para os últimos 20 minutos, Rúben Amorim promoveu uma tripla alteração, com as entradas de Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio e Morita (de regresso após a Taça Asiática), instantes antes de Gyokeres bisar na sequência de novo canto, sentenciando, assim, as dúvidas que pudessem existir na eliminatoria.
Desta forma, o Sporting avança para as 'meias' da Taça de Portugal, esperando pelo vencedor do duelo entre Vizela e Benfica, num dia em que ficou marcado pela interrupção do jogo do FC Porto nos Açores, frente ao Santa Clara, devido ao mau estado do relvado provocado pela chuva.
Momento do jogo: O golo de Pedro Gonçalves, cinco minutos após o tento inaugural de Viktor Gyokeres, acabou por tranquilizar os leões, que foram para o intervalo com uma vantagem de dois golos em Leiria.
Leia Também: Lesão afasta Paulinho do União de Leiria-Sporting
Onzes
União de Leiria: Pawel Kieszek, Vitalii Lystsov, Vasco Oliveira, Bura, Zié Ouuttara, Pedro Empis, Jordan van der Gaag, Diogo Amado, Djé Tah D'avilla, Jair Silva e Lucho Vega.
Sporting: Franco Israel Matheus Reis, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Geny Catamo, Nuno Santos, Morten Hjulmand, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.
Antevisão
Duas equipas de diferentes divisões vão jogar, quase 12 anos depois do último encontro. É a chamada 'magia da Taça'. A União de Leiria volta a jogar com o Sporting, depois de muitos anos de 'rebuliço' na direção do clube, que chegou a estar 'afundado' no Campeonato de Portugal. Agora, na II Liga, chega aos 'quartos' da Taça.
A União de Leiria venceu o Pedrógão, Atlético Madrid, Académico de Viseu e Marítimo para chegar até esta fase, com um saldo 23 golos marcados... e um sofrido. Algo impressionante. No entanto, o próximo adversário será, porventura, a equipa em melhor forma em Portugal.
O Sporting, orientado por Rúben Amorim, está em segundo lugar no principal campeonato luso, com menos um jogo disputado que o líder Benfica. É a equipa com mais golos marcados - 53 - vencendo Olivais e Moscavide, Dumiense e Tondela no caminho até aos 'quartos' da prova.
O jogo disputa-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, a partir das 20h45, num jogo que poderá acompanhar em direto com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: União de Leiria-Sporting: 'Ponto de encontro' na Taça de Portugal