O Benfica venceu a custo o Toulouse, por 2-1, em jogo a contar para 2.ª mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa. Ángel Di María marcou à passagem da hora de jogo, de penálti, mas Desler empatou pouco depois, numa jogada em que a defensiva benfiquista 'desligou'. Outro penálti nos descontos 'salvou' os homens de Schmidt.
O Benfica iniciou a partida com Arthur Cabral e Álvaro Fernández no onze inicial, depois da tentativa frustrada de Roger Schmidt em apresentar um ataque móvel em Guimarães, no campeonato. Fredrik Aursnes ocupou o lado direito da defesa, relegando Alexander Bah para o banco de suplentes. Schmidt apostava forte nos onze jogadores titulares.
Do outro lado, o Toulouse, equipa que tem estado em dificuldades na Ligue 1 esta temporada (14.º classificado) apresentou-se com linhas mais juntas, com cinco homens na linha defensiva, oferecendo a posse da bola à equipa da casa.
Depois de algum 'sururu' na grande área do Toulouse, com Di María a pedir grande penalidade por falta de Diarra, a verdade é que o primeiro remate chegou aos 14 minutos, com uma tentativa de longe de Orkun Kokçu. A bola passou a poucos centímetros do poste.
O Benfica foi a equipa mais perigosa na primeira parte. João Mário desferiu um remate perigoso, na ressaca, com um desvio de um defesa. O maior calafrio para Restes, guarda-redes do Toulouse, durante a primeira parte, foi na sequência de um disparo em jeito de Rafa Silva, com a bola a bater na quina da baliza, do lado direito. Nota ainda para mais um remate perigoso de João Mário nos descontos da primeira metade. Faltava pontaria aos encarnados, mas também alguma sorte.
Segunda parte com entrada 'em falso' dos encarnados
Depois de 15 minutos em que o Benfica jogou de forma lenta, a arrastar os pés, no início da segunda parte, Roger Schmidt decidiu mexer no jogo a partir do banco de suplentes. Ouviu, no entanto, uma grande assobiadela dos adeptos presentes na Luz. Retirou Álvaro Fernández para levar Aursnes para o lado esquerdo e fez entrar Alexander Bah. David Neres ocupou o lugar de João Mário.
À passagem da hora de jogo, o Benfica beneficiou de uma grande penalidade, depois de Logan Costa ter saltado de forma imprudente para a bola, com a mão, dentro da própria grande área. Ángel Di María bateu o castigo máximo de forma 'fria', aos 67 minutos, atirando para o meio da baliza.
Quando os adeptos do Benfica já respiravam de alívio, o Toulouse chegou ao empate de forma inesperada. Na sequência de um mau alívio de Aurnes e falta de reação de António Silva, a bola sobrou para Desler, ao segundo poste, que marcou de primeira, aos 76 minutos. Choque geral na Luz. Já nos descontos, Marcos Leonardo ganhou outra grande penalidade que permitiu a Di María 'bisar' da marca dos 11 metros, e afixar o 2-1 final no placard.
A decisão fica adiada para a segunda mão, que está marcada para a quinta-feira da próxima semana. O jogo será disputado em França, no reduto do Toulouse.
Onzes
Benfica: Trubin, António Silva, Otamendi, Aursnes, Álvaro Fernandez, João Neves, Orkun Kokçu, Rafa Silva, João Mário, Di Maria e Arthur Cabral.
Toulouse: Restes, Desler, Costa, Nicolaisen, Diarra, Spierings, Sierra, Donnum, Gboho, Suazo, Dallinga.
Antevisão
O Benfica recebe o Toulouse nesta quinta-feira, na estreia na Liga Europa nesta temporada. Depois da eliminação da Liga dos Campeões, onde encontrou o Internazionale, o Salzburgo e a Real Sociedad, ainda na fase de grupos, o terceiro lugar permitiu que os encarnados fossem repescados para a segunda competição de clubes da UEFA.
O jogo desta quinta-feira trata-se da primeira de duas mãos para o acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa, diante de um adversário algo improvável. O Toulouse não joga com o Benfica desde 2011, e no âmbito de um jogo amigável de pré-temporada. A equipa está numa fase da época muito diferente do Benfica.
O Toulouse está em 14.º posto da Ligue 1, o principal campeonato francês, ao passo que o Benfica se encontra em segundo lugar na liga portuguesa, com os mesmos pontos do que o Sporting. Acompanhe o duelo entre as duas equipas, com o Desporto ao Minuto, a partir das 20 horas.
Leia Também: Líderes Benfica e Sporting com tarefas desiguais na 22.ª jornada
Leia Também: Benfica-Toulouse: Dar um passo em frente 'à grande e à francesa'