É já este sábado, dia 2 de março, que o Internacional Football Association Board (IFAB) vai reunir-se para discutir potenciais alterações à lei do jogo a aplicar já a partir da próxima temporada, tendo em mãos a possibilidade de levar a cabo uma autêntica 'revolução'.
Ao todo, serão analisadas oito novas regras, sendo que a mais mediática de todas é a introdução dos cartões azuis, medida que permitirá expulsar temporariamente jogadores, por um período de dez minutos caso estes cometam faltas consideradas antidesportivas, ou por faltas de respeito aos árbitros.
Na mesma 'onda', poderá ficar decretado que apenas o capitão possa dirigir-se ao juiz durante a partida, além de que os segundos possam a vir a usar 'bodycams' para que filmem tudo aquilo que acontece ao longo dos 90 minutos.
Será discutida a eventual introdução das explicações dos árbitros ao vivo das decisões tomadas com auxílio do VAR, uma medida que, recorde-se, já está a ser aplicada no futebol português, ainda que, para já, de forma experimental.
A minimização das perdas de tempo será outro dos temas em cima da mesa, e, nesse âmbito, poderá ficar decidido o regresso da norma que impede os guarda-redes de segurarem a bola durante mais de seis segundos, de acordo com o jornal espanhol Marca.
Finalmente, o IFAB vai decidir eventuais alterações ao protocolo do VAR, assim como a simplificação da redação das regras do jogo, com o objetivo de reduzir a confusão em torno das mesmas.
Leia Também: IFAB prepara-se para 'revolucionar' futebol com introdução do cartão azul