As eleições legislativas acontecem já no domingo, 10 de março, com mais de 10 milhões de portugueses a serem chamados a votar para eleger os 230 deputados à Assembleia da República. Além disso, também será eleito o novo primeiro-ministro. Nesse sentido, e esquecendo as cores partidárias, vale a pena apontar para as cores... clubísticas .
Sendo o futebol o desporto mais apreciado pela maioria dos líderes partidários, verifica-se um equilíbrio em termos da distribuição clubística. Contudo, é praticamente certo que o novo primeiro-ministro será adepto do FC Porto - explicamos porquê.
Pedro Nuno Santos (Partido Socialista)
No final do mês de janeiro, Pedro Nuno Santos revelou ser adepto do FC Porto em pleno discurso de encerramento da inciativa Portugal Inteiro na cidade Invicta.
“Estar na terra, e peço desculpa, do meu clube… É um orgulho enorme", atirou o líder do PS.
Luís Montenegro (Aliança Democrática)
O líder do PSD, que encabeça a coligação Aliança Democrática (AD), afirmou, num vídeo promovido pela AD, que o clube que apoia é a seleção nacional, algo que fez correr muita tinta, porque a ligação ao FC Porto sempre foi conhecida.
E não é preciso pesquisar muito para encontrar a "paixão clubística" de Montenegro. Em 2020, o agora candidato a primeiro-ministro assinava artigos de opinião no jornal Record, enumerando as qualidades que encontra no clube azul e branco.
🟧🟦 Ninguém melhor para falar de Luís Montenegro do que o próprio Montenegro. E quem diria que o homem mais preparado para fazer as mudanças de que Portugal tanto precisa, também é um ótimo cozinheiro? Vem conhecer algumas curiosidades e histórias da sua vida. pic.twitter.com/uSfGBlpdjp
— Aliança Democrática (@ALIANCAD2024) January 29, 2024
André Ventura (Chega)
O líder do Chega é um conhecido adepto do Benfica, tendo, inclusive, integrado no passado os programas desportivos da CMTV, na qualidade de comentador afeto às águias.
Rui Rocha (Iniciativa Liberal)
A revista Sábado dá conta de que o presidente da IL é adepto do Sporting. Rui Rocha visou, dias depois, Montenegro com o mesmo tema: "Não digo que o meu clube é a seleção".
Paulo Raimundo (PCP)
O secretário-geral do PCP confidenciou, no final de janeiro, que a sua palavra preferida é "Benfica", em entrevista à CNN.
Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda)
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) nunca se manifestou publicamente acerca da sua cor clubística. O Notícias ao Minuto questionou fonte do BE para tentar perceber se Mariana Mortágua tem clube e, se sim, qual é, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Inês Sousa Real (PAN)
A porta-voz do PAN torce pelo Sporting e no Facebook é possível encontrar uma publicação dedicada aos jogadores depois da final de 2018 da Taça de Portugal, disputada poucos dias após o ataque à Academia de Alcochete.
Rui Tavares (Livre)
O porta-voz do Livre confessou recentemente, em conversa com o humorista Guilherme Geirinhas, ser adepto do Benfica, apesar de o pai sempre ter apoiado o Sporting.
"O meu pai era do Sporting e tentou convencer os filhos a serem do Sporting. Teve cinco filhos e falhou com todos. Somos todos do Benfica", disse Rui Tavares.
Feitas as contas...
Os líderes mais bem posicionados para assumir a pasta de primeiro-ministro são, de acordo com as sondagens, Pedro Nuno Santos (PS) e Luís Montenegro (PSD), pelo que é provável que o sucessor de António Costa 'vista' a camisola do FC Porto.
Recorde-se que a estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.
Leia Também: AO MINUTO: Cavaco quer "votação em força" na AD. Costa quer continuidade