Portugal já está apurado para a fase final do Euro'2024, e com 'bolsa de mérito' - só teve vitórias durante a fase de apuramento. Com a passagem garantida para a Alemanha, Portugal enfrenta, em jogos de preparação, a Suécia, nesta quinta-feira, às 19h45, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Mais tarde, no dia 26 de março, é a vez da Eslovénia, no Stozice Stadium, em Ljubliana, às 19h45 (hora portuguesa). Até ao Euro, além destes dois encontros, estão marcadas mais três partidas de preparação, em Portugal, frente a Finlândia, Croácia e República da Irlanda.
No último treino na Cidade do Futebol, nesta quarta-feira, todos os convocados estiveram à disposição da equipa nacional que vai procurar a décima primeira vitória consecutiva sob o comando de Roberto Martinez.
O selecionador deverá promover a rotação da equipa, com a expectativa de muitos adeptos vimaranenses em ver Jota Silva em ação pela primeira vez com a seleção das quinas no Estádio do Vitória SC. Francisco Conceição, jogador do FC Porto, e Dany Mota, do Monza, também podem estrear-se pela seleção nacional. Cristiano Ronaldo, Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix estão de fora por opção deste jogo.
Do outro lado está a Suécia, de Viktor Gyokeres, jogador do Sporting que tem batido recordes em Portugal na época de estreia. Tem sido uma verdadeira sensação em Gondomar, onde estagia a seleção sueca. Victor Lindelof, que jogou no Benfica, também volta ao país.
Treinadores
Roberto Martínez:
Antevisão. "A atitude da Suécia é competitiva, tem um novo treinador, uma nova era. É uma equipa para estar no Europeu, tem uma linha de atacantes de alto nível. Competitividade vai ser ao nível de um Europeu. A linha atacante deles dá-nos a possibilidade de trabalhar também a nossa linha defensiva. Vamos também aproveitar para trabalhar o conceito de 1x1, bem como reforçar o que trabalhamos nos últimos 10 jogos".
Ameaça. "O Viktor Gyokeres é uma das melhores contratações do mercado de verão no futebol europeu. No futebol português é fantástico, mas precisamos de trabalhar a linha defensiva, não olhamos só para um jogador. A Suécia tem uma disposição de jogadores atacantes de um patamar que a nossa organização defensiva precisa de estar perfeita. É uma oportunidade única para trabalhar os conceitos europeus e não para parar um jogador apenas".
Jon Dahl Tomasson:
Valia de Portugal. "Têm uma excelente equipa, sofreram apenas dois golos na fase de qualificação, tiveram ótimas prestações, por isso, será um excelente desafio para a nossa equipa. Têm grandes possibilidades de serem campeões da Europa. Têm grandes executantes em todas as posições do terreno, marcam muitos golos, são muito bons no coletivo e têm muitas estrelas na equipa."
Gyokeres. "Já o conhecia na época passada no Championship, já marcava golos, mas agora está melhor. Tem aproveitado bem a Liga Portuguesa. Na época passada estava muito bem, agora está brilhante. No primeiro treino em Gondomar, à porta aberta, percebemos a quantidade de jovens que o procuraram para estar com ele e tirar fotografias. O Gyökeres marca golos em todas as equipas que joga, quando se marca muitos golos, é natural que a popularidade seja maior."
Últimos Resultados
Portugal: V-V-V-V-V
Suécia: V-D-E-V-D
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa, João Mário, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, João Cancelo, João Palhinha, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Otávio, João Félix, Cristiano Ronaldo
Suécia: Oliver Dovin, Henrik Castegren, Anton Eriksson, Samuel Dahl, Nahir Besara, Anton Salétros, Johan Karlsson, Armin Gigovic, Taha Ali, Kiese Thelin, Sebastian Nanasi
Ausências
Portugal: Cristiano Ronaldo, Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix (opção)
Suécia: -