Título, Europa e manutenção. 'Aperte o cinto' na reta final da I Liga

Últimas sete jornadas do campeonato português prometem ser de emoções fortes, em todas as frentes.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
02/04/2024 07:17 ‧ 02/04/2024 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

A reta final da I Liga está aí à porta e, apenas a sete jornadas do 'fecho da cortina' do campeonato, já se começam a 'magicar' os cenários mais prováveis nas principais lutas. Falamos, portanto, do título de campeão nacional, do acesso às competições europeias e da luta pela sobrevivência no principal escalão do futebol português.

Com 27 rondas disputadas, avizinha-se uma luta 'taco a taco' entre Sporting e Benfica (atual detentor) pelo título, cujas emoções fortes se estendem também à luta por um lugar no pódio - com Sporting de Braga (e até Vitória SC) na perseguição ao FC Porto, no terceiro posto -, não esquecendo a sempre 'vibrante' indecisão em torno da fuga da descida à II Liga.

O melhor é mesmo 'apertar o cinto' nesta viagem 'louca' pelas contas atuais do campeonato português, no arranque do mês de abril, até ao encerramento da prova, agendado para o fim de semana de 18/19 de maio, antecedendo a final da Taça de Portugal (no dia 26 do referido mês) com impacto na atribuição de vagas europeias.

Sporting e Benfica discutem o trono

O FC Porto ainda não está matematicamente afastado das contas do título de campeão nacional, porém, recuperar da desvantagem pontual para um rival não é o mesmo que recuperar para dois, pelo que, à entrada para o mês de abril, Sporting e Benfica posicionam-se como as opções mais realistas para fazer a festa em maio. Curiosamente, no mesmo local, o Marquês de Pombal, restando perceber se será verde ou vermelha.

Para prever tal cenário, muito contribuirá o dérbi entre os dois rivais na próxima jornada, em Alvalade, numa altura em que os leões (ainda com uma jornada em atraso) encontram-se um ponto à frente das águias (68 para 67). Em caso de triunfo verde e branco, a diferença aumentaria para quatro pontos a seis jogos do fim, sendo que, no acerto de calendário (Famalicão-Sporting agendado para o próximo dia 16 de abril), poderíamos já estar a falar de sete pontos. Já num cenário de vitória para os encarnados, a equipa de Roger Schmidt assumiria o trono com mais dois pontos, mas continuava a não depender só de si para ser campeão, precisamente por 'culpa' do jogo da equipa de Rúben Amorim em atraso.

Ainda assim, vale a pena realçar que, até ao 'fecho da cortina' no campeonato, o campeão Benfica terá, ainda, de defrontar Moreirense (casa), Farense (fora), Sporting de Braga (casa), Famalicão (fora), Arouca (casa) e Rio Ave (fora), enquanto o Sporting medirá forças com Gil Vicente (fora), Famalicão (fora), Vitória SC (casa), FC Porto (fora), Portimonense (casa), Estoril (fora) e Desportivo de Chaves (casa).

  Notícias ao Minuto Sporting reúne, para já, melhores condições para alcançar o 20.º título de campeão nacional, mas o resultado do dérbi do próximo sábado poderá mudar tudo.© Getty Images  

FC Porto e os rivais do Minho na 'roda' europeia

Longe dos dois rivais, restará ao FC Porto defender o terceiro lugar do campeonato (ode está com 58 pontos), com acesso à Liga Europa, tratando-se de uma posição ameaçada por Sporting de Braga (56) e até mesmo Vitória SC (53), rivais do Minho, que têm estado a lutar 'taco a taco' pelo quarto lugar, mas sempre de olho no pódio. Mas, atenção, há diferenças claras entre ficar em terceiro, quarto e quinto, no que às ambições europeias diz respeito, sendo que o desfecho da Taça de Portugal poderá influenciar o futuro destas mesmas equipas.

O terceiro classificado tem acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Europa e o quarto posto dá acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa. Já o quinto lugar, não conduz a nenhuma vaga europeia, mas, caso o vencedor da Taça de Portugal seja um dos dois primeiros classificados, abre-se a via para mais uma equipa portuguesa, no caso, a disputar a Liga Conferência. Neste cenário, não era só o quinto classificado a sorrir, mas também as equipas posicionada em terceiro e quarto lugar, sendo que o primeiro teria acesso direto à Liga Europa e o segundo assumiria a segunda pré-eliminatória da referida prova.

Essas são contas para se fazer só depois de 17 de abril, dia da segunda mão das 'meias' entre FC Porto e Vitória SC, precisamente, quando se souber quem é o finalista que acompanha Benfica ou Sporting (disputam a vaga esta terça-feira) para a festa do Jamor. Não esquecendo, ainda, que o Benfica, sendo o único clube português presente nas competições europeias, em caso de conquista da Liga Europa, poderá colocar... três equipas na Liga dos Campeões.

Notícias ao Minuto FC Porto e Vitória SC, semi-finalistas da Taça de Portugal, estão separados por cinco pontos no campeonato. Pelo meio, encontra-se o Sporting de Braga.© Getty Images  

Metade da tabela ainda tenta 'sobreviver'

Longe do quinto lugar, o Moreirense encontra-se meio perdido na sexta posição (42 pontos), sem pressão de lutar pela manutenção, assim como o Arouca (37) , enquanto Famalicão (31, com menos um jogo) e Casa Pia (30) poderão estar a um triunfo sentenciar qualquer dúvida. As restantes nove equipas encontram-se abaixo da meta dos 30 pontos, o que, na teoria, seria suficiente para garantir a manutenção, embora nem sempre assim o seja.

As equipas estão de tal forma próximas que, entre o 10.º e o 15.º lugar, vão apenas três pontos de diferença (falamos de uma simples vitória), com Boavista (29), Gil Vicente (28), Estoril (28), Casa Pia (27), Farense (27), Rio Ave (26) e Estrela da Amadora (26). Para trás dessa pontuação estão, precisamente, as três posições de perigo de queda para a II Liga, embora o antepenúltimo ainda possa defrontar um playoff com o terceiro classificado da segunda divisão portuguesa.

Vizela (21) e Desportivo de Chaves (19) encontram-se nos dois últimos lugares da tabela classificativa, de descida direta para a II Liga, mas basta um triunfo para 'baralhar' todas estas contas e até 'cheirar' ou ultrapassar o antepenúltimo posto, ocupado pelo Portimonense (23) a sete jornadas do fim.

Notícias ao Minuto Vizela e Desportivo de Chaves ainda têm esperança para se colocarem acima da linha de água, mas precisarão de começar a pontuar com mais regularidade nesta reta final.© Liga Portugal  

As emoções prometem, assim, ser muito fortes, intensas e até imprevisíveis até ao encerramento da presente edição da I Liga, seja no que diz respeito à luta pelo título de campeão nacional, como no acesso às provas europeias e na luta pela sobrevivência no principal escalão do futebol português. Muita tinta ainda correrá ao longo das próximas semanas até ao mês de maio.

Leia Também: Benfica não é caso único: 6 clubes europeus que estão nas três frentes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Inglaterra

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas