André Villas-Boas quer aproveitar sinergias entre futebol e futsal

 A exploração das sinergias entre futebol e futsal diferencia-se nos desígnios desportivos de André Villas-Boas, candidato à presidência do FC Porto nas eleições de sábado, visando a médio prazo a criação de uma equipa sénior nas quadras.

Notícia

© Getty Images

Lusa
23/04/2024 07:02 ‧ 23/04/2024 por Lusa

Desporto

FC Porto

"O que acontece é que, em determinados escalões, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) permite a partilha de licença. Se enriquecermos os plantéis com alguns atletas que comecem desde logo a especializar-se no futsal, podemos a médio prazo, quando estiver concluída a construção das infraestruturas, ter lançadas todas as bases formativas nessa vertente para chegarmos aos seniores com um verdadeiro sentido de pertença FC Porto", referiu o ex-treinador da equipa de futebol 'azul e branca', em entrevista à agência Lusa.

A partir da próxima época, o programa da lista B deseja o desenvolvimento de jovens em paralelo no futebol e futsal até aos 12 anos, e o estudo para a implementação a solo dos escalões de sub-15 e sub-17, enquanto a entrada no patamar sénior evoluirá em função das obras do centro de alto rendimento para as equipas profissionais portistas, no Olival.

A empreitada vai incluir um pavilhão gimnodesportivo para as modalidades do FC Porto e deverá estar terminada até dezembro de 2026, opondo-se à academia na Maia proposta por Pinto da Costa, líder do clube desde 1982 e oponente eleitoral de André Villas-Boas.

"Como ainda não temos infraestrutura própria, parece-nos um erro estar a lançar o futsal demasiado cedo para andar com a casa às costas. Queremos dar passos mais seguros, planeados e coordenados para tomar a melhor decisão sobre essa modalidade: se é de imediata implementação, jogando em parceria em escalões mais baixos da formação, ou se o fazemos de forma progressiva até termos a nossa infraestrutura montada", avaliou.

Esse dilema também incide no futebol feminino, cuja representação 'azul e branca' acaba atualmente nos sub-15, com o ex-técnico a desejar estendê-la aos dois escalões jovens cimeiros, além de "estudar as melhores opções no mercado" para lançar a equipa sénior em 2024/25, derradeira época da III Divisão como patamar mais baixo no plano nacional.

"Depende do investimento a que podemos estar sujeitos no início. Às vezes, as parcerias obrigam a fazer determinadas concessões. Terá de ser uma parceria que represente toda a filosofia e ADN do FC Porto. Como há dois cenários, é uma decisão que vamos tomar mais tarde, mas sempre em urgência, por conta do 'timing' e da tomada de posse", disse.

O futebol feminino é uma das cinco áreas sob alçada da direção desportiva - função que vai ser atribuída ao antigo guarda-redes internacional espanhol Andoni Zubizarreta -, mas ainda não tem dirigente eleito por André Villas-Boas, tal como a prospeção e a formação.

"Se no 'scouting' há dois perfis identificados e estamos em contacto com essas pessoas, na formação provavelmente iremos ao mercado. Eu também quero sentar-me com o atual diretor da formação e perceber se ele se enquadra nesta cultura que queremos", indicou.

Para 2025/26, estão previstos estudos para a eventualidade de fazer regressar o voleibol masculino, incluindo escalões jovens em cada género, e o atletismo, que vai ser de "fácil implementação em termos de espaço e custos, porque recai em infraestruturas utilizadas fora do âmbito externo do clube e há ainda possibilidades de parcerias com academias".

Confiando o cargo de diretor-geral das modalidades a Mário Santos, antigo presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e chefe da Missão lusa aos Jogos Olímpicos Londres2012, Villas-Boas, de 46 anos, afasta uma reativação do ciclismo a breve trecho.

"É uma modalidade apaixonante, que toca muito aos portugueses e com muita história no clube. Nesta fase, enquanto o FC Porto não limpar o seu bom nome, não temos intenção de regressar", garantiu, aludindo ao envolvimento de ciclistas da extinta equipa W52-FC Porto na operação Prova Limpa, centrada no tráfico de substâncias e métodos proibidos.

Leia Também: André Villas-Boas pensou apenas em um homem para diretor desportivo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Cristiano Ronaldo

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas