Villas-Boas 'esmaga' Pinto da Costa. Fim de reinado e um FC Porto "livre"

Novo presidente do FC Porto deixou palavra a Pinto da Costa e promete um clube renovado nos próximos quatro anos da sua presidência.

Notícia

© Pedro Correia/Global Imagens

Rodrigo Querido
28/04/2024 09:01 ‧ 28/04/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

FC Porto

O dia de sábado mudou uma página na história do FC Porto. As extensas filas que se fizeram sentir desde manhã cedo no Estádio do Dragão faziam antever aquele que seria o ato eleitoral mais concorrido da história portista. E as previsões não enganaram.

As urnas ainda não tinham fechado e já se sabia que se tinha feito história. Com acusações de influência nos resultados finais por parte de Pinto da Costa e de bipolarização por Nuno Lobo, o clube azul e branco fez saber a meio da tarde que mais de 18 mil sócios tinham votado até às 16h00. Mas a afluência não se ficou por aqui.

Entre as 9h00 e as 20h00 de sábado, 26.876 sócios do FC Porto votaram nestas eleições. Nem a chuva, nem o arranque atrasado das votações travou este que foi um resultado histórico em eleições para a presidência dos dragões.

Presença da PSP na contagem e o fim de uma era

Fechado o período para a votação nos três candidatos nesta corrida - Pinto da Costa, André Villas-Boas e Nuno Lobo - era tempo de se começar a contar os inúmeros votos para se saber se se estava perante uma mudança de cenário ou a continuidade do reinado. Mas esta parte não arrancou sem antes ter sido solicitada a presença da PSP. Pouco depois das 21h00, o processo arrancou. Tinha sido prometido que seria rápido, mas foi madrugada dentro que se conheceram os resultados oficiais.

Os votos estavam a ser contados à pouco mais de hora e meia quando se confirmou o fim do reinado de Pinto da Costa no FC Porto. Coube a Vítor Baía admitir que a lista A, liderada pelo agora ex-presidente, tinha sido derrotada no ato eleitoral. Mas a noite ainda era longa e prometia algumas desavenças até ao encerrar deste longo dia. Pelo meio, Nuno Lobo também deixou uma mensagem ao antigo 'comandante' dos portistas.

Se já se fazia a festa na zona de Agramonte, onde Villas-Boas aguardava pelos resultados oficiais, no Estádio do Dragão houve aplausos... e conflitos. Pouco depois de Vítor Baía ter admitido a derrota, Pinto da Costa abandonou o local onde esteve praticamente todo o dia. Sem prestar declarações aos jornalistas, o 31.º presidente portista deixou o Dragão aplaudido por dezenas de adeptos e de sorriso no rosto, apesar da derrota nas eleições. No meio destes aplausos, a PSP foi obrigada a intervir para impedir uma tentativa de invasão a uma das garagens do Estádio do Dragão por parte de vários adeptos pró-Pinto da Costa.

Mas já não se podia conter aquele que foi um 'grito' de revolta dos associados do FC Porto e que trouxe uma nova era ao clube da Invicta. Após a lista de Pinto da Costa ter admitido a derrota, e após José Pedro Pereira da Costa, novo homem forte das finanças portistas, e Rui Pedroto falarem de uma vitória com contornos esmagadores, eis que surge o primeiro discurso do novo presidente portista

"FC Porto livre de novo", mas sem esquecer o passado de vitórias

André Villas-Boas tornou-se o 32.º presidente da história do FC Porto, ao vencer as eleições de sábado dos órgãos sociais, quebrando um ciclo de 15 mandatos e 42 anos de Pinto da Costa. E ainda não se conheciam resultados oficiais quando deixou as primeiras palavras como novo líder máximo dos portistas.

Depois de largas horas de espera, o antigo treinador portista, cuja primeira imagem após a vitória foi com a mítica camisola 13 de Juary, falou para dezenas de adeptos azuis e brancos que estavam presentes na sua sede de campanha, na zona da Boavista.

Villas-Boas assegurou que o clube "está livre de novo" e que se começa "a escrever uma nova e vitoriosa página". Sem esquecer Pinto da Costa, a quem agradeceu "por tudo o que deu ao FC Porto", o novo presidente do FC Porto disse estar "contente, orgulhoso e honrado" por esta vitória, prometendo "coragem e trabalho árduo" numa "casa que tem de ser arrumada, estruturada e organizada."

"Espero corresponder: ganhar, conquistar títulos e sustentar o clube para o futuro. É uma noite histórica, viu-se a força do FC Porto, um clube que está vivo", assegurou Villas-Boas, após uma "noite histórica" para o conjunto azul e branco. Deixou um desafio ao ex-líder e falou também do futuro de Sérgio Conceição.

Corria já madrugada dentro quando se teve conhecimento dos contornos esmagadores do triunfo de Villas-Boas. No ato eleitoral mais participado de sempre do clube, o ex-treinador da equipa de futebol portista (lista B) destronou Pinto da Costa (A). Foram 21.489 votos (80,28%) em Villas-Boas contra 5.224 votos (19,52%) do agora-ex-presidente. Nuno Lobo revalidou a condição de terceiro e último candidato mais votado alcançada em 2020, ao somar apenas 53 (0,2%).

Estava confirmado o fim de um 'reinado' com 15.344 dias de Pinto da Costa, que já comandava o FC Porto desde 17 de abril de 1982. Villas-Boas, de 46 anos, ascendeu ao trono após célebre passagem pela cadeira de sonho. E agora tem pela frente quatro anos para dar continuidade ao legado daquele que foi o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial, intitulado por si de "presidente dos presidentes".

Leia Também: FC Porto-Sporting: Viagens, eleições e... agora sim, o Clássico

Leia Também: Por cá: Arraso de Villas-Boas rumo a nova era no FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas