Nadador Diogo Ribeiro e ciclista Maria Martins eleitos Atletas do Ano

O nadador Diogo Ribeiro foi hoje eleito Atleta Masculino de 2023, com a ciclista Maria Martins a ser escolhida na categoria feminina, numa Gala do Desporto em que o futebol e a canoagem 'empataram' em galardões.

Notícia

© Getty Images

Lusa
03/05/2024 22:44 ‧ 03/05/2024 por Lusa

Desporto

Gala do Desporto

A Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) 'deslocou-se' do Casino Estoril para o Pavilhão Carlos Lopes, precisamente o grande homenageado da noite - recebeu o prémio Mérito Desportivo-Alto Prestígio -, mudou de 'roupagens' e datas, mas manteve a tradição de distinguir os melhores no desporto, entre os quais estavam ainda Hélio Lucas (Treinador) e Norberto Mourão (Desporto Adaptado), ambos representantes da canoagem, a seleção feminina de futebol (Equipa) e o futebolista João Neves (Jovem Promessa).

Aos 19 anos, Diogo Ribeiro estreia-se entre os galardoados na categoria Atleta Masculino, batendo nomes de peso: o canoísta Fernando Pimenta, vencedor da passada edição e que conquistou 13 medalhas, entre as quais três de ouro em Mundiais de velocidade e maratona, o futebolista Bernardo Silva, campeão inglês, europeu e mundial ao serviço do Manchester City, e os ciclistas Iúri Leitão, campeão mundial de omnium, e João Almeida, terceiro classificado na Volta a Itália.

"Queria agradecer o prémio, a toda a gente que me apoiou", começou por dizer o atual campeão mundial de 50 e 100 metros mariposa, que hoje concorria à distinção de Atleta Masculino de 2023 com a prata conquistada nos 50 mariposa dos Mundiais Fukuoka2023, antes de revelar que quase não conseguia "chegar a tempo" para receber o prémio, por estar a treinar.

Se a escolha do 'prodígio' Diogo Ribeiro era expectável, a de Maria Martins surpreendeu, com a campeã europeia de scratch a ser eleita Atleta Feminina de 2023 frente à vencedora do ano passado, Auriol Dongmo, campeã europeia do lançamento do peso em pista coberta, à canoísta Teresa Portela, campeã da Europa de K2 200 metros misto, à ginasta Filipa Martins, que alcançou o terceiro apuramento para Jogos Olímpicos, e à futebolista Francisca 'Kika' Nazareth, que integrou a seleção feminina que se qualificou pela primeira vez para um Mundial.

"Estou muito surpreendida, muito sinceramente. Quero deixar uma palavra de agradecimento à minha equipa, que tem estado sempre comigo. Podia estar a enumerá-los, mas eles sabem quem são", declarou 'Tata' Martins, com a pistard portuguesa a emocionar-se no seu discurso.

Entre os nomeados para Treinador do Ano, Hélio Lucas, treinador com mais títulos europeus e mundiais e medalhas na canoagem portuguesa, foi o preferido, em detrimento dos selecionadores Alberto Silva (natação), Gabriel Mendes (ciclismo de pista), Paulo Jorge Pereira (andebol) e Francisco Neto (seleção A feminina de futebol).

"Para mim, foi uma honra estar mais uma vez nomeado. Confesso que não estava nada à espera", admitiu Lucas.

A canoagem, aliás, foi duplamente premiada, já que o paracanoísta Norberto Mourão, vice-campeão europeu em VL2, foi eleito na categoria Desporto Adaptado. Os outros nomeados eram os nadadores Diogo Cancela e Vicente Pereira, o judoca Miguel Vieira e Carla Silva Oliveira (boccia).

Também o futebol saiu do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com dois prémios: o de Equipa do Ano e o de Jovem Promessa, atribuídos, respetivamente, à seleção feminina que conquistou o inédito apuramento para Campeonatos do Mundo, e ao médio João Neves, do Benfica.

A seleção feminina de futebol, que caiu na fase de grupos na sua estreia em Mundiais, superiorizou-se aos canoístas João Ribeiro e Messias Batista, campeões mundiais de K2 500 metros, à equipa sénior 'all around' da ginástica de trampolins, vice-campeã mundial, aos ciclistas Ivo Oliveira e Iúri Leitão, que conquistaram um inédito ouro na etapa de Milton da Taça das Nações de Pista na disciplina olímpica de madison, e à dupla da patinagem artística Ana Walgode e Pedro Walgode, campeões mundiais e europeus na categoria de pares de dança.

"É um prémio que diz muito a um grupo de jogadoras que representam uma geração", salientou o selecionador Francisco Neto, enaltecendo a afirmação do desporto feminino através da visibilidade alcançada pelo seu grupo de jogadoras "muito ambiciosas" que não "teve barreiras".

Já João Neves, de 19 anos, - e que esteve ausente da cerimónia -- superou a concorrência do ciclista António Morgado, vice-campeão mundial de fundo de sub-23, do triatleta João Nuno Batista, campeão mundial júnior, do skater Diogo Madu Teixeira, quarto no Festival Olímpico da Juventude Europeia, e do andebolista Diogo Rêma, guarda-redes do FC Porto e internacional pela seleção.

A 27.ª Gala do Desporto encerrou com a homenagem a Carlos Lopes, distinguido com o Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade, no ano em que se completam 40 anos desde que se sagrou campeão olímpico da maratona em Los Angeles1984 -- o primeiro ouro de Portugal em Jogos Olímpicos.

"Acho que valeu a pena todos os sacrifícios que fiz ao longo da minha carreira", confidenciou à plateia, já depois de, numa mensagem gravada, defender que "o país precisa de pessoas que pensem o desporto a sério".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Sporting

'Velho conhecido' visita Gyokeres no apagão... e ainda lhe leva dinheiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas