O Benfica visita, este domingo, o Famalicão em jogo da 32.ª jornada da I Liga com um peso extra na bagagem nesta viagem ao Minho: um deslize antecipará a conquista do título por parte do rival Sporting.
Depois dos leões terem despachado o Portimonense há menos de 24 horas, qualquer resultado que não seja a vitória das águias no Estádio Municipal de Famalicão irá confirmar o 20.º título da formação orientada por Rúben Amorim.
Roger Schmidt recusa, no entanto, dar o título por entregue e mostrou-se confiante na antevisão da partida, apesar de reconhecer que se trata de uma deslocação complicada para qualquer equipa.
Do outro lado estará um Famalicão com ambição e com vontade de pontuar frente aquele que ainda é, por esta altura, o campeão nacional em título.
O jogo entre Famalicão e Benfica está agendado para as 20h30 e será arbitrado por João Gonçalves. Como habitualmente, poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Armando Evangelista
Benfica não vai facilitar: "Independentemente de termos a questão competitiva praticamente resolvida, temos a ambição de entrar sempre para vencer. A nossa guerra é terminar a época com dignidade. Queremos jogar olhos nos olhos com o Benfica para promover os nossos jogadores, mostrar qualidade e tentar vencer. Tudo isto sabendo que o Benfica não vai querer entregar a decisão do campeonato e vai fazer tudo por tudo para prolongar a incerteza, até porque matematicamente ainda tudo é possível".
Futuro: "Estou tranquilo sobre isso. Quando terminar a época provavelmente vou-me sentar com o presidente e iremos avaliar o que fizemos, porque fui contratado para ser treinador do Famalicão durante dois meses. Até lá, há coisas muito mais importante do que o meu futuro. Não adianta uma das partes querer muito uma coisa se a outra não quer. Por isso, é importante a troca de ideias, saber o que o outro lado pretende e como avalia o meu trabalho e o da minha equipa técnica".
Roger Schmidt
Dificuldades esperadas: "Tivemos uma semana muito boa, foi a primeira vez que tivemos muitos dias para treinar. Os jogadores gostaram, o ambiente está muito bom. Demonstrámos, nos últimos jogos, que estamos física e taticamente em boa forma, por isso, seguimos em frente. Queremos fazer um bom jogo e vencer. Sabemos que não é fácil jogar em Famalicão, estão a fazer uma boa temporada, com muitos jogadores jovens. Já fizemos dois jogos contra eles, na Taça e na I Liga. Estamos preparados para fazer um grande jogo, é o nosso foco completo."
Planos para a próxima época: "Temos de dar tudo na presente temporada, mas também temos de garantir que tomamos boas decisões para as seguintes. O mais importante é sempre garantir que temos sempre o melhor plantel possível. Temos um bom plantel, mas cada temporada é uma oportunidade para fazer alguns ajustes. Por vezes, há jogadores que saem inesperadamente, jogadores que não estão satisfeitos... Tentamos sempre trazer nova energia para o clube. A base da equipa é muito bom, com jogadores jovens, da academia, e alguns mais experientes. É muito bom termos potencial para desenvolver e um bom equilíbrio, com armas diferentes. Estamos a fazer uma boa temporada, a criar muitas oportunidades, mas não somos a equipa mais eficiente da I Liga. É algo que queremos melhorar e o foco quando pensamos em novos jogadores. Veremos quem jogadores saem, mas também temos de estar preparados para fazer boas contratações para a próxima temporada."
Últimos resultados
Famalicão: DEDEV
Benfica: VVDVV
Últimos onzes
Famalicão: Luiz Júnior, Nathan Santos, Enea Mihaj, Riccieli, Francisco Moura, Mirko Topic, Zaydou Youssouf, Chiquinho, Óscar Aranda, Puma Rodríguez, Jhonder Cádiz
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, João Mário, Florentino Luís, Ángel Di María, Rafa Silva, David Neres, Arthur Cabral
Ausentes
Famalicão: Gustavo Assunção (em dúvida).
Benfica: Tomás Araújo (lesionado); Bah e Bernat (em dúvida).