Além do confronto entre ingleses e sérvios, em Gelsenkirchen, o terceiro dia de competição oferece também os embates entre Eslovénia e Dinamarca, em Estugarda, igualmente referente ao Grupo C, e entre Polónia e Países Baixos, em Hamburgo, para a 'poule' D, que será arbitrado pelo português Artur Soares Dias.
Depois de ter deixado escapar o troféu na edição anterior, realizada em Inglaterra, ao ser derrotada pela Itália na final, a seleção orientada por Gareth Southgate procura começar da melhor forma nova tentativa de se sagrar campeã europeia pela primeira vez, em jogo com início às 20:00 (hora de Lisboa).
Apesar de o favoritismo recair sobre os ingleses, detentores de um setor intermédio e avançado de fazer inveja, a Sérvia, sob o comando do selecionador Dragan Stojkovic, até apresenta um registo histórico superior, uma vez que foi finalista vencida duas vezes, em 1960 e 1968, frente à União Soviética e Itália, respetivamente.
Num agrupamento cujo primeiro lugar parece destinado à Inglaterra, a Eslovénia, presente no Europeu apenas pela segunda vez, e a mais experiente Dinamarca, surpreendente campeã em 1992, procuram ganhar vantagem na corrida pelos oitavos de final, em partida com início às 17:00.
Três horas antes, às 14:00, a Polónia, que iniciou a fase de apuramento sob o comando técnico do português Fernando Santos, defronta os Países Baixos, vencedores de forma brilhante em 1988, num encontro que marcará também a estreia do árbitro luso Artur Soares Dias na competição
Leia Também: As imagens do 2.º dia do Euro'2024: Do histórico golo ao tango espanhol