Os Boston Celtics são os novos campeões norte-americanos de basquetebol, graças ao triunfo conquistado, na madrugada de segunda para terça-feira, sobre os Dallas Mavericks, por 106-88, que lhes permitiu fazer o 4-1, nas finais.
Neemias Queta não foi utilizado pelo treinador, Joe Mazzulla. Ainda assim, tornou-se, aos 24 anos de idade, faz história, uma vez que é o primeiro português de sempre a erguer o troféu da NBA, na sequência de uma temporada em que participou num total de 31 partidas, alcançando uma média de 5,1 pontos em cada uma.
Jayson Tatum, a 'estrela da companhia', revelou-se, uma vez mais, fundamental para este resultado, no TD Garden, no estado do Massachusetts, ao registar um duplo-duplo de 31 pontos, 11 assistências e ainda oito ressaltos.
Do outro lado da 'barricada', o inevitável Luka Doncic bem tentou 'remar contra a maré', e terminou mesmo a noite com 28 pontos, 12 ressaltos e cinco assistências, que, no entanto, se revelaram insuficientes para travar a festa.
Os Boston Celtics conquistam, desta maneira, um título que lhes escapava já desde o 'longínquo' ano de 2008. Feitas as contas, são já 18 os troféus no palmarés, o que significa que 'descolam' dos Los Angeles Lakers na liderança das maiores forças da modalidade.
Leia Também: Afinal, era possível. Neemias Queta é o primeiro português campeão da NBA